Publicado em 24/04/2020
RESUMO
A proposta abordada neste artigo é apresentar um modelo de implantação para Metodologia Lean Manufacturing, baseado no Gerenciamento da Mudança. Este modelo contemplará as atividades necessárias para a implantação da metodologia Lean, dentro de um cenário produtivo, analisando os seguintes protagonistas: o líder e os colaboradores responsáveis pela execução das atividades contínuas em projetos. A eficácia da Implantação será atingida através das Etapas do Ciclo PDCA o que trará robustez durante o processo de implantação. Além disto, devem-se identificar as resistências no que se refere aos aspectos técnicos e comportamentais relacionados à aceitação à mudança dos colaboradores.
Palavras-chaves: Lean Manufacturing, Gerenciamento da Mudança e Ciclo PDCA.
Leia o artigo do completo, clique aqui.
Sobre os autores:
Alessandra Rocha e Santos – Pós Graduada em Gestão de Projetos pelo IBEC, graduada em Engenharia Civil, Certificada Green Belt 6 Sigmas em Melhoria de Processos e possuo Mestrado Profissional pelo ITA. Atuou por 8 anos em Projetos em setor Aeronáutico e atualmente sou monitora voluntária de Projetos de Adolescentes e Jovens Empreendedores. Email: alessandrarochaesantos@yahoo.com.br e www.linkedin.com/in/alessandra-rocha-e-santos
Ítalo Coutinho (Orientador) Engenheiro , PMP. Graduado em Engenharia Industrial Mecânica, Especialista em Gestão de Projetos e Mestre em Administração de Empresas. Atua como Gerente de Projetos e Engenharia da Saletto Engenharia. Pós-Graduado em Logística Empresarial. Coordenador e Professor de Cursos de Pós nas áreas de Engenharia de Planejamento, Gestão de Projetos de Construção e Montagem e Engenharia de Custos e Orçamentos. Autor de capítulos de livros, artigos e colunista sobre Gerenciamento de Projetos, com foco em Engenharia e Construção. Fundador do portal PMKB – Project Management Base of Knowledge. Afiliado a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME); PMI; AACE e IBAPE-MG. Revisor do “PMBOK Construction Extension 2015” a convite do PMI Global.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta