Publicado em 28/11/2014
Em qualquer negócio há uma força chamada erosão de valor. É uma tendência inevitável que corrói o valor dos negócios mais cedo ou mais tarde. Há negócios que permanecem imunes a esta tendência por décadas. Mas isso não é a regra. É exceção. Todo mundo quer comprar barato, lógico. E por isso, o mercado tende a induzir empresas a competir somente por preço. Um paradoxo enorme num mercado em que o desafio é exatamente conseguir entregar mais valor. Pouca gente toca nesse assunto essencial para a área de vendas, especialmente para empresas que vendem produtos realmente diferenciados, com alto valor agregado.
A Melhor das Dicas de Vendas
Dicas de vendas há muitas, mas vou falar de uma que é elementar, essencial.
Saber como vender no século XXI é uma competência que começa com o fundamento de não entrar em guerra de preço.
Veja outras dicas de vendas no meu artigo como vender no século XXI.
Você precisa unir estratégia, vendas e atendimento para não se tornar mais um mestre em como perder clientes do jeito certo.
Do contrário a empresa além de perder venda, perde clientes.
Guerra de preço não é boa pra ninguém.
Sua empresa perde, o concorrente perde, o cliente perde.
O mercado pressiona dizendo que seu concorrente está oferecendo um preço 10% mais baixo que o seu.
Você oferece 5% a menos.
Um terceiro concorrente diminui o preço mais 5%.
Entra um quarto elemento na jogada que dá 50% de desconto.
Só que como diz o ditado “quando a esmola é muita o santo desconfia”.
Todo comprador profissional sabe disso, por mais que sejam instruídos para pressionar o preço para baixo.
Ao entrar em guerras de preço, muita gente esquece que o preço é o único componente do mix de marketing que traz dinheiro para a empresa.
Se uma empresa começa a dar desconto demais, até o comprador mais instruído começa a desconfiar.
Resultado: em guerra de preço a empresa supostamente “vencedora” ganhou o negócio naquele momento.
Mas cedo ou tarde, o cliente descobre que a qualidade não é bem aquilo que ele esperava ou a garantia não é bem assim como se tinha imaginado.
Um desconto impraticável foi dado e isso baixou o preço médio do mercado.
Só que qualidade custa, pois vem de investimento.
Atendimento custa, pois vem de treinamento, eficiência, resposta, vontade e garra.
Enfim, todo mundo perdeu.
Muito provavelmente essa empresa não conseguirá voltar ao preço de origem que devia ter sido justificado e não destruído.
O cliente perdeu, sua empresa perdeu e o concorrente que cedeu perdeu a perenidade do negócio em longo prazo.
Faça bons negócios e entregue valor.
Não entre em Guerra de Preço
Não entre em guerra de preço.
Estou seguro de que é uma das dicas de vendas mais importantes para qualquer negócio.
Se seu preço é baixo porque você tem uma estratégia de preço baixo é diferente.
Mas se você tem produtos e serviços realmente bons e diferenciados tenha um preço coerente com sua oferta.
Ofereça descontos quando eles fizerem sentido para você e para o cliente.
Quando a esmola é muita algo está errado.
Pode apostar.
Sobre o Colunista: Daniel Bizon, é pós-Graduado em Marketing Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais é coautor dos livros Ser Mais em Gestão de Pessoas e Motivação em Vendas. Seu trabalho tem um grande diferencial: informação e mágica juntos, resultando em palestras de alto impacto para gerar conhecimento, motivação e transformação nos negócios. Em 02 anos consecutivos recebeu o título “Speaker of The Year Brazil” (Palestrante do Ano Brasil) pelo Latin American Quality Institute, a mais importante Organização de reconhecimento da Qualidade da América Latina. Em Buenos Aires – Argentina recebeu o Prêmio Latino-Americano de Qualidade 2011 (Latin American Quality Awards 2011), como um dos melhores palestrantes da América Latina.
E-mail de contato: contato@danielbizon.com.br – Acesse o site do palestrante Daniel Bizon: http://www.danielbizon.com.br.
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