Publicado em 22/07/2013
Os projetos de engenharia por sua complexidade vêm sendo gerenciados utilizando metodologias de gestão de projetos. Sendo estes projetos geralmente de grandes proporções, são aplicadas modalidades de contratação de serviços desde a fase de definição de escopo até a execução do projeto. Dentre estes tipos de contratação, uma modalidade crescentemente utilizada é a contratação tipo Turnkey.
Este trabalho apresenta uma análise e estudo de caso de gerenciamento de projetos do tipo Turnkey, tendo ênfase nos prós e contras desta modalidade, bem como as lições aprendidas. Será realizada uma breve introdução ao conceito de gestão de projetos e tipos de projetos e contratações existentes.
Leia o artigo completo, clique aqui.
Sobre os Autores:
Airton E. Damião Jr.
Irapuã Ribeiro
Tiago Paulino
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
O tipo Turnkey, tem por finalidade projetos dentro do escopo com datas, pré-definida, em geral. Este tipo de modalidade entra no mercado, através de plano de ações e andamentos nos prazos, fica nítida gastar um dinheiro a mais porem com todos os requisitos na área da construção são atendidos dentro do programado, porem assim como diz o próprio artigo, existe profissionais muito técnicos em uma única especialidade, porem sem diversidade de conhecimento, algo que pode influenciar e atrasar os passos do projeto.
FERNANDO VALGAS/UNA/SL.