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Os prós e contras na gestão de mudanças organizacionais

Publicado em 07/01/2015

Todo processo pode ser falho á partir do ponto em que os resultados deixam de atender as expectativas dos métodos aplicados na empresa. Trata-se de um período complexo onde é necessária total transparência para facilitar a aceitação da nova cultura de pensamento.

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Devemos entender que uma organização depende das pessoas, seja ela do mais baixo até o mais alto nível, é preciso levar em conta o como e o quanto cada uma pode absorver para estar incluída no novo quadro, para isso não basta apenas sair dispensando e simplesmente deixar a imagem da empresa no topo do caos, sim, toda troca de pessoas leva a empresa ao caos, acredite ou não. Geralmente um processo de mudança organizacional exige desde a substituição de integrantes até a adoção de novas políticas, mudança total da cultura, pensamento, etc. Nem todos estão preparados para tamanha agitação e com isso a tendência as mais diversas reações torna-se um fato, e mais complexo do que se pode premeditar.

Neste artigo veremos alguns fatores indispensáveis para a fase de mudanças organizacionais serem um sucesso e não comprometer a imagem do negócio e até mesmo da própria empresa.

  1. Avalie os resultados individuais e coletivos, entreviste as pessoas, conheça todos os parâmetros existentes que possam comprometer o cumprimento do método;
  2. Saiba o que o cliente necessita, se melhoria nos processos ou melhoria no quadro de funcionários, mas para isso, não se esqueça de dar uma olhadinha no que os seus recursos podem oferecer, se necessitam de algo que ainda não possuem;
  3. Adote um Plano de Gestão de Mudanças Organizacionais, estabeleça um organograma, programe e implante as melhorias inicialmente em um setor mais acessível, utilize um Plano Mestre da mudança para só então direcionar para todos os setores, enfim, cultive o novo pensamento, lembre-se, toda mudança de pensamento refletirá nas atitudes e até na mudança física das pessoas. Antes de tudo é preciso saber o que mudar: pessoas, estrutura ou tecnologia;
  4. Crie uma cultura para antigos e principalmente para novos empregados de que todo processo pode ser falho á partir do momento em que o ambiente externo e interno sofreu mudanças e com isso, os reflexos organizacionais são inevitáveis;
  5. Cultive a política da empresa sempre com foco na Visão e nos Objetivos, isso deve estar no sangue não apenas dos funcionários, mas da alta administração da empresa;
  6. Lembre-se, toda força exógena (externo) da empresa é reflexo de sua cultura educacional, social, econômica, políticas, legislação e tecnológicas. Toda força endógena da empresa (natural) é reflexo de sua estrutura, política, tecnologia e objetivos;
  7. Faça reuniões com o grupo, prepare-os para as eventuais mudanças, formalize através de e-mails, eventos o Antes e o Depois, não crie expectativas ruins no grupo em torno das mudanças, é preciso criar a cultura de que tudo está prestes a mudar; informe, evite as Reações Negativas que possam denegrir a empresa; antecipe o grupo de prováveis trocas, não deixe pra última hora comunicar uma demissão, por exemplo, lembre de que todo profissional tem o direito de buscar algo para si, é preciso respeitar a pessoa;
  8. Elabore um plano de aceitabilidade das mudanças, por exemplo, determinado grupo que se quer manter, programe algo para deixa-los seguros no meio do processo, e para aqueles a quem não se planeja um futuro na empresa, apresente indicadores de seu desempenho, automaticamente este terá consciência de que pode não ser útil para a empresa ou de que precisa mudar urgentemente, pois, as pessoas podem negar que esteja ocorrendo uma mudança, às pessoas podem ignorar a mudança, as pessoas podem resistir à mudança, as pessoas podem aceitar a mudança e adaptarem-se, as pessoas também prever a mudança e planejar para isso, as pessoas podem esperar para ver;

Enfim, o que fazer para reduzir as reações à mudança? Encorajar a mudança para garantir a eficiência e a sobrevivência da organização. Deixar claro que SEMPRE… Existiu.  A história da humanidade mostra as mudanças.

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A eficácia da mudança e perceber a sua eficácia é quando esta começa a existir á partir do momento em que as pessoas passam a assimilar os novos comportamentos, assumem novos procedimentos na esperança de que os novos padrões de comportamento tragam mais efetividade.

Lembre-se, se você identificar a necessidade de mudanças drásticas e o quadro de funcionários optarem por se desmobilizarem da empresa, talvez seja hora de rever os conceitos de sua diretoria e não apenas na cultura dos funcionários, pois estes devem refletir os objetivos do negócio.

sandra

Sobre a Colunista: Sandra Santos  é Mestre em Direção de projetos pela Universidade Miguel de Cervantes. Administradora, formada na Universidade Estácio de Sá, com segunda graduação em Processos Gerenciais pela universidade Metodista de São Paulo; MBA em gerenciamento de projetos pela AVM Cândido Mendes; MBA em petróleo e gás pela AVM Cândido Mendes; Atualmente é graduanda do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Possui especialização em docência para nível superior pela FGV; Atua como consultora das ferramentas de gestão Primavera, MS Project e SGI. Atua no desenvolvimento de processos de gestão, preparação para auditorias internas e administração contratual de projetos no setor de óleo e gás e Governança de TI. Co-autora dos Livros Ser Mais com Equipes de Alto Desempenho, Damas de Ouro, Editora Ser Mais.

E-mail de contato: ssantosdesouza@gmail.com

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