Publicado em 26/02/2024
A Atlas Agro, uma companhia suíça especializada na produção de fertilizantes nitrogenados com emissões de carbono neutralizadas, anuncia a contratação de dois grupos de engenharia e construção para conduzir, simultaneamente e em um ambiente competitivo, o desenvolvimento do projeto de engenharia visando à construção da primeira fábrica de fertilizantes nitrogenados a partir do hidrogênio verde no Brasil.
A instalação será estabelecida na cidade de Uberaba, em Minas Gerais, com investimentos estimados em US$ 850 milhões, aproximadamente R$ 4,3 bilhões.
Após a fase inicial de desenvolvimento, a Atlas Agro planeja progredir com o projeto para a etapa de FEED (Front-End Engineering Design), na qual serão delineados todos os detalhes do projeto da planta, com previsão de entrar em operação comercial até 2028. “Quando operacional, a instalação da Atlas Agro consumirá 2,5 gigawatt-hora (GWh) de energia renovável anualmente. Em uma operação industrial integrada, a unidade produzirá hidrogênio verde, amônia verde e nitrato de amônia verde. Os produtos finais atenderão aos agricultores locais no Brasil”, informa a empresa.
A fábrica deverá aproveitar a experiência e o conhecimento adquiridos pela Atlas Agro no seu primeiro empreendimento de fertilizantes nitrogenados verdes, localizado no Noroeste dos Estados Unidos.
“Estamos entusiasmados em iniciar a engenharia de nossa primeira instalação no Brasil”, diz Knut Karlsen, co-fundador da Atlas Agro e presidente para a América do Sul. “Atualmente, mais de 90% dos fertilizantes nitrogenados no Brasil são importados, todos derivados de combustíveis fósseis, como gás natural e carvão. Ao tirar proveito das vantagens naturais do país em energia renovável, o Brasil tem a oportunidade de substituir suas importações de fertilizantes nitrogenados fósseis por uma produção local e sustentável. Dessa forma, a Atlas Agro busca contribuir para a transição para uma indústria mais verde no Brasil”, acrescenta.
A Atlas Agro Fertilizantes é uma empresa europeia dedicada à produção de fertilizantes nitrogenados com emissões de carbono neutralizadas. Sua missão é alimentar o mundo de maneira sustentável, buscando transformar uma indústria responsável por 2% das emissões globais de CO2. Cada uma de suas instalações tem capacidade para alimentar cerca de 16 milhões de pessoas e evitar mais de 1 milhão de toneladas de CO2 por ano. A Atlas Agro tem sede global na Suíça, com escritórios na Espanha, Estados Unidos e Brasil.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta