Publicado em 03/03/2014
Uma frase muito utilizada no âmbito empresarial diz que o bom é inimigo do ótimo. Com um simples trocadilho temos a recíproca também verdadeira: o ótimo é inimigo do bom. A citação se tornou famosa e ganhou proporção no mundo dos negócios através do livro Good to Great – Empresas Feitas para Vencer, escrito por Jim Collins.
Segundo Collins a maioria das empresas jamais se torna excelente porque já é bastante boa, e este é seu principal problema. O pensamento está presente nas empresas quando a ambição dá lugar ao comodismo. Inúmeras companhias não se interessam por pesquisas de desenvolvimento de novos produtos e processos, simplesmente porque acreditam que já cresceram o suficiente e se encontram num patamar de excelência, insistindo em se manter na “zona de conforto”.
Tal teoria também é aplicada a vida humana, quando acreditamos que estamos num nível bom o suficiente que não precisamos mais nos aperfeiçoar. Grande erro! A busca pelo conhecimento é contínua e sempre teremos pontos fracos que precisam ser trabalhados.
Se pensarmos na essência do gerenciamento de projetos, notaremos que seu conceito é, basicamente, o somatório de habilidades, ferramentas e técnicas que visa aumentar as chances de sucesso nos empreendimentos. Traduzindo, a aplicação de boas práticas é a busca pela excelência e consequentemente, sucesso.
O PMBOK cita o processo PDCA (Planejar-Fazer-Verificar-Agir) como a base para a melhoria da qualidade dos produtos e processos. Ferramentas como Seis Sigma e GQT (Gerenciamento da Qualidade Total), também são abordadas.
Figura 1: PDCA
O PDCA é uma ferramenta que auxilia na organização do processo de implementação de melhorias, dando uma diretriz para a condução de tais projetos ou processos. Este método vem ganhando força nas organizações devido a fácil aplicação e eficiência.
Por outro lado, a busca excessiva pela excelência deixa de ser sadia e se torna um problema quando a vontade de produzir um ótimo trabalho é confundida com perfeccionismo, afetando diretamente a produtividade da equipe de projeto.
O perfeccionismo se traduz em procedimentos burocráticos, que se transformam numa grande ameaça aos pilares que sustentam o sucesso do projeto (prazo, custo, escopo e qualidade). Com isso, o ótimo se torna inimigo do bom.
O sucesso do projeto está diretamente relacionado ao que é chamado de restrição tripla ou Triângulo das Restrições. Sabemos que estes não são os únicos fatores que irão definir o sucesso do empreendimento, porém, tais variáveis são extremamente relevantes que exigem máxima atenção de toda equipe.
Figura 2: Triângulo das Restrições
Assim como na vida, buscar o equilíbrio no mundo dos negócios é fundamental para a se manter competitivo. Quando o projeto é iniciado, existe um equilíbrio natural entre esses “pilares de sucesso”. Alterações de trajeto serão comuns durante a execução, mas deve ficar claro que qualquer alteração em uma dessas variáveis causará impacto direto nas outras, e isso precisa ser monitorado.
Dessa forma entende-se que a busca pela melhoria deve ser fator primordial dentro de um mercado que se mostra cada vez mais competitivo. No entanto, deve ser de forma equilibrada para que o perfeccionismo não se torne um risco para o projeto.
REFERÊNCIAS
- PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge – PMBOK® Guide 2008 Edition, Pennsylvania-USA, 4ªed. 2008.
- COLLINS, Jim. Good to Great. <http://www.jimcollins.com/article_topics/articles/good-to-great.html>
- O Triângulo das Restrições de Gerenciamento de Projetos. <http://www.gp3.com.br/index.php?/o-triangulo-das-restricoes-de-gerenciamento-de-projetos.html>.
Sobre o Colunista: Duílio Paiva, Profissional pós graduado em gestão de projetos pelo IETEC, engenheiro de Produção/Civil pela FUMEC com formação técnica em Edificações pelo CEFET/MG. Possui oito anos de experiência na construção civil onde atuou em empresas como Santa Bárbara e Camargo Correa em obras industriais, prediais, infraestrutura e ferrovia. Atualmente engenheiro de planejamento da PROGEN, no Projeto Modernização BH-Sabará do cliente VALE.
E-mail de contato: duilio.paiva@outlook.com
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