Publicado em 18/04/2014
O Gamification vem ganhando espaço dentro das empresas como ferramenta motivacional dos colaboradores. Vista há até pouco tempo como braço do marketing, atualmente já é utilizada em todos os setores da gestão do negócio. Se você ainda não conhece o termo, saiba que Gamification é o uso de mecânicas de jogos em um contexto de não-jogo, ou seja, em situações cotidianas nas quais não estamos acostumados a ganhar recompensas por alcançar objetivos, como no gerenciamento de projetos.
Manter o time motivado em meio a tantas planilhas, relatórios, prazos e entregas é uma tarefa complexa que pode ser muito bem administrada através de Gamification. Para que a estratégia desejada surta efeito, no entanto, é fundamental entender como fazer o processo acontecer. A seguir, iremos nos aprofundar nos mecanismos da motivação e em como você pode usar o Gamification para uma gestão mais eficiente de projetos. Acompanhe!
Mecanismos para motivação
Os mais novos estudos sobre motivação no trabalho apontam o que algumas empresas pioneiras já tinham percebido: a motivação em trabalhar melhor está cada vez menos ligada ao salário ou a prêmios financeiros. Seus colaboradores irão dar mais de si se fizerem parte de algo maior do que simplesmente “ganhar mais”.
Ainda que isto soe arriscado na gestão de projetos, criar mecanismos que recompensem o desempenho, mostrando para a empresa seus melhores funcionários através de rankings ou badges (do inglês, emblemas) por objetivo alcançado, será mais eficiente do que qualquer outro tipo de prêmio. Esta estratégia parece oferecer grandes riscos porque contraria o senso comum dos gestores, que preferem recompensar financeiramente seus colaboradores. Porém, a constante busca por melhores resultados também leva necessariamente à procura por melhores formas de avaliar e recompensar.
A ferramenta de Gamification, assim, entra neste contexto como um opção amigável às novas formas de trabalho, focadas na criatividade dos colaboradores. No gerenciamento de projetos, a estratégia de fato pode ser utilizada para incentivar a busca por objetivos e o cumprimento de metas. Vale enfatizar, no entanto, que há alguns cuidados a serem tomados. Prossiga na leitura e descubra quais são eles!
Regras internas para Gamification
Toda boa estratégia de Gamification é baseada em regras claras. Manter o processo de avaliação e recompensa o mais transparente possível é o segredo para fazer com que os colaboradores permaneçam envolvidos e colaborando.
Assim, ao desenhar sua técnica, inclua todos os agentes envolvidos no projeto e comunique como o processo será feito. É muito importante que todos entendam os motivos pelos quais cada funcionário está rankeado daquela maneira e qual é o caminho para chegar ao topo, seja atingindo mais objetivos ou colaborando em outros projetos. Ao fim do processo de criação,todos devem entender qual é o significado e a importância do Gamification para a empresa e para a gestão do projeto.
Aplicando Gamification na gestão de projetos
Criar uma estratégia de Gamification é um processo simples, se assim ele for mantido. Desta forma, a dica é elaborar regras que sejam fáceis de serem entendidas e evitar sistemas de pontos complexos. O ideal é listar metas e objetivos que possam ser cumpridos pelo time do projeto e atribuir uma pontuação. Com esta pontuação, cria-se um ranking entre os participantes que pode, ou não, oferecer um prêmio no final.
Você também pode utilizar técnicas de Gamification para tarefas mais simples dentro da gestão do projeto, quebrando o trabalho em partes menores e fazendo com que os colaboradores busquem a conclusão de uma tarefa por vez.
Encontrar a melhor forma de utilizar Gamification no gerenciamento dos seus projetos significa também empreender uma busca por uma ferramenta que consiga avaliar e recompensar seus colaboradores, mantendo-os motivados e com as metas em dia. Assim, antes de tudo, compreenda seus objetivos com clareza e construa suas táticas com base neles. Para obter sucesso, é fundamental que os gerentes acompanhem e monitorem as tarefas dos membros, fazendo-os compreender que o processo de aprimoramento é permanente.
E você, já havia ouvido falar no termo do Gamification como ferramenta para a gestão de projetos? Se sim, já a aplicou em seu time? Não se esqueça de compartilhar suas experiências e sugestões conosco!
Sobre o Colunista: Hayala Curto, CEO da Seed e idealizador do software NetProject. Principal acionista da empresa, Hayala é mestrando em Informática pela PUC Minas, graduado em Ciência da Computação e tem MBA em Gerência de Projetos e Gestão Empresarial pela FGV. Tem mais de 15 anos de experiência coordenando projetos de TI. Especialista em plataforma WEB e Business Inteligence. Participou da criação e do desenvolvimento de diversos DataWarehouses e aplicações WEB corporativas para clientes como a Telemig Celular, Vale, Prefeitura de Betim, CEMIG, entre outros. É membro do PMI, Project Management Institute, atuante no capítulo de Minas Gerais, desde 2004.
E-mail de contato: contato@seedintelligence.com / http://www.seedintelligence.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Hayala, como sempre comentário relevante e consistente para a profissão. Um abraço e sucesso.