Publicado em 27/06/2017
Pretendemos, a partir desta postagem, produzirmos uma série que trate com mais detalhes os conceitos e formas de atendimento à Norma de Desempenho.
E vamos começar falando de um conceito básico: desempenho; afinal estamos falando da NBR 15575; a Norma intitulada Edificações habitacionais – Desempenho.
E o que é desempenho?
Na Parte 1 da Norma, no Item 3 – Termos e definições encontramos no subitem 3.10 a definição de desempenho: comportamento em uso de uma edificação e de seus sistemas.
No entanto, as aplicações deste conceito na prática são muito amplas.
Quando um projetista está especificando um material, sem dúvida vem a pergunta: Qual tipo de material terá um comportamento melhor durante o uso? Ou, qual material terá melhor desempenho?
Vamos a um exemplo do nosso cotidiano. Qual tipo de bloco se comportará melhor no isolamento termoacústico? O bloco cerâmico? O bloco de concreto? Ou o bloco de concreto celular autoclavado? Ou um drywall?
Percebam que a ideia de desempenho nos remete à ideia de eficiência. Neste caso o projetista poderia perguntar: qual material é mais eficiente dadas as condições de projeto?
E o que é eficiência?
Em produção eficiência é dada pela fórmula:
Ou seja, o que foi produzido (output) sobre o que utilizamos para produzir (input).
Portanto, se uma parede de bloco cerâmico se comporta melhor termoacusticamente que uma parede de bloco de concreto, com as mesmas dimensões e nas mesmas condições de uso, então se pode afirmar que o seu desempenho, ou a sua eficiência, ou o seu comportamento em uso é melhor. Obviamente, esta afirmação necessita da comprovação com as medidas deste desempenho.
Desta forma, buscamos ampliar o conceito de comportamento para o de desempenho da função e por consequência o de eficiência, buscando o que a Norma estabelece: a comprovação do desempenho através de mensurações.
Sobre o Colunista:
Roberto Guidugli, Engenheiro Civil, Especializado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral e mestre pela UFMG. É consultor de várias empresas privadas e estatais. Consultor associado a Luis Borges Assessoria em Gestão. Como professor, ministra cursos in company e em vários cursos de pós-graduações (lato sensu): UFMG, Cefet-MG e Fumec, entre outros. Possui artigos publicados no Brasil e no exterior.
E-mail de contato: meta@consultoresmeta.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta