Publicado em 09/03/2017
“Manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Esse tipo de gestão, também conhecida como “Gestão por Terrorismo”, nada mais é do que um modelo há muito tempo obsoleto, onde as empresas que não tinham processos gerenciais claramente definidos (e acreditem tem muitas ainda assim), tinham como base a rotina diária (mesmice), tendo como base a experiência do “Chefe”. Mas, inteligência corporativa… essa não existia.
A Gestão por Processos foi e é rotulada como burocrática. Por alguns como modismo. E mais outro tanto como dispensável.
Já expomos em outros momentos e artigos porquê e para que serve a “Qualidade dos Processos” com base num padrão de referência. Mas, você já se perguntou, o que você deseja de verdade com isso?
Muitos pensam simplesmente que é a obtenção de um certificado que será usado como passaporte pra vendas no exterior e outros dizem que é porque o cliente exigiu. Mas, se formos pensar em todas as vantagens de redução de custos da “não qualidade”, que são as devoluções de matérias primas ou produtos acabados, erros e perdas de processo fabril ou de serviços, retrabalhos ou “reprocessos”, perda de produtos e serviços e tantos outros… se para só
isso estabelecermos uma meta, estaremos deixando de gastar inutilmente. E só nisso aí, já estamos economizando. E economia significa melhora da margem ou aumento de LUCRO.
Você faz contas? Sabe exatamente onde a sua empresa perde em cada processo? Conhece as causas? Já estabeleceu um plano de ações corretivas e preventivas? Se sim, parabéns!!! Você está indo na direção certa e com
dedicação alcançará à excelência da “Gestão de Processos”.
Pergunte-se: estou satisfeito com o nível de organização das informações da minha empresa? Elas me permitem tomar decisões com absoluta certeza de assertividade? Se eu me ausentar… as atividades continuam a serem realizadas com profissionalismo ou preciso estar planejando sempre?
Se internamente há o domínio das informações sobre os processos, se estão estabelecidos objetivos e metas, e ainda, a equipe conta com funcionários capacitados e qualificados em função de cada procedimento padrão implantado, então, a sua empresa está capacitada para crescer, ganhar mercado e atender perfeitamente às expectativas dos clientes, e, assim, ter uma credibilidade que poucas têm, ganhando dinheiro e tendo o tão desejado e merecido LUCRO!
Confiança se conquista com evidências e provas! E isso só existe numa empresa organizada por processos!!!
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Sobre Sérgio Cintra Feijó: Sócio-diretor Elos Empresarial. Executivo de carreira classificada como vencedora e reconhecida no meio empresarial, bem como na comunidade científica; Desenvolveu-se profissionalmente trabalhando sempre em grandes corporações, dentre as quais se destacam: Jakko Pöyry Eng. Ltda, SPAL (Franquia Coca-Cola SP), Itap Bemis, VIVO e Corol Cooperativa Agroindustrial.
Sobre a TNX Brasil:
Uma empresa brasileira integradora de soluções de TI, especializada em prover soluções tecnológicas através da venda consultiva, consultoria/planejamento/execução de serviços relacionados a soluções inovadoras e de tecnologia avançada. Fornecemos softwares e soluções para gestão da excelência/conformidade empresarial, gestão do chão de fábrica/automação de coleta de dados da produção, gestão de departamentos jurídicos/escritórios de advocacia e gestão empresarial(ERP). A TNX Brasil conta hoje com unidades de negócios localizadas em Minas Gerais e Rio de Janeiro, atendendo também o Espírito Santo e uma ampla rede de parceiros com capacidade de atendimento em todo o território nacional. Representamos a Softexpert em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo há mais de 18 anos. E-mail para contato: contato@tnxbrasil.com.br | www.tnxbrasil.com.br | (31)3245-2713 | (21)3328-1363.
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