Publicado em 07/04/2015
É o que mostra o Prof. Lúcio Fonseca, ao apresentar e comentar o posicionamento do Modelo de Excelência da Gestão sobre a valorização das PESSOAS, aquelas que, em última análise, são as que prestam os serviços, ou seja, as que podem atrair ou espantar clientes.
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Fonte: Fundação Nacional da Qualidade – FNQ
COMO SE COLOCA A QUESTÃO DA VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS NO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO, DA FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE:
“ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES COM AS PESSOAS, CRIANDO CONDIÇÕES PARA QUE ELAS SE REALIZEM PROFISSIONALMENTE E HUMANAMENTE, MAXIMIZANDO SEU DESEMPENHO POR MEIO DO COMPROMETIMENTO, DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E ESPAÇO PARA EMPREENDER.”
(FNQ – ”CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA EXCELÊNCIA EM GESTÃO”)
Comentário:
Cuidar das pessoas, além de um dever da liderança, significa cuidar da empresa.
Quando as pessoas percebem que a empresa está interessada na realização pessoal e profissional de cada um, dando a cada pessoa a oportunidade de desenvolver ao máximo suas competências e liberdade para ousar, errar, corrigir e tentar de novo, o comprometimento vem naturalmente. E com ele, os resultados.
Daí a importância de uma política organizacional centrada nas pessoas e de uma liderança que, longe de “impor”, “desperta nas pessoas a vontade de fazer.”
Sobre o Colunista: Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola. Para conhecer muitos outros “segredos”, visite: facebook.com/ffdigital.solucoes
E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br – site: http://ffdigital.com.br
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Como é de conhecimento de todos, ou deveria ser do conhecimento de todos, para uma empresa crescer no mercado, não basta apenas ter instalações modernas, alta tecnologia, estruturas organizacionais bem definidas e planejamentos estratégicos eficientes.
Um dos principais segredos para o crescimento e estabelecimento de uma organização como um todo, é a valorização de seus colaboradores.
O colaborador deve ser valorizado dentro da organização da qual faz parte, mas não apenas financeiramente. Mais do que isso, o funcionário espera reconhecimento pelo seu trabalho.
Cabe ao líder identificar os talentos de sua empresa e mostrar seu valor; motivar e adquirir a confiança de sua equipe, criar relações saudáveis com seus colaboradores e respeitar seus funcionários.
O colaborador que cresce faz a empresa crescer.
Camila Dumont – Arquiteta Urbanista