O mundo corporativo, com sua dinamicidade e rapidez, têm levado um número cada vez maior de empresas a trabalhar com gestão de projetos. Fatores como alta competitividade, margens de lucro menores, clientes cada vez mais exigentes e constantes avanços tecnológicos criam um cenário desafiador para o planejamento e a execução de projetos.
Entre a década de 50 a 90, as técnicas de gestão de projetos passaram a ser estudadas de forma mais intensiva, por meio de estudos teóricos e práticos. A partir do final da década passada, com o fenômeno da globalização, as organizações perceberam que essa prática gerencial poderia ser uma grande aliada, proporcionando a promoção da competitividade entre as empresas e racionalização do processo de criação de produtos, exigindo mais qualidade, preços competitivos, cumprimento de prazos e satisfação dos clientes.
Segundo o Project Management Institute (PMI), o gerenciamento de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de cumprir seus requisitos. Acredito que a gestão de projetos é a aplicação do planejamento do projeto, a programação e o controle de uma série de atividades estrategicamente entrelaçadas de forma a atingirem os objetivos com êxito.
É fato que a gestão de projetos possibilita ter maior controle sobre os diversos desafios e obstáculos gerados ao longo de seu desenvolvimento, não sendo um mero diferencial competitivo, mas, sobretudo, uma questão de sobrevivência empresarial, seja na concepção de um produto simples ou, até mesmo, na construção de uma base petrolífera.
São raras as empresas que conseguem, sem realizar um gerenciamento de projetos, evitar desperdícios de tempo e dinheiro. Crawford (2002) afirma que a gestão de projetos tem sido considerada pelas empresas como uma arma competitiva, na medida em que possibilita aos clientes níveis crescentes de qualidade e agregação de valor, maior controle de custos, mudanças e a entrega do produto ou serviço dentro do prazo estabelecido.
Por esses motivos, as organizações líderes de mercado estão utilizando o gerenciamento de projetos como parte de sua filosofia gerencial, sempre alinhado às suas necessidades estratégicas, ao invés de simplesmente realizar projetos específicos de forma isolada. Assim, a disciplina de gerenciamento de projetos torna-se indispensável como meio de atingir as metas e melhorar a taxa de sucesso nos projetos.
Os principais benefícios que a gestão de projetos gera para uma organização são Kerzner (2005):
a) mais trabalho em menos tempo e com menos pessoal;
b) maior lucratividade;
c) trabalho com mais proximidade do cliente;
d) melhor controle das mudanças de escopo do projeto;
e) aumento da qualidade;
f) permite que pessoas tomem melhores decisões para a empresa; e
g) diminui as disputas por fatias no poder.
Referências Bibliográficas:
- CRAWFORD, F G.; ERIK W. L. Project management – the managerial process. 2nd. ed. New York: McGraw-Hill, 2002.
KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: As Melhores Práticas. Porto Alegre: Bookman, 2006.
Sobre o Colunista: Maurício Abe, Msc, PMP, Prince Foundation. Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), engenheiro de software pela UCB e graduado em Sistemas de Informação (UCB). Com 11 anos de experiência na área de gestão de projetos de tecnologia da informação com larga atuação em desenvolvimento de software. Possui certificações PMP e Prince2 Foundation. Atua como Especialista em Gerenciamento de Projetos no Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) – Projeto do Exército Brasileiro. É Docente no MBA de gerenciamento de projetos da UCB e Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Evangélica de Brasília. Eleito o voluntário no ano de 2014 pelo PMI-DF. Foi diretor de Comunicação e Marketing do PMI-DF, mantenedor do blog de gerenciamento de projetos: À Procura do Projeto Perfeito. Com oito anos de experiência internacional no Japão.
E-mail para contato: mauricio@tecnologiaprime.com – Blog: http://blog.tecnologiaprime.com/blog
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta