Publicado em 21/11/2014
Um cenário muito comum dentro das pequenas e médias empresas é encontrarmos uma gestão pautada exclusivamente na ampliação da receita. Precificação, marketing e o setor de vendas, por exemplo, ganham destaque, já que o sucesso destas áreas e estratégias reflete diretamente no desempenho financeiro do negócio, principalmente na lucratividade. No entanto, é fundamental que o empreendedor entenda que as finanças não se resumem apenas ao desempenho das entradas e do ativo.
Em muitos dos casos, para garantir a longevidade do empreendimento, principalmente nas fases iniciais, é necessário desenvolver uma excelente gestão de custos. Isso porque, na fase embrionária, a empresa ainda não consegue garantir um retorno suficiente para cobrir todo o investimento inicial feito. Inclusive, é essa dificuldade que leva 50% das empresas brasileiras a fecharem as portas após três anos em atividade, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE).
Por esse motivo, resolvemos abordar o impacto da gestão estratégica de custos na sua empresa! Confira a seguir!
Gestão estratégica de custos: O que é e qual a sua função
Existem muitas definições e correntes teóricas que definem o que significa uma gestão estratégica de custos. Podemos dizer, de uma forma resumida, que essas estratégias têm como foco a obtenção de vantagens competitivas para o empreendimento, fornecendo um valor menor para o cliente e tendo como contrapartida um custo igual ou menor para a empresa se comparados a outro empreendimento. Parece mágica, certo?
Na verdade, é muito simples. Por desconsiderarem os custos variáveis utilizados com matérias primas, desperdícios e até os custos fixos, como contas de luz, internet, alugueis, dentre outros, muitas empresas são forçadas a precificarem seus produtos com valores impraticáveis. A grande verdade é que se uma atenção especial fosse dada aos custos do negócio, os preços poderiam ser reduzidos e, consequentemente, a receita iria aumentar, já que a procura seria maior.
Custos fixos e variáveis: Uma importante definição
A definição de custos fixos e variáveis é fundamental para que a gestão faça uma administração de qualidade em relação aos custos operacionais do empreendimento. Claro, contar com um setor contábil eficiente também é uma medida de extrema importância para conseguir gerir bem as finanças.
Os custos variáveis são todos aqueles ligados exclusivamente a produção da sua empresa. Se você trabalha com uma loja de roupas, por exemplo, as comissões fornecidas a vendedores e os custos com matérias primas para a confecção do vestuário (caso a produção também seja parte do negócio), são exemplos desses custos. Na maioria dos casos, eles podem ser reduzidos através da realização de acordos com fornecedores e de pesquisa de mercado.
Os custos fixos, por outro lado, são aqueles que ocorrem independentemente de a empresa ter produzido ou vendido naquele mês. São exemplos as contas de água, os alugueis e o serviço de internet, por exemplo. Eles definem o que em finanças chamamos de Ponto de Equilíbrio (PE), isto é, o valor mínimo que a sua empresa precisa faturar para não entrar no vermelho.
Em resumo, é importante destacar que a gestão de todos esses custos é o que efetivamente torna a sua empresa competitiva, por isso, é fundamental que haja um empenho maior na redução estratégica desses gastos, sem, é claro, afetar na qualidade do produto ou na rentabilidade da empresa.
Sua PME já trabalha no sentido de planejar e gerir as finanças estrategicamente? Deixe seu comentário e divida suas dúvidas e experiências conosco!
Sobre o Colunista: Hayala Curto, CEO da Seed e idealizador do software NetProject. Principal acionista da empresa, Hayala é mestrando em Informática pela PUC Minas, graduado em Ciência da Computação e tem MBA em Gerência de Projetos e Gestão Empresarial pela FGV. Tem mais de 15 anos de experiência coordenando projetos de TI. Especialista em plataforma WEB e Business Inteligence. Participou da criação e do desenvolvimento de diversos DataWarehouses e aplicações WEB corporativas para clientes como a Telemig Celular, Vale, Prefeitura de Betim, CEMIG, entre outros. É membro do PMI, Project Management Institute, atuante no capítulo de Minas Gerais, desde 2004.
E-mail de contato: contato@seedintelligence.com / http://www.seedintelligence.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta