Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

O gerente de projetos em busca de novos projetos

Publicado em 29/11/2013

O perfil do gerente de projetos em busca de novos projetos

Ao findar uma fase da vida profissional do gestor de projetos, seja ele líder ou liderado, chega a hora em que uma grande tensão passa a dominar até mesmo o mais seguro dos gestores, a abertura da estrada para busca de novos projetos. Do Projeto que fez deste um ser tão persuasivo, tão preocupado com a perfeição. Tão fiel que deixou na maioria das vezes tudo e todos ao seu redor para outro momento. Dedicou-se inteiramente, integralmente ao seu projeto. Finda agora uma parceria aparentemente infindável e novos rumos deverão ser caçados até mesmo para os melhores, os favorecidos, os mais qualificados, o mais mortal dos gestores de projetos.

Sem título

Este ser tão responsável por assegurar as entregas das diversas obras, físicas e culturais, o gerente de projetos é o profissional que tem vaga em praticamente todos os mercados que exige planejamento e entrega de determinado produto.

Conhecido como o mais teimoso, ousado e seguro na tomada de decisões, o Gerente de projetos deve estar convicto de que nenhuma porta se fecha, apenas que é deixada para traz uma janela que foi fundamental para seu adiantamento. É preciso ter a certeza de que os projetos sempre são novos e sempre começam, recomeçam, seja onde for sempre irão necessitar daquele que sabe escolher os mais eficazes atalhos para entregar um pacote de serviços, por exemplo.

Neste contexto, está inserido aquele profissional, que além das diversas qualificações exigidas pelo mercado, está apto psicologicamente para novos desafios, para o novo, com uma rápida visão no “velho” com as mãos e os pés no futuro, enfim, um profissional com facilidades de comunicação e entrosamento com outros perfis técnicos, problemas, apto à outra gestão.

Mas o lógico sempre será um misto de querer e poder, e para isto, o mercado é bem seletivo e mede um perfil com outro através de aptidões técnicas e diferenciadas. O Gerente de projetos é o profissional que apresenta este misto e por isso será sempre um capital indispensável para qualquer empresa.

O currículo deve estar espelhando exatamente o que se busca, para isso, o gerente de projetos deverá reconhecer-se como um profissional que trata de planejamento e controle de projetos.

Deve estar apto a gerenciar um projeto, e especialmente, saber planejar sua execução antes mesmo de iniciá-lo e acompanhá-lo, com metas estabelecidas, através de tarefas que devem e possam ser realizadas, acompanhadas conforme os recursos necessários disponíveis.

Este profissional deve ter expertise em controlar um projeto, medir o progresso e o desempenho através de sistemas ordenados e pré-estabelecido visando sempre à execução e o encerramento do projeto, ou da fase em que está responsável por este.

Deve ter expertise em identificar riscos, probabilidades e impactos para estudar formas de mitigá-los para que se garanta o andamento do projeto pelos parâmetros estabelecidos, corrigindo ações sempre que necessário.

Em resumo, não basta apresentar períodos e atribuições no currículo, mas resultados conquistados, e principalmente, o que se pode ganhar nos futuros projetos, e para isso, é fundamental estudar a empresa ou o projeto em que almeja adentrar. Conhecer esses pontos essenciais fará da entrevista, por exemplo, um diferencial.

O gerente de projetos deve ter organização, planejamento, bom relacionamento interpessoal, flexibilidade, ser motivador, ter agilidade na tomada de decisões, habilidade em negociações, capacidade de aprender com os próprios erros e com a experiência dos outros, além de se especializar ainda mais nesta profissão. Para isso, alguns especialistas recomendam os mais notórios aperfeiçoamentos:

  1. Pós-graduação em Engenharia de Softwares;
  2. MBA executivo em Gerência de Projetos;
  3. MBA em Gestão Estratégica e Econômica de projetos;
  4. Pós-graduação Negócios Internacionais;
  5. Pós-graduação / MBA em Gestão Empresarial;
  6. Pós-graduação / MBA em Coach / Gestão de pessoas, pois o bom Gerente de projetos resulta do que conseguiu não apenas liderando, mas executando;
  7. Especializações em Psicologia nas empresas, Psicologia Organizacional;
  8. Especializações, qualquer uma, em Comercial, é preciso saber vender o “peixe” para ter seu lugar ao sol.

Sem título

No geral, o Gerente de projetos não deve ficar “bitolado” somente nas grandes titulações, mas também em conhecimentos e aptidões técnicas e pessoais. Desta forma, não se deve temer a saída de um projeto e buscar novos horizontes.

sandra

Sobre a Colunista: Sandra Santos é gestora de processos gerenciais pela universidade Metodista de São Paulo; MBA em gerenciamento de projetos pela AVM Cândido Mendes; MBA em petróleo e gás pela AVM Cândido Mendes; Especialista em docência para nível superior pela FGV; Mestranda em desenho, gestão e direção de projetos pela Universidade Miguel de Cervantes; Graduando em administração de empresas pela universidade Estácio de Sá; Atuante na administração contratual de projetos de grande porte no setor de óleo e gás.  Co-autora dos Livros Ser Mais com Equipes de Alto Desempenho, Damas de Ouro, Editora Ser Mais.

E-mail de contato: ssantosdesouza@gmail.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

  1. Bruno disse:

    Interessante, parabéns Sandra Santos!

  2. netspread disse:

    Excelente matéria, ótimas sugestões, obrigado!

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×