Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: Projetos de Energia, com Shirlei Querubina

Publicado em 24/10/2014

A série de entrevista de hoje será com a nossa colunista Shirlei Querubina – Sinergia Engenharia e Consultoria que fala sobre a complexidade do interfaceamento dos projetos de energia.

engenharia

1) O que caracteriza um Projeto de Energia?

A complexidade do interfaceamento entre as diversas áreas de engenharia e fornecedores envolvidos, como no caso da construção de uma usina hidrelétrica. Entretanto, projetos que tem como objetivo modernizar e revitalizar também possuem essa marcante característica. Prazo também é uma característica muito marcante, em função de todos os condicionantes técnicos e resultados financeiros esperados. Muitas das vezes o cumprimento do prazo, está atrelado a agendas políticas para inauguração, e não por avaliação técnica de execução.

2) Quais são os desafios comuns?

Diversos são os desafios, mas dentre eles estão:

– Consolidação do escopo entre as partes

– Compatibilizar o orçamento pretendido pelo cliente, com as expectativas de remuneração praticadas pelo mercado

– Criar proteções financeiras, sem perder competitividade para decisões unilaterais praticadas pelos clientes

– Prazos estimados e determinados incorretamente pelo Tomador de Serviço

– Estimativas de orçamentos apresentadas pelo Cliente/Tomador de serviço, subestimados.

– Projetos básicos pobres de informações

– Versões “as built” que não são realmente o “conforme construído ou conforme testado”, provocando retrabalhos não remunerados por quem disponibiliza a documentação.

 3) Existem oportunidades para os próximos anos? Quais áreas?

Oportunidades existem, porque o setor elétrico brasileiro precisa modernizar e revitalizar o que já existe, e também precisa ser ampliado, a grande questão é: Qual a prioridade deste tema na pauta governamental?

O que vemos é uma tendência do mercado em contratar reformas, modernizações na área de geração. Existem sinais que o setor para Pequenas Centrais Hidrelétricas receberá novos estímulos do governo, o que poderá ensejar um aquecimento para essa área.

É possível perceber também um numero expressivo de empreendimentos de  geração solar no Nordeste do País.

4) Como gerir um Projeto de Energia?

Tendo uma boa matriz de interfaceamento das áreas de engenharia e das aquisições. Liderança focada, equipe multidisciplinar comprometida, diálogo intenso em frequência e qualidade com o cliente e partes interessadas principais. Para uma boa gestão de projetos desta natureza, também é muito importante informações muito bem registradas e com facilidade de rastreamento, para que o processo de comunicação não tenha barreiras, e as tomadas de decisões sejam ágeis e sejam capazes de atingir seus objetivos, especialmente em função da quantidade e diversidade de envolvidos.

shirlei_querubina

Sobre a Colunista:  Shirlei Querubina é formada em Administração de Empresas pela PUC-Minas e MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Atua há 16 anos no mercado de geração e transmissão de energia pela empresa Sinergia Engenharia e Consultoria, sendo os últimos 08 como Gerente de Projetos. Professora no Ietec-MG  nos cursos de Gestão de Projetos em Construções e Montagem, Engenharia e Custos e Orçamentos e Engenharia de Planejamento.

E-mail de contato: squerubina@gmail.com

Para ver Outras Entrevistas PMKB, clique aqui.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×