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O gerenciamento de stakeholders e a saúde do projeto

Publicado em 21/10/2013

Um Stakeholder, ou parte interessada, é cada indivíduo, grupo de pessoas ou instituição que possui algum interesse atrelado ao projeto. Isso inclui tanto envolvimento direto em sua realização quanto o recebimento de algum impacto advindo dessa.

O gerenciamento de Stakeholders é um campo de conhecimento racionalizado há relativo pouco tempo, apesar de já muito aplicado, antes mesmo de possuir uma definição formal. Basicamente ele consiste na identificação de cada parte interessada do projeto, bem como de seu papel e de suas expectativas para com o mesmo.

O objetivo disso é monitorar o grau de satisfação de cada uma delas, visto que esse é o aspecto através do qual o sucesso do projeto será mensurado. Sendo assim, o gerente e sua equipe deverão acompanhar alterações nos desejos e necessidades de cada uma, bem como articular as interações entre as mesmas e aliviar as tensões causadas por possíveis conflitos de interesses.

Alguns exemplos de Stakeholders são:

  • Cliente: Pode ser considerado, na maior parte dos casos, como o mais importante dentre as partes interessadas. Isso se dá devido ao fato de os objetivos do projeto partirem de necessidades do mesmo.
  • Organização patrocinadora: Entidade responsável pela realização do projeto. Ela firma o acordo formal junto ao cliente, de forma que seu interesse no cumprimento dos objetivos geralmente é de caráter comercial.
  • Fornecedores: Qualquer indivíduo ou instituição que fornece um produto ou presta um serviço utilizado no projeto. Possuem interesses de maior complexidade que os dois anteriores e o gerenciamento da relação com os mesmos deve ser no sentido de estabelecimento de vínculos duradouros que possam representar vantagens competitivas.
  • Governo: A legislação tem grande influência na realização de qualquer Projeto. Seja do ponto de vista ambiental, trabalhista ou social, ela deve ser atendida para garantir não apenas os resultados esperados, mas também um processo de execução que atenda a requisitos legais, evitando problemas futuros.
  • Indivíduos ou comunidades impactadas pelo projeto: Essas são partes interessadas envolvidas com o lado social do projeto. Podem receber influência tanto dos resultados atingidos quanto do processo de execução das atividades.

Estas 5 partes interessadas são bem comuns e estão relacionadas a quase qualquer tipo de projeto. Como é possível perceber seus interesses são os mais diversos e em todos os casos uma abordagem adequada deve ser realizada, visto que a insatisfação de qualquer uma delas pode provocar tensões que afetem os objetivos buscados.

Stakeholders

É importante mapear as partes interessadas do Projeto

 Administrando os conflitos de interesses

Um dos aspectos mais importantes a respeito das partes interessadas é que as expectativas das mesmas devem estar alinhadas com os requisitos do projeto. Isso é bem fácil de conseguir para as que possuem interesses voltados para a conclusão das atividades e para o cumprimento dos objetivos, porém pode ser uma tarefa complexa de se realizar quando se trata daquelas que possam receber algum tipo de impacto negativo. É essencial administrar as tensões advindas dessas diferenças de perspectiva.

Um cliente, por exemplo, poderia solicitar mudanças após o início do projeto, o que incorreria em impactos sobre custo, prazo e outras restrições. Isso exigiria flexibilidade para analisar soluções e lidar com a questão de forma a garantir a satisfação da necessidade apresentada, porém, sem prejudicar o lado dos fornecedores, que poderiam já ter recursos mobilizados para atender à demanda em formato inicial, ou da organização patrocinadora, que pretendia manter-se focada naquele projeto específico apenas pelo prazo acordado anteriormente.

Quanto ao governo, muitas vezes ocorrem casos em que exigências legais para as quais se considerou um dado período, acabam durando mais, devido a processos burocráticos ou verificações adicionais consideradas pertinentes pelas instituições responsáveis. Em situações assim, o melhor é buscar atualizar-se sobre a legislação na área de atuação e cumprir as exigências com o máximo de velocidade o possível para que seja retomada a normalidade na execução das atividades.

Por fim, quanto às questões sociais e às expectativas de indivíduos e comunidades associadas aos objetivos do projeto, diversos casos emblemáticos ao longo da história podem ser citados. O mais recente é o da usina hidrelétrica de Belo Monte, no qual especialistas, acadêmicos, organizações de defesa ao meio ambiente e comunidades indígenas são contrários à construção devido aos impactos ambientais e sociais que representará para a região. Isso causou inúmeras manifestações públicas de descontentamento e entraves que atrasaram o início das atividades e que continuam provocando efeitos em sua execução.

As partes interessadas e o sucesso do projeto

Com base em tudo o que foi dito, podemos concluir que o projeto deve ser orientado para garantir a satisfação dos envolvidos e lidar com as diferentes visões, internas e externas, sobre ele mesmo. Isso não é tarefa fácil, pois é extremamente complexo atender expectativas de perfis, culturas e posições sociais tão distintas.

Sendo assim, a questão é buscar o equilíbrio entre todos os aspectos para que os resultados alcancem o máximo de eficácia o possível em termos de atender todos os lados. É importante ter a consciência de que cada projeto possuirá um fator determinante de maior relevância que os demais. O trabalho girará então, em torno de satisfazê-lo e em seguida de adequar as condições da melhor forma para conceder às demais partes interessadas saídas que atendam às suas necessidades.

Referências:

PMI – A Guide to the project management body of knowledge (PMBOK© Guide) – Fifth edition, 2012.

Sobre o Colunista:

Bruno Augusto, estudante do Curso de Engenharia de Produção Civil no CEFET MG. Trabalha há 3 anos como Assistente de Engenharia em Planejamento e Controle de obras de galpões industriais, na empresa SGO construções. Na área de construção, também já atuou com controle tecnológico de concreto e execução de obras prediais. Técnico em Química formado pelo CEFET MG, trabalhou por 1 ano e meio como Inspetor de qualidade em uma indústria da Coca Cola Company. Criador e idealizador do blog A Engenharia em Foco:  http://aengenhariaemfoco.blogspot.com.br.

E-mail de contato: brunosilva.civil@gmail.com

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