Publicado em 10/12/2021
Sabemos que várias empresas sempre estão em busca de soluções para facilitar a logística na construção civil e otimizar processos para assim diminuir custos. Pensando nisso, a empresa automotiva Honda criou um protótipo de veículo totalmente elétrico e autônomo que promete facilitar a vida dos profissionais da construção civil. Vamos entender um pouco sobre essa inovação?
Sobre o veículo
Primeiramente, esse protótipo foi chamado de Autonomous Work Vehicle (AWV), que no Português seria como Veículo de Trabalho Autônomo. Vale lembrar que, esses veículos estão recentemente passando por uma série de testes em campo para medir sua eficiência e passar pelos ajustes necessários.
Além disso, diversos protótipos desse veículo estão em campo mais de um mês em canteiros no Novo México, sendo usados em diversas funções como por exemplo: atividades de reboque, transporte de materiais, água e outros tipos de materiais voltados para construção de uma usina de energia solar.
Tecnologia de última geração
Primeiramente, de acordo com a Honda, esses testes de campo foram os primeiros a utilizarem várias unidades do veículo em um único canteiro para entender a real contribuição do mesmo no local. Esse protótipo conta com tração integral, que agrega uma tecnologia autônoma super avançada e a plataforma off-road muito durável e robusta.
Vale lembrar que essa autonomia presente no veículo, conta com sensores, GPS para localização, radares e câmeras estereoscópicas para monitoramento. Outro diferencial é que o protótipo pode ser controlado remotamente com controle remoto.
De acordo com Kenton Williams, líder de projetos da Honda EUA, esse equipamento pode agregar e muito em obras de larga escala, além disso, é capaz de trazer uma grande eficiência, menos impactos ambientais e maiores níveis de segurança.
Testes de autonomia
Obviamente um dos maiores atrativos desse veículo está atrelado à sua autonomia, certo? Com isso, foi concluído que de acordo com testes de eficiência, suas baterias possuem uma autonomia de até 8 horas em ambientes de altas temperaturas. Além disso, esse transporte consegue carregar cargas de até 408kg e rebocar até 725kg.
Por fim, a montadora ainda não anunciou quando ao certo irá comercializar essa tecnologia, porém continuará desenvolvendo a mesma em campo até então para futuramente liberar para o público em geral.
FONTE: https://blogdaengenharia.com/noticias/veiculoautonomohonda/
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta