Publicado em 21/09/2020
RESUMO
O planejamento é um pilar fundamental para que o sucesso de um projeto seja alcançado. Sem ele, um projeto pode ficar vulnerável em relação a prazo, custo, qualidade e outros aspectos. Além disso, o planejamento, em todas as instâncias de uma organização, é base fundamental para a perenidade do negócio.
INTRODUÇÃO
Quando o planejamento é feito, o projeto tem um conjunto de ferramentas importantes que lhe darão condições de priorizar ações, acompanhar e comparar o andamento dos serviços com o planejamento inicial (Linha de Base), identificar desvios com antecedência, tomar providências em tempo hábil, o que evita ou minimiza muitos impactos e problemas.
“O planejamento deve ser visto como um exercício técnico que se presta a tentar prever, dentro do melhor cenário futuro verossímil, o impacto das atividades”. (MATTOS, 2019)
DESENVOLVIMENTO
O PMBOK (2017) organiza as melhores práticas de gerenciamento de projetos em dez áreas de conhecimento, em 47 processos distribuídos por 5 grupos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento. Dos 47 processos, 24 deles fazem parte do grupo de Planejamento. Abaixo, alguns deles:
- Criar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
- Planejar o gerenciamento do cronograma
- Desenvolver o cronograma
- Planejar o gerenciamento dos custos
- Planejar o gerenciamento de aquisições
- Identificar os riscos
Repare que mais da metade dos processos (24 de 47) do PMBOK estão no grupo de Planejamento. Isso demonstra o quão é importante e o forte impacto que o planejamento de um projeto tem em várias outras áreas e processos correlacionados.
Uma das principais ferramentas do planejamento é o cronograma. Através dele é possível ter um panorama claro do projeto: o que, quando e onde. Desta forma, todas as ações necessárias para que as tarefas do projeto sejam iniciadas e executadas em tempo, podem ser organizadas com a devida antecedência: preparação de recursos, direcionamento de pessoal, mobilização de equipamentos, aquisições, contratações etc. Além disso, o cronograma será uma régua que servirá para a identificação de caminhos críticos, riscos e possíveis desvios que poderão ser antecipados e tratados para que o prazo do projeto não seja comprometido.
Veja abaixo uma ilustração de como um cronograma influencia diretamente em vários aspectos não só de um projeto, mas também de uma organização.
Fonte: o autor, 2020.
O cronograma é uma das bases fundamentais para o sucesso de um projeto. Ele precisa ser bem feito, de forma racional, pensando em um cenário mais realista possível. Além disso, é muito importante que esse cronograma seja acompanhado durante a execução de um projeto, através das rotinas de Replanejamento e Controle. Assim, os “frutos” serão saudáveis facilitando o caminho para o sucesso do projeto.
Referências Bibliográficas
PMI – Project Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos: (Guia PMBOK) – sexta edição. Pennsylvania: PMI Book Service Center, 2017.
MATTOS, Aldo Dórea. Planejamento e Controle de obras. 2 ed. Belo Horizonte: Oficina de Textos, 2019.
Sobre o autor:
Rodrigo Pierre – Engenheiro de Produção Civil e MBA em Gerenciamento Estratégico de Projetos pela universidade Fumec. Pós graduando em Engenharia de Planejamento pelo IETEC. É Técnico em Edificações (Senai). Há mais de dez anos no mercado, tem experiência com gestão de projetos e forte atuação com planejamento e controle de obras residenciais, industriais e prediais. Já trabalhou tanto em consultorias de gerenciamento, planejamento e controle, quanto em construtoras. Tem também experiência com os métodos ágeis de gerenciamento de projetos (Scrum). Atualmente, além de Analista de Planejamento, implantando e disseminando as boas práticas de planejamento, exerce a função de Product Owner na MRV Engenharia. Email: rodrigo.pierre.bh@gmail.com LinkedIn: linkedin.com/in/
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta