Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Grandes Obras de Engenharia: A Basílica da Nª Senhora da Paz

Publicado em 30/06/2014

Ao falar da maior basílica do mundo, talvez o leitor espere por alguma construção localizada no Vaticano ou em outro ponto da Europa. Isso não causaria nenhuma surpresa, já que a região pode ser considerada como o berço do Catolicismo e conta com algumas das mais belas e emblemáticas igrejas.

Curiosamente, porém, a Basílica da Nossa Senhora da Paz fica localizada no continente Africano, mais especificamente na Costa do Marfim, na cidade de Yamoussoukro. Sua altura é de cerca de 158 metros e a área interna é de aproximadamente 8.000 m2, conferindo-lhe a capacidade de abrigar 7.000 pessoas sentadas e 11.000 em pé. O tamanho impressionante, a importância religiosa e a arquitetura privilegiada, atraem todos os anos milhares de turistaspara a região.

A concepção do Projeto

basilica-de-nossa-senhora-da-paz (1)

Projetar e construir uma obra de cunho religioso é algo extremamente complexo. Ela representa a tradição de um povo e deve ser pensada para refletir isso em cada mínimo detalhe, tanto do ponto de vista artístico quanto arquitetônico. Isso influencia nas características estruturais da obra, já que traz elementos que exigem métodos construtivos específicos. A partir disso, destacaremos as técnicas e os materiais utilizados na composição da basílica.

Estrutura e Vedação

Yamoussoukro_the_Basilica

A Estrutura da basílica é inteiramente baseada em concreto armado. Ela faz a utilização de pilares e vigas em toda a sua extensão, com colunas que, além de sustentar o peso da edificação, contribuem com a estética do local, visto que deixam passar a luz vinda de belos vitrais que vedam o local e permitem a iluminação natural.

Esse sistema elimina, quase completamente, a aplicação de alvenaria na parte inferior da construção, de forma que ela foi mais utilizada acima das colunas, logo abaixo da abóbada, onde pequenas paredes são intercaladas com janelas.

Cobertura

hqdefault

A cobertura da basílica é feita através de uma abóbada, um sistema arqueado que cobre um vão entre paredes sem sustentação em sua região central. Sua utilização, de um ponto de vista construtivo, é interessante, pois ela resiste a esforços tanto horizontais quanto verticais, suportando o peso próprio da edificação e os efeitos externos.

Esse estilo é uma herança antiga que, apesar de haver passado por diversas modificações, remete ao período gótico, onde as catedrais deviam ser altas e exuberantes e os arcos eram utilizados como forma de indicar o céu, ou seja, Deus. Uma particularidade que diferencia a Basílica da Nossa Senhora da Paz é o belo desenho de uma pomba, feito através de vitrais e que encima a abóbada.

Materiais

Um aspecto que merece atenção diz respeito aos materiais utilizados na construção. Os mais aplicados foram o mármore, o aço, o concreto e o vidro, sendo que boa parte foi importada da Europa. Isso exigiu um acurado controle logístico e diversas estratégias de planejamento e administração de recursos, permitindo a execução em tempo hábil.

A Engenharia, os homens e suas crenças

yamusukro-4

Desde a antiguidade o homem se esforça para construir templos que reflitam o amor por suas crenças. Em todas as partes do mundo é possível encontrar amostras disso e a grandiosidade de muitas delas pode impressionar até aos mais céticos.

A Basílica da Nossa senhora da paz expressa bem essa questão e mostra o quão longe é possível ir em prol daquilo que se acredita. Dois aspectos que confirmam isso são o alto valor, de aproximadamente 300 milhões de dólares, e o curto período de execução, de cerca de 3 anos, entre 1985 e 1989. O resultado foi uma construção que graças à imponência, valor cultural e religioso, tornou-se uma Grande Obra de Engenharia da atualidade.

bruno_augusto

Sobre o Colunista: Bruno Augusto, estudante do Curso de Engenharia de Produção Civil no CEFET MG. Trabalha há 3 anos como Assistente de Engenharia em Planejamento e Controle de obras de galpões industriais, na empresa SGO construções. Na área de construção, também já atuou com controle tecnológico de concreto e execução de obras prediais. Técnico em Química formado pelo CEFET MG, trabalhou por 1 ano e meio como Inspetor de qualidade em uma indústria da Coca Cola Company. Criador e idealizador do blog A Engenharia em Foco:  http://aengenhariaemfoco.blogspot.com.br.

E-mail de contato: brunosilva.civil@gmail.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

  1. Claudionor S. Vieira disse:

    Uma obra magnifica sem duvida nenhuma, eu não imaginava que no continente africano tínhamos construções tão belas, muito legal saber!
    Agora, gostaria de saber se há de fato há demanda de fiéis para valer tal investimento e quem arcou com os custos da obra?

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×