Publicado em 05/02/2014
Você gostaria de começar o ano recebendo um aumento salarial? Tenho certeza que a resposta será, “Sim!”. Mas, a verdadeira questão é responder se você está preparado para receber esta honraria. Como saber o momento certo de pedir um aumento na empresa, sem demonstrar ser um presunçoso ou arrogante? Você sabia que ouvir; “Não”, pode ser a melhor coisa que te aconteça neste momento. Todos nos precisamos ser reconhecidos por nosso trabalho, mas julgamos mal quando colocamos apenas o salário como ponto principal de embasamento para percebermos a real expressão do quanto valem nossos esforços.
Ledo engano, pois muitos profissionais estão bem empregados na empresa, satisfeitos profissionalmente, trabalham em ambientes de harmonia, têm liberdade de ideias, lideram equipes produtivas e seriam totalmente realizados neste trabalho se apenas recebendo um pouco mais, naquele momento. Outro caso, raro, mais verídico é de profissionais que ganham altos salários em cargos seletivos das empresas, mas que não têm prazer nas atividades que desempenham, no ambiente e nas pessoas ao seu redor. E isto gera frustração profissional que refletirá diretamente em suas vidas pessoais. Para alguns de pensamento nobre, fazer aquilo que te dá prazer é melhor do que fazer o que aquilo que te mandam fazer ou que somente dá dinheiro.
Existem critérios legalmente criados pelo MTE (Ministério do Trabalho e emprego) e outros, atribuídos pelas empresas para garantir ou considerar o aumento salarial ao profissional. Os critérios legais as empresas cumprem. Os demais estão expostos no plano de cargos e salários da empresa ou são negociados conforme a necessidade da mesma. Mas, vamos descobrir que existe uma terceira opção, que parte da intenção do profissional que deseja ter um bom salário. Quando isto acontece é por que houve um aprimoramento, uma melhoria na qualificação profissional, ou seja, o profissional investiu em si, a fim de seus conhecimentos na melhoria constante dos serviços que presta para a empresa em que atua. Desta maneira teremos uma negociação justa do tipo ganha_ganha. A empresa ganha um profissional aprimorado em conhecimento e qualificação e o profissional ganha a sua remuneração amplificada pelo crescimento que ele proporcionará a empresa de agora em diante.
Você precisa analisar o momento que deseja pedir um aumento. Analise o momento que a empresa vive, observe às vendas, os atendimentos, a produção dos últimos meses. Então você fará agora o mais difícil, que é analisar o seu perfil profissional no ambiente de trabalho e saber exatamente qual o motivo que está te levando a pedir este aumento. Vou explicar o porquê disto. Muitos profissionais ainda pensam que o tempo de casa, conhecimento de todas as atividades da empresa e ciclo de amizade com os chefes são critérios para se pedir um aumento salarial. A verdade é que isto não implica em absolutamente nada e para estes a resposta quando pedem um aumento é em cerca de 99,99% dos casos, “Não”. Outros profissionais baseiam se nos anos de experiência profissional com um currículo enorme, no talento pessoal nato, no conhecimento de mercado e até mesmo na capacidade incrível de pensar que são insubstituíveis na empresa. Para este tipo de profissional é fatídico a decepção quando recebe a resposta do seu chefe, “Não”. Na maioria das vezes neste momento eles chegam a pensar que; “O meu mundo acabou!” Então acontece a reação, a pessoa muda o comportamento radicalmente e começa a reclamar com os colegas, a falar mal da empresa, até pedir as contas, ser demitido ou entender que sem aprendizado e capacitação o profissional não progride em sua carreira. Mas, estes casos não se referem a nós, não é verdade? Somos sóbrios profissionais de sã consciência e de humilde, mas, eficiente competência. Nossa maneira de agir é bem diferente.
O profissional que realmente deseja pedir um aumento age de maneira diferente. Ele precisa entender que o momento de ser mais valorizado é ele quem faz. Atualmente não basta ser dedicado, pontual e saber fazer bem seu trabalho, isto é imprescindível. Ele precisa ter um diferencial, algo somente seu que lhe dará posição de destaque dentro da empresa. Comece por observar qual o nível de escolaridade em seu ambiente de trabalho, isto faz toda a diferença dentro de qualquer empresa. Estudar abre sua mente e renova seus conceitos de como fazer da melhor maneira as suas atividades. Busque saber qual a importância do seu trabalho ser feito com perfeição. Quem recebe seus serviços poderá te responder. Quais as consequências de um erro para empresa? Como seus colegas avaliam o seu trabalho? Você consegue ter maior produtividade nesta função? Estas perguntas te levarão para a resposta de uma pergunta muito interessante: _ Quanto vale o meu trabalho para esta empresa? Agora ficou fácil avaliar se o salário que a empresa está te pagando condiz com retorno que você oferece com seu trabalho.
Finalizando gostaria de citar duas hipóteses oportunas e condizentes para pleitear seu aumento salarial. Use as com ética e então poderás ser melhor quantificado no trabalho que desempenha.
1)_ Receba uma proposta de emprego quase irrecusável: A melhor hora de pedir um aumento é quando você recebe uma boa proposta de trabalho. Se outra empresa deseja te contratar e ainda vai pagar mais pelos seus serviços, ótimo! Você tem a chance de escolher onde deseja trabalhar. Se a empresa onde você está, valorizar seus serviços pode ter a certeza de que ela cobrirá a oferta. E você estará satisfeito trabalhando onde gosta, fazendo o que deseja ganhando mais do que o salário de mercado. Agora, não vale blefar, pois você está arriscando sua reputação e poderá se decepcionar ficando sem emprego e com a impressão de que seu serviço não vale tanto quanto parece.
2)_ Conclua seu Curso de aprendizagem (Técnico, Superiro, Inglês e etc.): Somente através dos estudos você realmente consegui comprovar seus conhecimentos Aprimore seu conhecimento fazendo cursos técnicos, Inglês ou ingresse numa faculdade de curso superior. Atualmente temos um vasto leque de opções de ótimas escolas de cursos técnicos que te possibilitaram rápida ascensão no mercado e carreiras de curso superior que te garantem uma profissão. Você sabia que a cada ano de estudo seu salário pode ter um aumento de 18%? É isto mesmo, ao final de um curso técnico de 2 anos, para quem ganhava 1(um) salário mínimo poderá ganhar agora na função para que estudou mais de 30%.
“A base que sustenta todo bom profissional está no conhecimento que ele adquire, não apenas na experiência que ele vivência”.
Pense nisto, vamos pensar juntos!
Sobre o Colunista: Rogério Mendes é formado pelo CNSD em processamento de Dados é Bacharel em Administração pela FUNCESI. Com MBA em Gestão de projetos pelo PITÁGORAS-BH. Atua na área de planejamento na Concremat Engenharia.
E-mail de contato: rogerio@valenet.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta