Publicado em 07/07/2015
Por que os PROCESSOS são um critério tão importante no Modelo da Excelência da Gestão? É sobre isto que nos fala o Prof. Lúcio Fonseca.
_____________________________________________________________________________________________
“Para garantir o sistema de qualidade, através da gestão dos processos, devemos seguir algumas etapas: identificar os processos macro e os processos principais, determinar as sequências e interações, descrevê-los, definir critérios e métodos de operação e controle, estabelecer os recursos necessários, assegurar o monitoramento, a medição, e a análise e implementar ações para garantir os resultados e a melhoria”
(PAULO HEITOR COLOMBO, in: “Gestão Educacional – Uma nova visão” – Artmed Editora)
Comentário
Destaques nesta definição: “determinar as sequências e interações” e “descrevê-los”. Entre outras coisas, isto significa colocar as diversas áreas para conversar (coisa que poucas vezes acontece), de forma a que fique bem explicitada a relação cliente-fornecedor entre elas e entre seus processos.
Após a descrição, uma rodada de “negociação” entre as áreas deverá deixar bem explícita a atribuição de responsabilidade por cada processo ou por etapas específicas dos mesmos. É aqui que se detecta, muitas vezes, que “a bola está dividida”: duas áreas fazem o mesmo processo. Um indicativo de retrabalho… E de confusão, na certa.
Sobre o Colunista: Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola. Para conhecer muitos outros “segredos”, visite: facebook.com/ffdigital.solucoes
E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br – site: http://ffdigital.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta