Publicado em 28/10/2003
Resumo
O atual nível de desenvolvimento dos revestimentos e tratamentos de superfície justificou a criação de um campo específico de atuação que denominamos como “Tecnologia de Superfícies“.Esta tecnologia é resultante dos esforços conjuntos de um grupo de técnicos e pesquisadores que resolveu investir no desenvolvimento dos diversos processos de revestimentos e tratamentos de superfície, para atender à crescente demanda da industria moderna e dentro das exigências do alto padrão de qualidade.
A aplicação de cromo duro em ferramentas automobilísticas teve início nas indústrias japonesas, proporcionando grandes melhorias na qualidade, eficiência e custo de produção. A camada de Cromo Duro proporciona elevada resistência ao desgaste, em virtude de sua dureza superficial da ordem de 900 HV (60~70 HC), proporcionando uma maior vida útil da ferramenta, retardando seu desgaste. O Cromo Duro possui baixo coeficiente de atrito, permitindo a redução de lubrificantes. Numa superfície cromada, devido a sua característica de alta repelência, não há adesão de partículas, eliminando-se assim o perigo de incrustações e engripamentos, permitindo a redução do tempo de parada na estampagem (evitando polimentos e ajustes intermediários). A aplicação de Cromo Duro é através do Processo de Eletrodeposição, tornando-se difícil estabelecer e controlar a densidade de corrente. Assim se faz necessário um sistema de construção de anodos leves e montagem rápida, mantendo a uniformidade do perfil da ferramenta.
Leia o trabalho completo: Revestimentos superficiais – “Tecnologia de Superfícies”
Sobre os Autores:
Ítalo Coutinho é formado em Engenharia Industrial Mecânica, Especialista em Gestão de Projetos e Mestre em Administração de Empresas. Gerente de Projetos e Engenharia da Saletto Engenharia. Coordenador e Professor de Cursos de Pós nas áreas de Engenharia de Planejamento, Gestão de Projetos de Construção e Montagem e Engenharia de Custos e Orçamentos. E-mail de contato: contato@italonaweb.com.br
André Souza – E-mail de contato: andre.souza@cascadura.com.br
Arthur Laboni – E-mail de contato: arthur@cascadura.com.br
Contexto: 1º Encontro de Integrantes da Cadeira Produtiva de Ferramentas, Moldes e Matrizes – 28/10/03 a 30/10/03 em São Paulo SP – Engenharia de Aplicações – Cascadura Industrial S.A.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta