Publicado em 25/04/2016
A partir de uma análise bibliográfica, este trabalho expõe uma estratégia com foco no desenvolvimento e elaboração do escopo visando o atendimento da real demanda do cliente. Para isto, foi realizado um estudo sobre as melhores práticas propostas pelo Guia PMBOK para o gerenciamento e desenvolvimento do escopo e a identificação das necessidades do cliente para a elaboração do projeto. Por fim, ressaltar a necessidade da utilização de técnicas e ferramentas para a identificação dos requisitos das partes interessadas, principalmente do cliente que permita o alinhamento das expectativas dos mesmos, a fim de entregar um projeto bem-sucedido e que atenda a real demanda do cliente, possibilitando um aumento das chances de sucesso dos projetos.
Leia o artigo completo: Identificação de uma estratégia
Sobre a Autora:
Camilla Caroline de Moro do Carmo – E-mail de contato: camillademoro@gmail.com
Contexto: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Projetos, do Centro Universitário Una – Campus Barreiro. Professor Orientador: Luiz Claudio de Faria Pimenta
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
A identificação de uma estratégia na elaboração do escopo pela equipe de projeto realmente precisa estar bem alinhada e definida, pois só assim será possível alcançar o sucesso do projeto. Em grande parte do processo de elaboração do escopo, é possível identificar que existem partes interessadas que não possuem o conhecimento técnico ou não estão totalmente por dentro da real necessidade do trabalho a ser executado. Como exemplos podem citar gerentes funcionais (determinada área) que estão alocadas no processo de definição do escopo do projeto. Porem quem esta no dia-a-dia, no operacional, às vezes não é envolvida ou simplesmente não tem nem conhecimento do projeto. E o operacional neste caso seria uma grande parte interessada e principalmente aliada do projeto. Portanto, conhecer todas as partes interessadas e saber ouvi-las, devem fazer parte da estratégia de gestão do escopo, pois somente te auxiliarão nas tomadas decisões as pessoas corretas e com a ideia do que deve ser executado e como fazer para chegar ao sucesso do projeto.