Publicado em 29/07/2019
É muito comum ouvir a seguinte pergunta: “quanto vai custar a obra?”. O cálculo do orçamento de uma obra depende da experiência, confiabilidade, eficiência, rapidez e precisão do profissional ou escritório contratado. Para responder a essa dúvida, um orçamentista, engenheiro ou até mesmo arquiteto precisam analisar com cautela o orçamento da construção.
Nem sempre tudo o que foi previsto será o executado. Mas gerenciar esse emaranhado de números e fórmulas significa, justamente, administrar o cronograma de maneira flexível, mantendo a comunicação com o canteiro de obras, os fornecedores e os clientes.
Quer descobrir quais são as maneiras eficazes de elaborar essa tarefa de forma organizada, prática e segura? Deseja cumprir os prazos e manter a credibilidade da sua empresa? Abaixo, identifique caminhos seguros e práticos para realizar a gestão do previsto vs. realizado do orçamento de uma obra!
Preze por uma comunicação integrada
Manter as áreas da sua empresa informadas é um ponto-chave para o sucesso de qualquer trabalho. Na construção civil, não é diferente!
Avaliar a saúde financeira da empresa é uma atividade demorada, pois cada obra possui um planejamento individual. Mas sabemos que a falta de tempo no dia a dia pode prejudicar o acompanhamento das informações. Além disso, muitos dados estão espalhados por planilhas e nem sempre o fluxo de caixa está atualizado, sem falar da comunicação interna que se atropela.
Vincule as informações de fluxo de caixa com as das obras
Gerenciar uma obra significa administrar o cumprimento do cronograma e a previsão financeira, gerindo profissionais que têm formações e práticas diversas. A comunicação entre o escritório e o canteiro de obras deve acontecer sistematicamente para que o acompanhamento de todo o trabalho seja medido sem perder tempo e dinheiro. Para isso, é de suma importância que os relatórios gerados sejam compartilhados com os departamentos e pessoas específicas, para que as decisões estratégicas sejam tomadas, principalmente quando o assunto é orçamento.
Encontre uma solução que vincule as informações de fluxo de caixa com o que é realizado nas obras. Dispor de visões gerenciais que mostram o fluxo de caixa X a evolução física da obra faz toda a diferença no momento de analisar a situação financeira de um empreendimento.
Faça um planejamento estratégico
Imprevistos sempre acontecem, ainda mais na área da construção civil, em que as construtoras e incorporadoras dependem, muitas vezes, de mão-de-obra terceirizada e, principalmente, de fornecedores para ter insumos e maquinário de qualidade. É aí que entra o planejamento estratégico.
Projetos detalhados e bem compatibilizados é uma necessidade para um bom gerenciamento. Afinal, elaborar um bom cronograma de obras evitará erros desnecessários. Quem assume essa função deve dominar custos, contratos, prazos, ser organizado e um bom gestor de pessoas.
Na hora de preparar esse planejamento, é preciso dar atenção especial a tudo o que pode impactar significativamente no cronograma, desde feriados e férias de profissionais até o tempo necessário para as tomadas de decisão junto ao cliente. O planejamento deve, ainda, considerar todos os riscos existentes, como atrasos, falta de material e chuvas.
Organize uma planilha de orçamento de obras
A gestão de um orçamento de construção passa pela planilha de obras. Para evitar erros, separamos 7 itens essenciais para sua análise:
- Atribuir uma composição de preços para cada serviço levantado do projeto;
- Levantar os custos indiretos e acessórios;
- Inserir os impostos e definir o lucro desejado;
- Encontrar o preço de venda;
- Calcular o BDI;
- Aplicar o BDI linearmente em toda a planilha;
- Realizar o fechamento da planilha com o preço de venda.
Um controle eficaz é o maior aliado das equipes que atuam no canteiro de obras, porque podem garantir um rigoroso olhar sobre todos os fatores que aceleram ou atrasam o ritmo dos empreendimentos. É também o amigo número um de quem deseja estabelecer prazos realistas e, principalmente, cumpri-los.
Invista em um software de gestão de obras
Implementar um sistema de gestão integrado ajudará a ter uma visão completa do caixa da construtora ou incorporadora. É uma forma de saber onde estão os gastos e receitas, fazendo com que seja possível planejar melhor para reduzir custos e aumentar a lucratividade.
Encontrar um software que trabalhe com integração total das informações pode ser um diferencial. Entre as principais vantagens de ter um software para orçamento, planejamento e acompanhamento da execução da obra, estão:
- saber exatamente quanto a obra custará;
- ter recursos para otimizar o orçamento;
- importar dados de planilhas para um sistema digitalizado;
- gerar relatórios específicos;
- planejar estrategicamente o custo da obra (pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal);
- prever gastos com insumos;
- monitorar a obra;
- comparar o previsto com o realizado.
Realize uma análise de risco
No anseio de fechar um projeto com o cliente, muitas vezes, vemos que os contratos são negociados sem considerar o tempo de execução da obra. Assim, o empreiteiro esquece de calcular o impacto que poderá sofrer se a obra atrasar (ora por sua responsabilidade, ora por responsabilidade de seu cliente). Punições ou aditivos contratuais são boas formas de nenhum dos lados sofrer prejuízo financeiro.
Outro ponto importante é que você precisa considerar a inadimplência de prestadores de serviços e fornecedores. Em sua análise financeira, identifique cada passo para que o fluxo de caixa não fique defasado. Essas previsões podem auxiliar em uma possível gestão de crise.
Sobre o autor:
Blog Noventa, Com 30 anos de experiência no mercado, a 90t.i é uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares para o setor de engenharia com reconhecimento nacional, atuando nos segmentos de construção, consultoria, fiscalização, gerenciamento, projetos e orçamento. Fundada em Belo Horizonte, Minas Gerais, a 90t.i prima pela inovação e pela qualidade dos produtos, oferecendo aos seus clientes sistemas completos, de fácil utilização e que trazem resultados satisfatórios. Por serem voltados exclusivamente para a engenharia, nossos softwares possuem características específicas que tornam mais simples, práticas e eficientes as atividades ligadas à execução de uma obra. Desde a fase de orçamentação e planejamento, passando por todo o gerenciamento das obras até a sua conclusão, os sistemas da 90t.i reduzem a necessidade do retrabalho e os custos envolvidos no processo. E-mail de contato: noventa@noventa.com.br.
Editor Midias
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta