Publicado em 20/07/2016
RESUMO
Já dizia Chacrinha, “Quem não se comunica, se trumbica”.
A Comunicação garante que as pessoas certas obtenham as informações certas na hora certa.
Existem estudos que indicam que a comunicação ineficaz põe em risco 7,5% do capital do projeto e é responsável por quase 70% dos problemas dentro de um projeto.
INTRODUÇÃO
Os gerentes de projetos normalmente gastam um tempo muito grande na comunicação com a equipe do projeto, partes interessadas, cliente e patrocinador, em média 80% do tempo de um GP é direcionado a comunicação.
Mas o que realmente é a comunicação e como ela pode afetar um projeto?
DESENVOLVIMENTO
Comunicação é qualquer processo pelo qual nós seres humanos trocamos informações, fazemos questionamentos, expressamos nossos sentimentos e pensamentos.
Para isso podemos utilizar não somente a expressão verbal, mas também atos, as expressões faciais, toques, lembrando que o corpo fala. Para um ser humano ser aceito em nossa sociedade como pessoa confiável e apta com plenos direitos de cidadão, são necessários três tipos principais de competência: habilidades cognitivas (baseado no uso da linguagem e na capacidade de comunicação); controle do corpo e controle das emoções.
O Emissor é responsável por tornar as informações claras, não ambíguas e completas de forma que o Receptor possa não só recebe-las corretamente, mas também confirmar que elas foram adequadamente entendidas
- A comunicação possui algumas dimensões:
- Escrita e oral, ouvida e falada.
- Verbal e não verbal
- Interna (dentro do projeto)
- Externa (cliente, mídia, público)
- Formal e Informal
- Vertical e Horizontal
A comunicação é possui sempre por alguns componentes e é de suma importância que saibamos identifica-los sempre, são:
- Emissor ou transmissor – responsável por codificar a mensagem para envio e pela mensagem ser clara e compreensível
- Receptor – Responsável por receber a mensagem, decodificar, confirmar recebimento e entendimento
- Mensagem – O que está sendo comunicado
- Meio de transmissão – como a mensagem está sendo enviada
- Conhecimento – Confirmação de recebimento
- Feedback – Confirmação de entendimento
Ruído – Tudo que distorce, distrai ou que faz a mensagem perder o significado original – Ex. Língua, cultura, semântica, inteligência e nível de conhecimento, estado emocional
Figura 1 – Modelo de Comunicação
A comunicação Paralinguística (comunicação não verbal) representa 90% da comunicação. Gestos, entonação de voz, são componentes que só se percebem na comunicação pessoal, na escrita passam despercebidas
Existem diversas forma de comunicação que devem ser adotadas dentro de um projeto:
O gerente de projetos deve conhecer a possibilidade de todos os canais de comunicação, para isso é muito comum aplicarmos a fórmula ((N*(N-1)) /2), onde N = Numero de partes interessadas no projeto. Por exemplo se seu projeto possui 10 partes interessadas, definidas, teremos ((10*(10-1)) /2) = 45 canais de comunicação possíveis.
O GP deve ao longo do projeto saber usar todos os métodos disponíveis para que a Comunicação seja estabelecida e a informação esteja totalmente compreendida para as partes interessadas, ele pode utilizar alguns métodos:
- Comunicação interativa
- Reuniões, vídeo conferências, telefonemas
- Comunicação ativa
- Cartas, memorandos, e-mails, mensagem de voz, relatórios, cartas
- Comunicação passiva
- Intranet, e-learning, repositórios de conhecimento
Por final, esta comunicação deve sempre ser armazenada e mantida em um local para que possa ser acessada pelas partes interessadas, dependendo do seu nível de autoridade e para projetos futuros, como lições aprendidas.
Figura 2 – Modelo de manutenção das Lições Aprendidas
REFERÊNCIAS
- CORRADO, Frank M. A Força da Comunicação: quem não se comunica. São Paulo. Makron Books, 1994.
- REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação Empresarial/ Comunicação
- Institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. São Paulo. Summus Editorial, 1986.
- NEVES, Roberto de Castro. Comunicação Empresarial Integrada: como gerenciar: imagem, questões públicas, comunicação simbólica, crises empresariais, Rio de Janeiro. Mauad , 1994.
- DINSMORE, Paul; Neto, Fernando Henrique da Silveira . Gerenciamento de Projetos e o Fator Humano. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2007.
- DINSMORE, Paul. Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos: livro base para certificação PMP. 2ª ed. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2008.
- DINSMORE, Paul Campbell; PINTO. Américo; CAVALIERI, Adriane; CARNEIRO, Margareth F. Santos. Projetos Brasileiros: casos reais de Gerenciamento. Rio de Janeiro. Brasport , 2007.
- GALVAO, Marcio. Planejamento das Comunicações em Projetos. Revista Mundo PM, Curitiba. Ano 1, n. 06, p. 70-75, dez/jan. 2006.
- RABECHINI Jr.,Roque;CARVALHO, Marly Monteiro de. Gerenciamento de Projetos na Prática. São Paulo. Editora Atlas, 2006.
- GUIA PMBOK. Um Guia para Gerenciamentos de Projetos. 3ª ed. Project Management Institute. EUA, 2004.
- GUIA PMBOK.Um Guia para Gerenciamentos de Projetos. 4ª ed. Project Management Institute. EUA, 2009.
Sobre o Colunista: Silas Serpa, Profissional com a carreira construída na área de Tecnologia da Informação, sendo mais de 20 anos de experiência atuando com gestão de projetos e portfólio, desenvolvimento de soluções, gestão de tecnologia e gestão de projetos e infraestrutura, para empresas de médio e grande porte, dentro e fora do país, dos segmentos de Varejo, Telecom, Setor Público, Mercado Financeiro, Transportes (rodoviário e metroviário) e Prestação de Serviços. Especialista como Gerente de Projetos e (PMO) Escritório de Projetos, alinhado com a Gestão Estratégica da Companhia (Portfólios), bem como na Implantação e/ou reestruturação de Escritórios de Projetos. Forte atuação como Scrum Master, focado na estruturação, liderança e aplicação/implementação dos métodos Ágeis em times de fábrica de software dentro das organizações. Habilidade de Negociação e Comunicação, Gestão de Conflitos e Gerenciamento de Crise. Palestrante eventual do PMI e docente em universidades, como FGV, (Gerenciamento de Projetos e Institucional PMI).
E-mail de contato: silasserpa@gmail.com
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