Publicado em 01/11/2016
Em que creem e o que fazem, na prática, líderes relevantes?
O Prof. Lúcio Fonseca lista aqui alguns casos interessantes.
______________________________________________________________________________
“QUEM MONTA UM BOM TIME SEMPRE CONSEGUE TEMPO PARA CUIDAR DA CARREIRA E DA VIDA PESSOAL.”
(José Roberto de Siqueira – Membro Sênior do LIDE – GRUPO DE LÍDERES EMPRESARIAIS e ex-CEO das Tintas Coral)
COMENTÁRIO
Tempo (ou falta dele) para si e para a família: esta é a grande queixa dos profissionais em geral e, especialmente, dos que ocupam posições de liderança.
Será mesmo impossível conciliar trabalho, lazer e família? Quando se vê o Presidente dos Estados Unidos – teoricamente o CEO mais ocupado do mundo – praticando esportes e convivendo significativamente com a mulher e filhos, a resposta parece ser não.
No entanto, por que tantos CEOs e líderes de todos os níveis ainda trabalham 14 horas por dia (e mais algumas à noite, enquanto o sono não vem) e padecem tanto de stress e ansiedade crônicas, ouvindo todo dia queixas de esposas e filhos por sua ausência, apesar de “se matar de trabalhar para dar-lhes conforto?”
Uma das chaves pode ser esta: cercar-se de pessoas melhores que você, capazes de “tocar o barco” sem sua presença. Mas não basta que sejam boas, tecnicamente: precisam ter as diretrizes adequadas, metas bem definidas, processos bem ajustados e, especialmente, um robusto senso de “missão” e de trabalho em equipe.
Investir em transformar um grupo em um time e desenvolver uma “liga” entre líder e liderados – e entre estes – é o seu papel, como líder. Um papel que requer esforço, criatividade, humildade, empatia e comprometimento. Mas, uma vez construído este saudável ambiente, o grande prêmio o espera: sua “carta de alforria”, ou seja, a possibilidade de estabelecer seus próprios horários, por exercer um novo papel: não o de fazedor/controlador, cuja presença física é indispensável, mas o de mentor/facilitador, que se pode dar ao luxo de, em parte, apoiar sua equipe à distância, aproveitando, enquanto isto, outros aspectos tão importantes da vida quanto o trabalho.
Sobre o Colunista: Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola.
E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br – site: http://ffdigital.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta