Publicado em 19/06/2014
GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES EM PROJETOS: Egineering, Procurement and Construction (EPC) como modalidade de contrato Turn key para empreendimentos de engenharia
Este trabalho propõe uma revisão bibliográfica sobre uma nova forma de contratação para empreendimentos de Engenharia Civil, no qual o contratante transfere, via contrato, todos os riscos de engenharia e construção à contratada. Nesse caso, a contratada fica responsável pela realização dos trabalhos de engenharia e projetos, pelo fornecimento de materiais e de equipamentos permanentes e pela construção, assumindo os riscos inerentes dessas atividades. Esse tipo de contrato é denominado preço global e contempla o fornecimento integral. Esse contrato é chamado Contrato EPC (Engineering, Procurement and Construction) Turnkey. A pesquisa procurou descrever as vantagens e as desvantagens do contrato EPC, os processos de gerenciamento de aquisições, os tipos de contratos e os riscos proporcionados às empresas de engenharia.
TCC completo: Gerenciamento das aquisições em projetos
Sobre o autor:
Felipe de Oliveira Santos, Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela PUC-MG e Engenheiro Civil pela UEMG. Com 10 anos de experiência na área de Engenharia obtida em Gerenciamento de Obras Industriais, execução de obras de Infraestrutura, Orçamentos e Planejamento de obras, Supervisão em obras de Construção, Manutenção e Restauração de Rodovias Federais e Estaduais.
E-mail de contato: fo.santos@yahoo.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Gerenciamento das Aquisições
Comentário com base no Artigo:
GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES EM PROJETOS: Engineering, Procurement and Construction (EPC) como modalidade de contrato Turnkey para empreendimentos de engenharia
Trata da obtenção e do suprimento de produtos e serviços, quando ao assunto abrange a área do conhecimento de Aquisição segundo PMBOK. Tendo como desafio para o Gerente de Projetos e toda sua equipe, habilidades de comunicação, negociação e acompanhamento.
Portanto, as aquisições são entendidas como processos de compra de Produtos, serviços ou resultados externos a demanda da equipe de Projetos, com o claro objetivo da realização do Projeto, e não com a particularidade do menor preço e sim o melhor preço. A decisão de contratação no Projeto, é realizada na fase de planejamento, e que os fatores de planejamento estratégico da organização, restrições orçamentárias e de prazo, e que após esta fase as aquisições abrangem a gestão de um ou mais contratos emitidos por uma organização contratante para a organização executora.
Considerado hoje na Gestão de Projetos, como sendo um dos aspectos mais importantes, uma vez que as organizações estão mais voltadas a dedicar-se a sua vocação competitiva e assim buscar no mercado os recursos, materiais, equipamentos, sistemas, soluções e os serviços necessários a execução do projeto.
O Planejamento das aquisições, deve ser realizado na fase de planejamento, buscando e tendo como primícias não o menor preço e sim o melhor preço, baseado nas exigências de Compliance, buscando no edital preço e requisitos técnicos, com uma base sólida no denominado Memorial Descritivo, identificando as necessidades do Projeto, definindo em quais condições serão realizadas as demandas de aquisições, considerando: especificações, momento em que ocorrerão, fornecedores a serem contratados, responsabilidade técnica, atendimento de exigências legais, cronograma e análise dos riscos envolvidos, portanto neste processo na Gestão de Projeto, cria-se o Gerenciamento de Aquisições. Neste momento, é que o Plano de Aquisições, determinará o que será contratado, e o quanto será necessário e o quando será realizado, que inclui ainda as considerações dos riscos envolvidos no fazer ou comprar, e ainda a revisão de contratos, objetivando a mitigação dos riscos envolvidos e em alguns casos transferindo os riscos para o fornecedor.
É no Plano de Gerenciamento das Aquisições, que será descrito como os processos de aquisições serão gerenciadas, isto é, desde o desenvolvimento dos documentos de aquisições até a assinatura do contrato pelas partes (Contratante/ Contratada). E realizado esta faze, e caso seja necessário a realização de mudança, alteração, isto deverá ser realizado com a solicitação de mudança.
Ainda no Planejamento das Aquisições, no processo de planejamento das contratações, faz necessário a elaboração da documentação que contém os requisitos do trabalho ou do produto, bem como as estratégias estabelecidas no Plano de Gerenciamento das Aquisições. Nesta etapa de processo de planejamento das contratações, quando da elaboração dos documentos de aquisição, também são definidos os critérios de avaliação para classificar ou pontuar as propostas, com base nos requisitos de lições aprendidas e ativos organizacionais.
As solicitações das respostas dos fornecedores são realizadas em forma de cotação de preço, baseadas nos documentos enviado ao mercado, com os requisitos do trabalho e do produto.
Uma modalidade que tem um crescimento na Gestão de Projetos, seria a contratação do tipo Turnkey, onde engloba toda as partes de um Projeto, que seria desde o escopo básico até a execução das obras, montagem de equipamentos e as instalações inerentes ao Projeto. E havendo um projeto na modalidade Turnkey, este tem como modelagem a formação de um consórcio de empresas de especialidades diferentes, visando ao atendimento do Projeto em toda a sua demanda.
Mario Sérgio Barbosa
MBA em Gerenciamento de Projetos / Gerenciamento das Aquisições
Faculdade UNA – Unidade Aimorés
Professor Ítalo Coutinho.
Concordo com o artigo. Aprendi muito lendo sobre o tema: Egineering, Procurement and Construction (EPC), onde adquiri um conhecimento que eu não tinha sobre os métodos de contratação e suas das vantagens e desvantagens como por exemplo: Design-Bid-Build (DBB)
– Traditional; Design-Build (DB); Engineer-at-Risk (EAR), Design-Build-Operate (DBO), Builder-Operate-Transfer (BOT), Engineering, Procurement and Construction (EPC) e Contratos EPC na modalidade Turnkey. Porém, o autor não citou no Planejamento de aquisições e compras o Processo de Mapa de equalização de preços entre os fornecedores, Onde se consegue uma redução eficiente dos custos…