Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Quatro grandes tendências da Administração Contratual em Projetos de Infraestrutura e Engenharia

Publicado em 23/05/2016

“Projetos de infraestrutura e engenharia são complexos, são arriscados, são regidos por contratos igualmente complexos e com enorme propensão a disputas entre as partes contratantes”, diz Álvaro Camargo, consultor e professor convidado dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas e coautor do livro “Manual de Projetos Infraestrutura e Engenharia, juntamente com Júlio Schwartz. De acordo com ele, a probabilidade de problemas é praticamente certa. “Não é à toa que métodos de resolução alternativa de disputas, como por exemplo, arbitragens ou dispute boards são, cada vez mais, frequentes. E também não é à toa que as empresas que operam nesse ramo estão dando cada vez mais valor para a administração contratual, que desenvolve um conjunto de atividades para fazer com que o projeto seja feito em conformidade com os documentos contratuais”.

administracao

Esse conjunto de atividades inclui, entre outras coisas, o atendimento aos requisitos contratuais, registrar fatos relacionados com mudança das condições originais do contrato e elaborar pleitos para reivindicar valores para recomposição do equilíbrio econômico e financeiro do contrato celebrado entre as partes contratantes num projeto. “Finalmente envolve, quando for o caso, os processos de solução de controvérsias e disputas”, diz Camargo.

Em resumo pode-se dizer que saber administrar bem um contrato é uma competência essencial em grandes projetos de infraestrutura e engenharia. “E são quatro as fortes tendências na área de administração contratual: Uso de softwares de Customer Relationship Management para registro e gerenciamento de informações; Uso de softwares de inteligência artificial com capacidade para descobrir padrões de anomalias; Uso de analistas de informações em projetos e Monitoramento em tempo real”, destaca o consultor.

Ele explica que um projeto gera uma enorme quantidade de informações e documentos que precisam estar adequadamente armazenados, organizados e relacionados. “Softwares de CRM (Customer Relationship Management) são ideais como repositório de documentos e informações. Além de permitir consultas sofisticadas, essa categoria de software permite que informações sejam relacionadas. Isso permite obter, com facilidade, o histórico dos assuntos que envolvem controvérsias, disputas ou de simples pendências”, explica o professor.

A segunda tendência apontada, é o uso de softwares de inteligência artificial com capacidade para descobrir padrões de anomalias. “Como a quantidade de informações e de documentos num projeto de infraestrutura e engenharia é grande, o uso de softwares com recursos de inteligência artificial, que permite a descoberta de anomalias e de padrões em uma massa de dados e documentos é um recurso excepcional. Atualmente já existem soluções disponíveis no mercado com essa finalidade”.

Ter analistas de informações em projetos também é cada vez mais essencial. “A tendência atual é a de haver um rigor cada vez maior com a questão de compliance e de controvérsias e disputas contratuais, que são constantes entre as partes contratantes. Nesse cenário, ter colaboradores capazes de fazer análise crítica de documentos contratuais, como por exemplo, correspondências, contratos, relatórios e atas de reunião é algo absolutamente necessário. Infelizmente os profissionais que trabalham na execução do projeto, como por exemplo, os engenheiros encarregados de fazer a obra, raramente têm tempo para se dedicar à análise crítica de documentos, que é uma atividade investigativa por natureza e que exige uma profunda capacidade de interpretação de textos e do contexto do projeto”, explica Camargo, que completa: “Como desequilíbrios econômicos e financeiros nesse tipo de projeto costumam ter altos valores, não é possível deixar a análise de informações por conta de quem não tempo e nem capacitação para fazer esse tipo de atividade. Bibliotecários, profissionais de tecnologia da informação e advogados costumam ter um perfil mais adequado para fazer esse tipo de atividade que, doravante, será cada vez mais essencial”.

Por fim, o consultor ressalta a importância de monitoramento em tempo real. “Projetos de infraestrutura e engenharia costumam ter prazos que são contados em anos. Por isso é comum a emissão de relatórios mensais do projeto que mostram a situação do projeto. O problema é que esse tipo de abordagem leva a uma latência inaceitável na tomada de decisões críticas para o projeto. Com o uso de modernos recursos tecnológicos, já é possível monitorar e coletar dados de execução em tempo real ou no intervalo de um dia. Dessa forma é possível saber se as metas planejadas estão sofrendo desvios e tomar as devidas providências antes que esses desvios se tornem impossíveis de serem administráveis”.

Sobre o Colunista:

Alvaro Antonio Bueno de Camargo, Profissional com 35 anos de experiência na área de gerenciamento de projetos, com atuações nos Estados Unidos, Japão, Angola, Argentina e Colômbia. Docente de cursos de pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas, Brazilian Business School e nos cursos MTA da Universidade Federal de São Carlos. É Mestre em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com foco de pesquisa em capacidades dinâmicas das organizações. É MBA em Administração de Projetos pela Fundação Instituto de Administração da USP e graduado em Ciências da Computação pela Universidade Paulista. É certificado como PMP – Project Management Professional pelo Project Management Institute. Atuou em projetos de grande porte nas áreas de energia, indústria e petroquímica. Atualmente tem três livros publicados, entre eles o “Manual de Projetos Infraestrutura e Engenharia”, escrito em coautoria com Júlio Schwartz.

E-mail: camargo.alvaro@gmail.com – Blog: https://alvarocamargo.wordpress.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×