Publicado em 24/03/2015
Qual é a “entrega de valor” que uma empresa pode fazer a seus clientes?
O Prof. Lúcio Fonseca mostra as várias possibilidades propostas por Kotler, a maior referencia em Marketing, e aponta para as consequências e cuidados necessários para algumas destas escolhas.
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Fonte: Fundação Nacional da Qualidade – FNQ
DEFINA E COMUNIQUE SEU POSICIONAMENTO DE VALOR:
(BENEFÍCIOS OFERECIDOS)
– Mais por menos preço
– Mais pelo mesmo preço
– Mais por mais
– O mesmo por menos
– O mesmo pelo mesmo
– Menos por muito menos
(Phillipe Kotler – MARKETING DE A A Z – Ed. Campus )
Comentário:
“Não ter concorrentes” é um “sonho impossível”. E mais: se não tivermos concorrência, não teremos também estímulo para melhorar e nos superar. Uma chatura que colocaria em risco a própria perenidade da organização.
Já que estamos num ambiente competitivo, temos que escolher a melhor estratégia de posicionamento no “campo de batalha”.
Kotler nos dá algumas boas alternativas, mas é preciso ter claro que cada uma delas tem seu preço e seus riscos.
Os posicionamentos “Mais por menos preço” ou “O mesmo por menos”, por exemplo, podem levar a uma guerra de preços inconsequente e ruinosa, se a empresa não tiver suficiente experiência em negociação de grandes volumes com os fornecedores, como tem o Walmart e outros grandes.
Por isto, a definição do posicionamento deve ser feita com cuidado, com amplo apoio nos dados e fatos do mercado e com um diagnóstico rigoroso e profundamente realista de nossas forças e fraquezas, para não darmos um passo maior que as pernas.
Sobre o Colunista: Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola. Para conhecer muitos outros “segredos”, visite: facebook.com/ffdigital.solucoes
E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br – site: http://ffdigital.com.br
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