Publicado em 27/03/2017
Resumo: Sabe-se que um projeto é todo trabalho que realizamos de uma só vez para produzir um resultado específico, com um começo e um fim. A aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas em gestão de projetos têm relação direta com a garantia de obtenção das metas das organizações. Ambas as declarações revelam o que chamamos de Gerenciamento de Projetos, mas qual o nível de maturidade esperado para a efetiva aplicação dessa metodologia?
É possível que você questione as afirmações acima, afinal, mesmo colocando em prática os conhecimentos, técnicas e habilidades adquiridas em gerenciamento de projetos, você ainda se depara com muitos problemas típicos desta área. Supostamente, alguns dos principais projetos corporativos que você gerencia estão atrasados, com custo estourado e/ou com escopo desfigurado.
Seu questionamento é válido, mas será que tais imperfeições não são compatíveis com o nível de maturidade em GPs na sua empresa?
A Maturidade é o nível em que o Gerenciamento de Projetos é utilizado na organização. Quanto maior a maturidade em GPs, mais consistentes são os resultados dos seus projetos, aumentando não apenas a taxa de sucesso individual dos mesmos mas também os benefícios e valor agregado dos projetos para o negócio.
Dados do relatório final da Pesquisa de Maturidade de Gerenciamento de Projetos Archibald & Prado, referentes a 2014, confirmam que quanto maior o nível de maturidade, maior é o sucesso nos projetos. Os resultados do relatório comprovam ainda que o uso das boas práticas de gerenciamento de projetos implica em maior sucesso e em maior reconhecimento pela alta administração. São conclusões quase óbvias, mas nem sempre vivenciadas por organizações que estão em níveis baixos de maturidade.
O Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos (MMGP) de Darci Prado, o mesmo utilizado neste relatório, apresenta cinco níveis de maturidade:
- Nível 1 – Iniciante
- Nível 2 – Conhecido
- Nível 3 – Padronizado
- Nível 4 – Gerenciado
- Nível 5 –Otimizado
Ainda segundo a pesquisa, a respeito do desempenho das carteiras de projetos das organizações, quanto maior a maturidade em GPs:
- maior o índice de sucesso total;
- menor o índice médio de atraso;
- menor o estouro médio de custos;
- maior o percentual de execução escopo previsto (novo);
- maior a confiança da alta administração em sua capacidade de planejar e executar projetos com sucesso.
O grande ponto desta questão é que, independente do nível de maturidade em GPs que a sua organização se encontra, a evolução entre os níveis ocorre gradativamente, ou seja, de forma progressiva. Em posts posteriores poderemos explorar mais sobre os níveis e os principais modelos de maturidade atualmente praticados.
Referências:
- – Revista eletrônica Beware: http://beware.com.br/revistas/marco/marco.htm
- – Maturity by Project Category Model (MPCM): http://www.maturityresearch.com/novosite/index_br.html
- – Blog Mundo PM: http://blog.mundopm.com.br/2012/02/29/maturidade-em-gerenciamento-de-projetos
Sobre o Colunista:
Heitor Zamboni, Bacharel em Economia, MBA em Gerenciamento de Projetos e MBA em Logística Empresarial. Profissional executivo com sólida experiência nos processos de planejamento estratégico e gestão de projetos no mercado de saúde suplementar. Atuação como consultor empresarial e professor em cursos de pós-graduação. Associado ao Project Management Institute (PMI).
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Concordo com o autor. Os níveis de maturidade influenciam diretamente no sucesso do projeto, mas indiferente da maturidade da empresa é interessante continuar em busca do aumento da maturidade, compreender quais foram os erros e acertos para realizarem em uma evolução constante, para que se possa obter sucesso nos próximos projetos.
Nathanael Loyola/UNA BH
Concordo com o autor. Acredito que tanto no gerenciamento de projetos quanto em outras questões empresariais, a maturidade é algo de extrema importância para decisões e ações assertivas. O grau de maturidade do profissional e da equipe interfere diretamente no resultado. Quando maior grau de maturidade, mais consistentes são os resultados, menor o índice de atraso, menor o estouro de custos, etc. Nesse caso especificamente acredito que a maturidade está vinculada a experiência. ALESSANDRA ALMEIDA / UNA / SETE LAGOAS.
Concordo com o autor. O nível de maturidade do profissional e da empresa define o sucesso ou fracasso dos projetos. A falta de maturidade gera falhas no projeto, causa atrasos, aumento dos custos, além de baixa qualidade na condução / execução deste projeto, enquanto a maturidade gera maior probabilidade de se atingir os objetivos pré-definidos (prazos, custos, pessoas, qualidade, etc).
ROBERTO BRASIL / UNA / BH