Publicado em 18/11/2014
No último artigo falei sobre a criação de um PMO, quais são os posicionamentos possível de acordo com J Kent Crawford. Neste artigo irei falar sobre os indicadores de desempenho do PMO, afinal ao implantar o mesmo é necessário que saibamos para onde o mesmo está indo, se os objetivos que traçamos para o mesmo serão alcançados.
A melhor maneira de ter a visão da evolução dos trabalhos que você e sua equipe estão realizando durante e após a ativação do PMO são a análise dos indicadores. Para se elaborar bons indicadores é necessário saber exatamente o que você quer medir, pois se não haverá indicadores que não lhe serão uteis para nada.
Estes indicadores serão fonte fundamental para um processo de melhoria continua do seu PMO, afinal de contas estes irão lhe ajudar a sempre colocar as atividades no seu caminho correto.
Desta maneira os indicadores que sugiro para serem criados em primeira estância são:
- Quantos projetos são entregues respeitando o prazo;
- Quantos projetos são entregues respeitando o custo;
- Quantos projetos são entregues respeitando o escopo;
- Satisfação do cliente;
Obviamente que alterações de escopo podem ser muito bem vindas, ainda mais quando falamos de empresas prestadoras de serviço, onde o aumento de escopo poderá resultar em mais receita, porém em alguns casos alguns projetos podem ter seu escopo aumentado e não gerar uma nova receita. Nestes casos os indicadores irão apontar uma divergência.
Depois de um certo amadurecimento do seu Escritório de Projetos sugiro que outros indicadores
- Geração de um produto de qualidade;
- Possuir uma base de lições aprendidas para que outros projetos sejam beneficiados;
- Motivar equipes;
Reforço aqui também que estes indicadores necessitam ser revisados com periocidade para que você e suas decisões não sejam levados para o lado errado.
Sobre o Colunista: Daniel Almeida, PMP, com 10 anos de experiência na área de tecnologia da informação e atuando como gerente de projetos desde 2009, certificado pelo PMI, sou engenheiro eletricista pelo Centro Universitário da FEI e pós-graduando em Administração Estratégica pela FIA. Autor do Blog Daniel Almeida (http://blogdanielalmeida.wordpress.com) o qual tem como objetivo discutir as melhores práticas de gerenciamento de projeto.
E-mail de contato: daalmeida@gmail.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta