Publicado em 03/02/2015
Liderança e trabalho em equipe são conceitos intrinsecamente relacionados. Afinal, quem lidera lidera pessoas, que têm que funcionar como um time. Mas o que fazer para conseguir isto?
Neste artigo, o Prof. Lúcio Fonseca apresenta e comenta a “receita” de Sun Tzu.
_____________________________________________________________________________________________
Fonte: Fundação Nacional da Qualidade – FNQ
“O GUERREIRO INTELIGENTE PROCURA O EFEITO DA ENERGIA COMBINADA E NÃO EXIGE MUITO DOS INDIVÍDUOS. LEVA EM CONTA O TALENTO DE CADA UM E UTILIZA CADA HOMEM DE ACORDO COM SUA CAPACIDADE.” (Sun Tzu, in: “A Arte da Guerra” – L&PM)
COMENTÁRIO:
Quando se fala em liderança, está-se falando, entre outras coisas, da capacidade de colocar as pessoas certas nos lugares certos e de fazê-las “funcionar” em conjunto, como um organismo integrado (algo como nos ensinou, dolorosamente, a Alemanha, na Copa/2014).
Para isto, o líder precisa conhecer com profundidade cada um, saber de suas competências e incompetências, para não exigir demais de quem não tem mais o que dar e para não exigir de menos dos mais bem aquinhoados.
A Gestão por Competências é de excelente ajuda nesta hora, mas conta demais a capacidade do líder de interagir, prazerosa e profundamente, com as pessoas que compõem sua equipe, por elas interessando-se, no nível pessoal, antes mesmo do nível profissional.
Sobre o Colunista: Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola. Para conhecer muitos outros “segredos”, visite: facebook.com/ffdigital.solucoes
E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br – site: http://ffdigital.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta