Publicado em 28/01/2015
No mundo dinâmico da informação os projetos de TI somam a maior proporção de necessidades na inovação dos negócios seja em pequenas, médias e principalmente nas grandes empresas.
Diante de necessidade crescente, os empresários e gestores de TI se deparam com o assombroso mercado de busca por profissionais especializados. Muitos são os profissionais de TI, mas poucos com a habilidade de transformar o sistema em um grande e lucrativo negócio.
Sites especializados na procura desses profissionais se apresentam com uma diversidade de perfis, vagas se aglomeram e persistem. Mas em meio a tanta incerteza nos projetos brasileiros, podemos considerar a Governança de TI como uma mina de ouro nos tempos atuais?
Neste artigo veremos algumas premissas básicas para gerenciar projetos de TI.
- Conheça os principais métodos de gestão, entre eles COBIT e ITIL, ambos funcionam como framework de gestão e auditoria, no entanto, seus conceitos baseados no PMBOK e library (boas práticas) de produtos e serviços ajudam os gestores a aumentar o grau de controle e automação dos processos corporativos relacionados à Governança de TI, Administrativa e estratégica da empresa. O processo de Gestão de TI, assim como qualquer outro, tem como princípio básico a organização para buscar melhor produtividade e levar a empresa a atingir o seu objetivo de negócios.
- Busque uma certificação ou especialização em auditoria de TI, estes conhecimentos fornecem ao gerente de projetos uma “trilha” primária para verificação desde requisitos legais até liberação do produto.
- Estude Tecnologia da Informação. Cursos de graduação nesta área são oferecidos por diversas instituições, na modalidade EAD com cursos de curta duração. Cursos de pós-graduação devem ser filtrados pelo conteúdo direcionado á gestão de TI. Muitos se tornam uma réplica do Gerenciamento de projetos e acaba por não agregar conhecimentos fundamentais ao gerente de projetos.
- Tenha em mente que se trata de projetos cujo HH (Homem/Hora) está no raciocínio lógico e não nos braços propriamente ditos, ou seja, crie um ambiente que promova a criatividade e a agilidade no desenvolvimento desses produtos/serviços.
- Tenha sempre o foco na Qualidade total do produto, ou seja, elabore controles, faça reuniões, Matriz de responsabilidade, indicadores de desempenho, etc..
- O projeto inicia com o levantamento da necessidade, ação tomada pelo Demandante do projeto.
- Após solicitação de serviços, o Escritório de projetos, bem como os Gestores de Área, Gestor de Canal, Desenvolvimento, Gerente de produto, Gerente de projetos, a própria TI através de seus gerentes de negócios analisam a viabilidade do projeto. Para esta fase o grupo conta com as pesquisas de mercado realizadas por um profissional de TI direcionado á usabilidade do produto, ou seja, para quem este produto será destinado. É isso o que as pessoas realmente buscam?
- Passada a fase de aceitação do projeto cria-se o protótipo do projeto, também conhecido como maquete, layout, template, em outras modalidades de gestão. Este documento trata-se da máscara de como o produto deverá ficar após desenvolvimento.
- O próximo passo se resume na especificação do produto que será ofertado. Serão realizados: E.N (especificação do negócio), para projetos de curto e médio prazo. Trata-se de um documento que define a importância do produto para a empresa e as principais regras e restrições desse negócio. O protótipo é o ponto chave deste documento.
- Feita a E.N o próximo passo é realizar a abertura do projeto (TAP). Este documento descreve resumidamente os objetivos do negócio, seus principais envolvidos e como este será conduzido.
- Uma vez divulgadas E.N e TAP, elabora-se a DEP (Declaração de escopo do projeto), documento pré-requisito para o início da fase Contratação dos serviços, mesmo sendo executado pela TI interna é criada uma demanda chamada GD (Geração de demanda).
- Feita a contratação do serviço à equipe de TI elabora a EF (Especificação Funcional), documento técnico, a bíblia do sistema que será desenvolvido.
- O Plano de Homologação é o documento que define formas e períodos em que o sistema ou algumas funcionalidades serão testados antes de serem liberadas para uso.
- Com os principais documentos do negócio em mãos, inicia-se a fase de Execução do projeto, tendo como principais etapas: 1) Integração dos desenvolvedores – etapa em que os desenvolvedores de alta e de baixa plataforma (sistemas desenvolvidos em servidores ou computadores locais, respectivamente). 2) As etapas de Modelagem do sistema, criação de backups e codificação estão entre as mais importantes de todo o processo de gestão deste tipo de projeto, já que nem sempre o gerente de projeto irá se envolver integralmente á execução propriamente dita. 3) Homologação em pré-produção – etapa em que os novos builds (páginas e transições) são testadas isoladamente. 4) Implantação – etapa em que essas funcionalidades são integradas no site interno ou institucional da empresa, estas são modificadas. É a etapa em que o sistema já começa a funcionar internamente. 5) Homologação em Produção – etapa em que o sistema é validado por todos os envolvidos e então disponibilizado para uso.
- Uma vez disponibilizado o sistema, o próximo passo é o acompanhamento, é a etapa em que a monitoração, treinamentos e conclusão de toda documentação do projeto é realizada, entre elas: Relatórios de lições aprendidas, Apuração de resultados, Termos de encerramento do projeto, entre outros.
No geral o perfil requerido pelas diversas vagas destaca o profissional responsável por entender as necessidades de negócio; que saiba planejar e estruturar projetos de TI; saiba gerir projetos em geral, inclusive de implantação em produção (já em uso pelo cliente); saiba fazer gestão de equipes internas e externas, pois estará sempre envolvida com profissionais de marketing, designers, usabilidade, desenvolvedores, empresas internacionais do tipo: Apple, Google; e que saiba gerar status report dos projetos. Para que o profissional alcance esse perfil, ele deve ter em mente que um gerente de projetos de TI atua desde o levantamento e entendimento das necessidades junto a área de negócio até o delivery, ou seja, é o gerente que atua em todas as fases do negócio, diferente de outros projetos em que há um gerente para cada fase, na Governança de TI os envolvidos estão do começo ao fim do projeto.
Mas como todo projeto as soluções digitais necessitam de algumas qualidades inatas do gerente de projetos.
Sobre a Colunista: Sandra Santos é Mestre em Direção de projetos pela Universidade Miguel de Cervantes. Administradora, formada na Universidade Estácio de Sá, com segunda graduação em Processos Gerenciais pela universidade Metodista de São Paulo; MBA em gerenciamento de projetos pela AVM Cândido Mendes; MBA em petróleo e gás pela AVM Cândido Mendes; Atualmente é graduanda do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Possui especialização em docência para nível superior pela FGV; Atua como consultora das ferramentas de gestão Primavera, MS Project e SGI. Atua no desenvolvimento de processos de gestão, preparação para auditorias internas e administração contratual de projetos no setor de óleo e gás e Governança de TI. Co-autora dos Livros Ser Mais com Equipes de Alto Desempenho, Damas de Ouro, Editora Ser Mais.
E-mail de contato: ssantosdesouza@gmail.com
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