Publicado em 28/10/2014
Os últimos artigos que escrevi falei bastante sobre a importância de ter um PMO na empresa para apoiar e suportar os projetos da empresa, os projetos estratégicos, assim como os projetos para clientes externos. Assim resolvi falar sobre a criação de um escritório de projeto (PMO).
Para iniciar irei explanar um pouco sobre três possíveis posicionamentos que o PMO pode ter dentro da empresa, baseado nos conceitos colocados por J Kent Crawford.
- PMO corporativo: este é o nível mais alto do escritório de projetos, aqui o mesmo tem como objetivo apoiar e gerenciar os projetos estratégicos da empresa.
- PMO departamental: este está em um nível intermediário, pode auxiliar um PMO coorporativo, seu objetivo principal é apoiar e gerenciar projetos de seu departamento, os quais normalmente não possuem muitas interações com outros departamentos.
- PMO de controle: este modelo é utilizado em grandes projetos, por exemplo construção de aeroportos, estádios e etc.
Na minha visão os dois primeiros modelos, Corporativo e Departamental, são os mais comuns. O modelo corporativo é o que me chama mais atenção, apesar de eu atuar em PMO Departamental.
O PMO Corporativo é muito interessante pois ele necessita estar 100% alinhado com a estratégia da empresa, ou seja, ele é responsável por apoiar a execução da estratégia da empresa, afinal de contas a origem dos projetos estão na estratégia da empresa conforme escrevi no artigo A origem dos projetos estratégicos.
Após definir qual é o modelo mais adequado de PMO a ser utilizado em sua companhia é recomendado que se siga as etapas sugeridas pro Crawford.
Durante a evolução da implantação do escritório de projetos não podemos esquecer de identificar os stakeholders, de elaborar um plano de comunicação eficaz para divulgação da evolução dos resultados e por fim escolher um projeto piloto para aplicação.
Sobre o Colunista: Daniel A Almeida, PMP, com 10 anos de experiência na área de tecnologia da informação e atuando como gerente de projetos desde 2009, certificado pelo PMI, sou engenheiro eletricista pelo Centro Universitário da FEI e pós-graduando em Administração Estratégica pela FIA. Autor do Blog Daniel Almeida (http://blogdanielalmeida.wordpress.com) o qual tem como objetivo discutir as melhores práticas de gerenciamento de projeto.
E-mail de contato: daalmeida@gmail.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta