Publicado em 12/04/2016
Os conflitos são inevitáveis em projetos. O ambiente de pressão para cumprimento de prazos, custos e outras restrições faz com que os projetos se tornem campo fértil para embates entre equipe, cliente e demais envolvidos.
A gestão baseada em conflitos é um método de liderança que estimula o atrito constante entre funcionários, visando elevar a produtividade deles. Este tipo de gestão faz com que o funcionário se sinta “vigiado”, aumentando sua concentração e excelência nas atividades desenvolvidas.
Pode parecer estranho, mas estimular conflitos é um dos papéis de liderança que o Gerente de Projetos precisa incentivar, ou pelo menos, não impedir que ocorram. De acordo com o PMBOK, um gerenciamento de conflitos bem-sucedido resulta em maior produtividade e em relacionamentos de trabalho positivos. Quando o gerenciamento é adequado, as diferenças de opinião podem resultar em aumento de criatividade e melhoria do processo decisório.
Segundo o coaching Luís Fernandes, diretor da LPH Solutions, dentro de um time, é preciso que os indivíduos se permitam cobrar comprometimento um do outro. Se o resultado de alguma coisa não sai como esperado ou é preciso tomar uma decisão que vai afetar todo mundo, o importante é que as diferenças sejam colocadas. E se o indivíduo não se sente à vontade para dizer o que pensa, de criticar as atitudes de um colega, esta equipe não vai prosperar. É um bom cenário em que o gestor pode atuar, estimulando, ele mesmo, as críticas, que geram conflitos produtivos.
No entanto, este modelo de gestão pode ser perigoso quando a cobrança em 360 graus cria desgaste pessoal para os envolvidos. Isso pode gerar o efeito contrário e o transformar o ambiente de trabalho numa panela de pressão prestes a explodir.
Pessoas são diferentes e reagem de maneiras diversas sob cada tipo de gestão. Se os membros da equipe não forem receptivos a diferentes pontos de vista, o ambiente pode se tornar improdutivo.
Conhecer bem a equipe e utilizar técnicas apropriadas de gerenciamento dos recursos humanos do projeto é um processo fundamental para transformar equipes em times produtivos para alcançar metas.
Bibliografia:
- O GLOBO. Gestão a base de Conflitos. http://oglobo.globo.com/economia/emprego/gestao-base-de-conflitos-14624484#ixzz3yG9HD3Ed
- PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge – PMBOK® Guide 2013 Edition, Pennsylvania-USA, 5ªed 2013.
Sobre o Colunista: Duílio Paiva, PMP, pós-graduado em gestão de projetos pelo IETEC, engenheiro de Produção/Civil pela Universidade FUMEC e técnico em Edificações pelo CEFET/MG. Possui 11 anos de experiência na construção civil, onde atuou em grandes empresas nas áreas de planejamento e gerenciamento em obras de infraestrutura, industrial, predial, ferroviária e shopping center. Autor de artigos nas áreas de Engenharia e Gerenciamento de projetos.
E-mail de contato: duilio.paiva@outlook.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta