Publicado em 16/05/2017
Apenas uma minoria de construtoras e escritórios de projetos possui planejamento estratégico.É verdade também, que planejamento estratégico não garante sucesso, mas a falta dele é certeza de fracasso¹.
Planejamento Estratégico ainda é um assunto sofisticado e pouco conhecido, apesar de ser muito falado.
Afinal o que é Planejamento Estratégico? Simplificando, podemos dizer que o Planejamento Estratégico é um conjunto de objetivos (linhas estratégicas) de longo prazo que norteiam as decisões de uma organização.
Obviamente, estas linhas estratégicas são quantificadas e possuem uma data para serem alcançadas. Em outras palavras, temos uma meta, ou seja:
META = OBJETIVO + RESULTADO + PRAZO
Cada empresa irá constituir quantas linhas estratégicas considerar importante para a sua competitividade no mercado.Não se esqueça de que o mercado é dinâmico, portanto, conhecer o cenário e projetar tendências otimistas, neutras e pessimistas é essencial para o Planejamento Estratégico.
Hoje ————— Otimista – Neutro – Pessimista
Neste cenário adverso para a Construção Civil, quais são suas linhas estratégicas?
-
- Focar num único segmento ou pulverizar os negócios (caiu na rede é peixe)?
- Manter o método tradicional de construção (mão-de-obra intensiva) ou racionalizar processos (mecanização do canteiro de obras)?
- Projetar tradicionalmente ou adotar novas tecnologias?
- Investir no negócio ou aguardar melhoras no mercado?
E assim, poderíamos nos delongar com muitas outras polarizações, mas isto é assunto para outra postagem.O fato é que se não sabemos para onde ir, se não sabemos onde queremos chegar, podemos, na melhor das hipóteses, andar em círculos e talvez naufragarmos
Nota 1: entenda fracasso como sucesso muito aquém do esperado.
Sobre o Autor:
Roberto Guidugli, Engenheiro Civil, Especializado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral e mestre pela UFMG. É consultor de várias empresas privadas e estatais. Consultor associado a Luis Borges Assessoria em Gestão. Como professor, ministra cursos in company e em vários cursos de pós-graduações (lato sensu): UFMG, Cefet-MG e Fumec, entre outros. Possui artigos publicados no Brasil e no exterior.
E-mail de contato: meta@consultoresmeta.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Vejo o planejamento estratégico, como sendo o carro chefe para o sucesso do projeto, pois sem ele, as metas e prazos não serão cumpridas, fazendo com que o projeto não seja concluído.