Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Prova de conceito (PoC) em projetos

Publicado em 24/06/2014

Atuando como gestor em um projeto de software, onde o objetivo era a criação de uma solução para atender a troca de arquivos entre dois sistemas, ambos em plataformas tecnológicas diferentes, tínhamos a dificuldade de não encontramos um benchmark no mercado que nos desse um horizonte, uma base de segura para definir se aquela solução seria a mais apropriada.

 GP01

O risco estavam relacionados aos sub projetos que dependiam dessa solução, necessitávamos ter o quanto os custos seriam impactados, se o tempo inicialmente pensado seria o suficiente. Um membro da equipe nos trouxe uma ideia, realizar uma PoC, prova de conceito, como técnica para validar a solução. Não estava familiarizado com esse termo, então, o que seria essa PoC ou Prova de Conceito?

Prova de Conceito, do inglês Proof of Concept (PoC), é um termo utilizado para denominar um modelo prático que possa provar o conceito (teórico) estabelecido por uma pesquisa ou artigo técnico. Em Tecnologia da Informação (TI), o termo pode ser relacionado ao desenvolvimento de um protótipo como ferramenta para provar a viabilidade de um projeto de rede de computadores.

A prova de conceito permite demonstrar na prática a metodologia, os conceitos e as tecnologias envolvidas na elaboração do projeto. Trata-se, pois, de uma iniciativa de curto prazo, incluída no cronograma de atividades do projeto e orientada de forma restrita a um segmento da rede. Tem natureza colaborativa, envolvendo a expertise do projetista e fornecedores e as competências do cliente.

1. Formalizando a Prova de Conceito

Todo o projeto relacionado a alterações ou manutenção em sistemas ou rede de computadores deve ser submetido a testes antes de serem disponibilizados para os usuários. É importante testar dispositivos existentes, novas funcionalidades, novos equipamentos e versões dos sistemas instalados primeiramente em um ambiente de não produção ou, quando isto não for possível, em segmento limitado da rede que se encontra funcionando. Esse é o valor real de fazer uma prova de conceito, verificar se os novos equipamentos e versões de sistemas se integram aos dispositivos existentes, bem como à rede como um todo.

Todas as alterações de um projeto de TI devem ser testadas antes de serem disponibilizadas para os usuários. É importante testar dispositivos existentes, novos equipamentos e versões dos sistemas instalados primeiramente em um ambiente de não-produção ou, quando isto não for possível, em segmento limitado que se encontra funcionando. Esse é o valor real de fazer uma prova de conceito, verificar se os novos equipamentos e versões de sistemas se integram aos dispositivos existentes, bem como à rede como um todo.

GP02

A prova de conceito pode ter muitas formas, por exemplo:

  • Lista de tecnologias (frameworks, padrões, arquiteturas etc.) conhecidas que pareça adequada ao projeto;
  • Esboço de modelo conceitual de uma solução;
  • Simulação de uma solução através de ferramentas de software;
  • Protótipo executável.

A partir da prova de conceito é possível avaliar os resultados dos testes de aceitação e certificação e usar esses resultados para balizar as alterações que se fizerem necessárias na estrutura (lógica e física), de segurança e especificações de gestão antes de gerar uma proposta final de projeto.

Quando pensamos em um projeto de rede de computadores, a prova de conceito do modelo aqui sugerido segue as premissas da metodologia Top Down, envolve a concepção de protótipo, definição dos testes, a construção de scripts e análise dos resultados obtidos.

Como vantagens específicas associadas à utilização da prova de conceito destacam-se:

  • Utilização de endereçamento de rede de forma a não afetar aquele existente e em funcionamento;
  • Elaboração de scripts de testes e respectivos procedimentos para verificar possíveis inconsistências;
  • Testar hardware, software e firmware sem afetar a disponibilidade da rede para os usuários;
  • Elaboração de projeto viável para o cliente.

Uma prova de conceito é necessária e deve ser empregada em situações que considerem:

  • O escopo do projeto não é bem entendido – se o escopo não é familiar aos envolvidos no projeto, a prova de conceito não pode apenas explorar soluções possíveis, mas também pode ajudar a entender e esclarecer os requisitos necessários;
  • Experiência de projeto – quando o grupo de trabalho tem pouca experiência anterior, considerando que todo projeto é uma atividade não repetitiva e única, não sendo possível basear resultados em arquiteturas e tecnologias existentes, pois cada caso é um caso;
  • Requisitos complexos – quando qualquer requisito é considerado complexo, podendo ainda ser classificado como particularmente oneroso, mesmo que o domínio seja familiar e o projeto tenha similaridade com outros existentes;
  • Alto risco – quanto maior o risco, mais esforço é necessário, uma vez que há a expectativa de resultados mais realistas dos modelos produzidos e avaliados. Entretanto, é preciso reconhecer que nem todos os riscos podem ser eliminados.

A prova de conceito inclui a análise e discussão de questões específicas de cada teste, definido e executado segundo o modelo definido no protótipo. Os resultados dessa avaliação são analisados não apenas para determinar se os requisitos importantes para o projeto podem ser atendidos, mas também para verificar a validade desses requisitos. Nesse momento, tais requisitos podem ser modificados se ainda não estão necessariamente bem entendidos pelos envolvidos.

GP03

Os resultados dos testes devem ser utilizados para fazer alterações na estrutura atual do projeto, desde a infraestrutura, segurança e gerenciamento de especificações desenvolvidas até o momento de avançar para a proposta final do projeto.

Caso sejam necessárias alterações na configuração da rede, o projetista deve ter o discernimento necessário para identificar quais dispositivos ou sistemas correlatos devem ter suas configurações alteradas a fim de manter o estado de consistência da rede.

Neste ponto, entende-se por correlação o fato de haver dois ou mais dispositivos ou sistemas que possuem a característica de, uma alteração no estado ou configuração em um deles, implicar em uma ação nos demais.

A partir da prova de conceito é possível avaliar os resultados dos testes de aceitação e certificação e usar esses resultados para balizar as alterações que se fizerem necessárias na estrutura (lógica e física), de segurança e especificações de gestão antes de gerar uma proposta final de projeto.

A prova de conceito serve para validar um projeto antes que este seja executado na prática. Todos os resultados dos testes devem ser plenamente avaliados na prova de conceito, uma vez que nas fases posteriores, que envolvem o planejamento e futuramente a instalação e operação, será maior a relutância às mudanças ou à reinterpretação dos requisitos.

Observamos que a prova de conceito pode ser utilizada no início de um projeto como um componente para validação de um Business Cases, como metodologia é recomendada para evitar imprevistos durante a execução do projeto, comprovando o bom entendimento do escopo, que os requisitos de projeto são bem definidos e o seu desenvolvimento pode ser avaliado como tendo baixo risco para o cliente.

No projeto que geri, nossa equipe utilizou para validar a solução proposta, todos os resultados dos testes foram plenamente validados, a criação do arquivo com as características necessárias, canais de comunicação que seriam utilizados para a troca de informações, validação de níveis de segurança física e lógica, validação dos pontos de análise e contingência.

Ponto importante da análise foi manter o orçamento muito próximo do orçado inicialmente, também a elaboração de um cronograma realista com visão das atividades que seriam realizadas em ambos ambientes.

marco_antonio

Sobre o Colunista: Marco Antonio da Silva, Profissional com 20 anos de experiência no desenvolvendo soluções de tecnologia da informação e processos para empresas de grande e médio porte nacionais em internacionais do segmento: financeiro, telecom, agro indústria, automobilístico e prestação de serviços. Gerente de projetos, instrutor e pesquisador de modelos de negócios inovadores, graduado em processamento de dados, pós-graduado em análise de sistemas e mba em gestão estratégica de tecnologia da informação, certificado PMP, CSM, Prince2 Practitioner, COBIT e MCTS, atualmente desenvolve soluções customizadas para medição de desempenho de projetos e portfólio, assim como alinhamento estratégico operacional.

E-mail de contato: spmarcoantonio@gmail.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×