Publicado em 06/11/2014
A série de entrevista desta semana no PMKB é com o Consultor Fernando Abreu que fala sobre os desafios e problemas do projeto de CAPEX.
CAPEX é a sigla da expressão inglesa capital expenditure (em português, despesas de capital ou investimento em bens de capital) e que designa o montante de dinheiro despendido na aquisição (ou introdução de melhorias) de bens de capital de uma determinada empresa.
1) Quais são os desafios para o desenvolvimento do projeto de CAPEX emergente?
O maior desafio para qualquer projeto e, principalmente o de investimento de capital, é a análise consistente de riscos e sua gestão durante todo projeto. Desde a verificação de sua viabilidade ao momento da contratação de sua execução muitos são os fatores que podem incorrer para gerar algum tipo de desequilíbrio. A partir do momento da mobilização para execução até o final da mesma, esses fatores passam a acontecer sobre todo o arcabouço de riscos levantados e, essa gestão de riscos e seus eventuais planos de contingência, passa a ser o principal fator para manter o equilíbrio econômico-financeiro do projeto.
2) Quais são os processos fundamentais para desenvolver o projeto de CAPEX?
O principal processo envolve as ações relativas ao emprego da metodologia FEL, principalmente no que se refere às análises e decisões a serem tomadas em cada um dos “Gates”. Isso se dá pelos motivos apontados na questão anterior, ou seja, todo projeto carrega uma grande carga de riscos e os mesmos, a cada momento, precisam ser medidos, avaliados e amparados por planos de contingência.
3) Na sua experiência qual o principal desafio para sucesso de empreendimentos como esses?
O maior desafio é o da integração. Manter todos stakeholders integrados, informados adequadamente e captar seus feedbacks promovendo sua análise e a percepção de novos riscos ou oportunidades.
4) Quais as características para que um profissional precisa ter para integrar a equipe do projeto de CAPEX?
Humildade, disciplina e foco. Você deve estar certo de que você pode e, provavelmente, vai cometer erros ou deixar de perceber algum ponto, por distração ou por total impossibilidade de vê-lo, então escute os outros, seja atento àqueles que possuem experiência de campo. Não subestime ninguém e, muito menos menospreze. Siga todos os padrões e normas, sendo flexível, quando necessário, porém com riscos controlados. Seja firme no propósito de diminuir riscos pela análise constante e paciente e, finalmente, atento aos objetivos e a cada característica do projeto. Tudo que iniciar tenha firmeza e atenção para chegar com o mínimo de turbulência possível ao seu objetivo.
Sobre o entrevistado: Fernando Abreu, Comunicólogo; Especialista em Gestão e Marketing; Branding; Gestão para Resultados em Engenharia de Manutenção; Gestão de Projetos; Gestão Estratégica; Gestão de Processos e Certificações. Vasta experiência em Consultoria em Gestão; Processos; Gestão de Contratos; Gestão de Projetos e Pleitos de Desequilíbrios Econômico-Financeiro em Obras de Engenharia em mais de uma centena de empresas públicas; autarquias e empresas privadas dos mais diversos setores.
E-mail de contato: fbba@globo.com.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta