Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Modos de cálculo no Primavera P6

Publicado em 27/03/2014

O cálculo padrão do Primavera trabalha retendo a lógica da programação, lógica esta que foi imputada através das predecessoras e sucessoras, lags.

Quando você clica no botão Schedule (F9 do teclado), há o botão Opções. São opções Gerais (cálculo padrão) e avançadas (para calcular múltiplos caminhos críticos) para o cálculo.

Esta alteração do modo de cálculo em específico está na guia General e está no campo “When Schedule progressed activities, use:”

A primeira observação a se fazer é: isto ocorre quando você está atualizando as atividades, ao calcular o progresso inserido nas atividades.

Então temos 3 opções:

  • Retained Logic;
  • Progress Override;
  • Actual Dates;
Bom, é importante dizer que enquanto não temos progresso, o software automaticamente usa Retained Logic, ou seja, sempre vai obedecer a lógica imputada à programação. E esta é a opção que já fica marcada por padrão, inclusive no momento de atualização.
Se você desejar um comportamento diferente, poderá optar por uma das outras duas alternativas: Progress Override e Actual Dates.
Mas antes vamos ver o que significa cada um destes 3 modos:
  • Retained Logic: A Duração Remanescente das atividades que estão em progresso não são calculadas até que todas os predecessores estiverem completados. Este é o padrão, fazer com que a lógica seja cumprida. Significa que a duração restante/remanescente da atividade out-of-sequence (fora de sequencia) não pode continuar até que todos os relacionamentos predecessores estejam satisfeitos.
  • Progress Override: a rede lógica é ignorada e as atividades podem ter progresso sem atrasar, ou antecipadas. Escolhendo Progress Override significa que a duração restante da atividade out-of-sequence (fora de sequencia) pode continuar a contar do Data Date (data de atualização) e não é atrasada por seus predecessores. Esta opção ignora as relações lógicas uma vez que elas estão quebradas e permite uma atividade com o progresso continuar, mesmo que seus predecessores não tenham terminado.Este tipo é bastante usado quando, por exemplo, em casos de antecipação, você não quer que a barra de atividades remanescentes obedeçam a lógica, mas sim a nova situação agora com progresso antecipado. Caso contrário, com o Retained logic mostrará que a atividade que seria prevista para a próxima semana  já iniciou ontem, por exemplo, porém, como está retendo a lógica imputada anteriormente, os valores remanescentes são exibidos de acordo com os relacionamentos lógicos e não com a antecipação ocorrida. Então, para tornar a informação e a perspectiva mais realista, altera-se a forma de cálculo, objetivando agora visualizar pelo progresso e não mais pelo desejo planejado anteriormente.
  • Actual Dates: os cálculos progressivos e retroativos são feitos usando as datas reais. Esta opção pode causar folga total negativa se no cálculo houver datas reais antes da Data Date. Este tipo usa a mesma razão do Progress Override, porem tornando o cálculo mais realista em função do que efetivamente já ocorreu, e não mais do que estava previsto inicialmente.
Escolhendo uma das opções Retained logic ou Progress override só terá efeito se uma ou mais atividades na programação estiver fora de sequência (OOS – Out Off Sequence).
Por exemplo, em um relacionamento convencional FS – Finish to Start (Fim a Início), uma atividade está fora de sequência, quando o sucessor começa antes de terminar seu predecessor, invalidando o relacionamento. Para determinar se seu cronograma tem alguma das atividades fora de sequência, vá em Ferramentas / programar (F9) e visualizar o relatório de programação (View log) criada após cada execução da programação.

Por exemplo, abaixo temos um Relacionamento padrão Finish to Start-FS (Fim a Início).

Se um Início Real for aplicado a uma sucessora antes de um Término Real for aplicado ao predecessor, o sucessor é considerado Out of Sequence (Fora de sequencia).
  • Quando usamos Retained Logic, a Duração Remanescente do sucessor não é calculada até que a duração remanescente após  predecessor for completado.
  • Quando usamos Progress Override, o relacionamento é ignorado (overridden) e a Duração Remanescente do sucessor é calculado a partir do Data Date. Observe que quando usamos Progress Override, as duas atividades que foram inicialmente calculadas sequencialmente são agora calculadas simultaneamente.

Gostaria de lembrar que cada uma das três maneiras são boas, não há uma que seja melhor do que a outra, isto vai depender do contexto e do que se deseja apresentar, objetivando tornar a situação o mais realista possível.

O interessante é fazer simulações e observar os resultados.

joyce_silveira

Sobre a Colunista: Joyce Gomes Silveira de Morais, PMP é formada em Administração e Especialista em Gestão de Projetos. Experiência de 14 anos na área de Gerência de Projetos e planejamento estratégico. Consultora em ferramentas de gerenciamento de projetos como o Primavera Enterprise (P6 v7 e P6 8.3) e o MS-EPM (MS Project 2003).Trabalha na Simplificar de Consultoria e Treinamento em Gestão de Projetos e Primavera. Autora do livro: Gerenciando Projetos com Primavera Enterprise 6, o qual já está na 6ª tiragem.

E-mail de contato: joyce@sosimplificar.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×