Publicado em 22/01/2018
Sempre que o tema Gestão de Projetos é tratado, a exemplificação que vem à nossa mente normalmente diz respeito a projetos na área de TI (Tecnologia da Informação) ou obras relacionadas à construção civil. O presente trabalho apresenta uma abordagem prática de como a Gestão das Partes Interessadas, conforme preconizada pelo Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos – PMBOK®, foi decisiva para o sucesso de uma obra de reforma realizada em um condomínio residencial. São apresentadas as referências bibliográficas que serviram de orientação para definição dos critérios de identificação das partes interessadas, seus requisitos mais relevantes, impactos nas demais áreas de conhecimento e principalmente, como a gestão da interação entre ambos foi decisiva para o sucesso do projeto. Como resultado prático da aplicação da metodologia proposta pelo PMBOK®, o projeto foi considerado um sucesso, não só no atendimento ao que se propôs, como também, na geração de conhecimento para o Gerente do Projeto e para as principais partes interessadas.
Leia o artigo completo, clique aqui.
Sobre o Autor:
Ronaldo Ramos Silva, Engenheiro Mecânico – PUC-MINAS, Gerente de Projetos pela PUC-MINAS, Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Especialista em Administração da Produção – IETEC, Especialista em Seis Sigmas / Black Belt pela Fundação de Desenvolvimento Gerencial – FGV e Especialista em Engenharia da Qualidade – PUC-MINAS. Experiência de 26 anos no ambiente industrial, atuando em empresas de grande porte como Belgo Bekaert Arames, ArcelorMittal Brasil e AETHRA Automotive Systems, desempenhando funções relacionadas à Engenharia de Manutenção, Utilidades e Gerenciamento de Projetos. Perito Judicial do Programa de Justiça Gratuita do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG. E-mail de contato: ronaldoramos09@gmail.com
Contexto: Artigo Técnico apresentado ao curso de Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos da PUC Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ao Prof.º Ms. Ítalo Coutinho.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta