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O código da cultura organizacional

Publicado em 10/05/2014

Cultura organizacional é uma das coisas mais importantes que uma empresa tem.

Se o caixa é o coração da empresa, a cultura organizacional representa os pulmões.

Ela determina o que a empresa “respira”.

Determina o que “paira no ar”.

E construir a cultura organizacional não é difícil.

Ela se constrói sozinha.

Não é preciso fazer qualquer esforço.

De um jeito ou de outro, as regras, as emoções, os padrões de comportamento são estabelecidos silenciosamente e progressivamente, conforme a cultura das pessoas.

Por isso criar uma cultura organizacional de qualidade é o trabalho mais desafiador e significativo para um negócio.

Não existe empresa sem cultura organizacional.

O que existe são empresas com uma cultura organizacional favorável ou desfavorável.

O que é uma cultura organizacional de qualidade

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Uma cultura organizacional de qualidade é conseguir chegar num ponto em que as pessoas operam o negócio de forma muito profissional.

É quando as pessoas são imparciais para separar conduta profissional de conduta pessoal, valorizando a medição de resultado.

É quando passamos a agir para aperfeiçoar o que funciona e corrigir o que não funciona.

É quando praticamos a inovação no dia-a-dia, como parte do nosso presente e do nosso futuro.

É quando medimos tudo o que nos demanda algum esforço, pois se o objetivo de um negócio é ter lucro temos que fazer a cultura organizacional girar em torno disso.

Cultura organizacional nas .org

Há também o caso das instituições sem fins lucrativos também conhecidas como .org .

Nelas a cultura organizacional de qualidade é aquela que faz as pessoas se perguntarem diariamente se estão atingindo os objetivos e metas, pois são entidades que existem por alguma causa.

E mesmo assim, não nos esqueçamos de que as instituições sem fins lucrativos também medem resultados financeiros, de marketing, de pessoas e de processos, pois precisam sobreviver e crescer enquanto instituição.

O desafio da mudança de cultura

Muitas organizações enfrentam o desafio da mudança de cultura.

Para ter uma ideia da complexidade disso, basta imaginar como seria se todas as pessoas de uma empresa decidissem mudar hábitos alimentares.

É um desafio comparável ao famoso “nunca mais vou beber refrigerante” ou ao “a partir de hoje vou malhar todos os dias, mesmo que seja fim de semana ou feriado”.

Esse tipo de desafio raramente cumprido por quem o propõe reflete um pouco do que é mudar a cultura de uma organização.

Não importa se a empresa tem dois, dez ou dez mil funcionários.

É sempre um desafio.

Como a cultura organizacional é moldada

A cultura organizacional é moldada pelos hábitos, pelas regras, modos de operação e pela forma como as pessoas lidam umas com as outras.

Especialmente nos pontos estratégicos de uma empresa é moldada sem que ninguém perceba.

Isso acontece especialmente em momentos e situações a saber:

  • Na hora do planejamento estratégico;
  • No estabelecimento de regras e condutas;
  • Quando a empresa se encontra em alguma dificuldade;
  • Na criação dos processos (ou na inexistência deles);
  • Na forma de lidar com os erros e falhas humanas;
  • No exemplo que as pessoas dão no dia-a-dia;
  • Nas conversas que se passam nos corredores, no elevador, no almoço, nos intervalos do café;
  • No que as pessoas fazem na prática (se o que elas fazem é o que elas dizem).

Por isso, para ter uma cultura organizacional que jogue no time do seu negócio ou organização é preciso ter pessoas competentes, motivadas e comprometidas com a criação de um futuro saudável para si e para todos.

Como diz o velho ditado, somos o que repetidamente fazemos.

A cultura organizacional não é diferente.

Ela é o resultado do que somos e fazemos todos os dias, a todo instante.

Cultura organizacional é uma das coisas mais importantes que uma empresa tem.

Se o caixa é o coração da empresa, a cultura organizacional representa os pulmões.

Ela determina o que a empresa “respira”.

Determina o que “paira no ar”.

E construir a cultura organizacional não é difícil.

Ela se constrói sozinha.

Não é preciso fazer qualquer esforço.

De um jeito ou de outro, as regras, as emoções, os padrões de comportamento são estabelecidos silenciosamente e progressivamente, conforme a cultura das pessoas.

Por isso criar uma cultura organizacional de qualidade é o trabalho mais desafiador e significativo para um negócio.

Não existe empresa sem cultura organizacional.

O que existe são empresas com uma cultura organizacional favorável ou desfavorável.

O que é uma cultura organizacional de qualidade

Uma cultura organizacional de qualidade é conseguir chegar num ponto em que as pessoas operam o negócio de forma muito profissional.

É quando as pessoas são imparciais para separar conduta profissional de conduta pessoal, valorizando a medição de resultado.

É quando passamos a agir para aperfeiçoar o que funciona e corrigir o que não funciona.

É quando praticamos a inovação no dia-a-dia, como parte do nosso presente e do nosso futuro.

É quando medimos tudo o que nos demanda algum esforço, pois se o objetivo de um negócio é ter lucro temos que fazer a cultura organizacional girar em torno disso.

Cultura organizacional nas .org

Há também o caso das instituições sem fins lucrativos também conhecidas como .org .

Nelas a cultura organizacional de qualidade é aquela que faz as pessoas se perguntarem diariamente se estão atingindo os objetivos e metas, pois são entidades que existem por alguma causa.

E mesmo assim, não nos esqueçamos de que as instituições sem fins lucrativos também medem resultados financeiros, de marketing, de pessoas e de processos, pois precisam sobreviver e crescer enquanto instituição.

O desafio da mudança de cultura

Muitas organizações enfrentam o desafio da mudança de cultura.

Para ter uma ideia da complexidade disso, basta imaginar como seria se todas as pessoas de uma empresa decidissem mudar hábitos alimentares.

É um desafio comparável ao famoso “nunca mais vou beber refrigerante” ou ao “a partir de hoje vou malhar todos os dias, mesmo que seja fim de semana ou feriado”.

Esse tipo de desafio raramente cumprido por quem o propõe reflete um pouco do que é mudar a cultura de uma organização.

Não importa se a empresa tem dois, dez ou dez mil funcionários.

É sempre um desafio.

Como a cultura organizacional é moldada

A cultura organizacional é moldada pelos hábitos, pelas regras, modos de operação e pela forma como as pessoas lidam umas com as outras.

Especialmente nos pontos estratégicos de uma empresa é moldada sem que ninguém perceba.

Isso acontece especialmente em momentos e situações a saber:

  •  Na hora do planejamento estratégico;
  •  No estabelecimento de regras e condutas;
  • Quando a empresa se encontra em alguma dificuldade;
  • Na criação dos processos (ou na inexistência deles);
  • Na forma de lidar com os erros e falhas humanas;
  • No exemplo que as pessoas dão no dia-a-dia;
  • Nas conversas que se passam nos corredores, no elevador, no almoço, nos intervalos do café;
  • No que as pessoas fazem na prática (se o que elas fazem é o que elas dizem);

Por isso, para ter uma cultura organizacional que jogue no time do seu negócio ou organização é preciso ter pessoas competentes, motivadas e comprometidas com a criação de um futuro saudável para si e para todos.

Como diz o velho ditado, somos o que repetidamente fazemos.

A cultura organizacional não é diferente.

Ela é o resultado do que somos e fazemos todos os dias, a todo instante.

daniel_bizon

Sobre o Colunista: Daniel Bizon, é pós-Graduado em Marketing Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais é coautor dos livros Ser Mais em Gestão de Pessoas e Motivação em Vendas. Seu trabalho tem um grande diferencial: informação e mágica juntos, resultando em palestras de alto impacto para gerar conhecimento, motivação e transformação nos negócios. Em 02 anos consecutivos recebeu o título “Speaker of The Year Brazil” (Palestrante do Ano Brasil) pelo Latin American Quality Institute, a mais importante Organização de reconhecimento da Qualidade da América Latina. Em Buenos Aires – Argentina recebeu o Prêmio Latino-Americano de Qualidade 2011 (Latin American Quality Awards 2011), como um dos melhores palestrantes da América Latina.

E-mail de contato: contato@danielbizon.com.br – Acesse o site do palestrante Daniel Bizonwww.danielbizon.com.br

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