Publicado em 19/11/2014
Há 15 anos, uma multinacional fabricava diversos produtos de higiene como sabonete, shampoo, pasta de dente, etc. Durante o processo de embalagem das pastas de dente, algumas caixas vinham vazias e eram embaladas sem o tubo dentro. Isso gerava insatisfação e inúmeras reclamações dos clientes.
Para solucionar o problema a empresa contratou dois engenheiros especialistas e investiu uma fortuna (estima-se que o custo do projeto girou em torno de R$ 3 milhões). Os engenheiros desenvolveram um programa de computador e um sistema composto por uma balança ultrassensível. Quando uma caixa passava vazia, a esteira parava automaticamente, um braço mecânico retirava aquela caixa e o processo reiniciava. Durante três meses não foi registrada nenhuma reclamação.
O projeto foi um sucesso, correto? De certa forma sim. Porém o que chamou a atenção foi que esse sistema foi utilizado apenas no primeiro mês.
Ao ser questionado, a equipe operacional justificou dizendo que o sistema era muito trabalhoso e além disso parava a produção o tempo todo. E completou dizendo que para resolver o problema eles gastaram cerca de R$100,00, compraram um ventilador e o colocaram perto da esteira. Sempre que passava na esteira uma caixa vazia, o ventilador a soprava para fora da esteira.
O que contamos aqui foi uma história famosa, verídica e já conhecida de muitos de nós, mas que ilustra de maneira eficaz como problemas complexos podem ser resolvidos de forma simplória.
Por outro lado temos uma dificuldade em identificar qual é o real problema. Uma frase do jornalista americano Henry Louis Mencken diz que: “Para todo problema complexo existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada”.
Ao trabalhar em projetos, planejar, tomar decisões, convivemos com esse tipo de situação o tempo todo. Quem nunca passou horas na frente do computador resolvendo algum problema e só encontrou a solução quando deu uma pausa e levantou para tomar um café.
Identificar o problema e descobrir as causas raiz do mesmo são os primeiros passos para encontrar a solução ideal. Em seguida precisamos olhar para o problema de perspectivas diferentes, encontrando assim as respostas simples e inovadoras que precisamos.
Sobre o Colunista: Duílio Paiva, profissional pós-graduado em gestão de projetos pelo IETEC, engenheiro de Produção/Civil pela FUMEC com formação técnica em Edificações pelo CEFET/MG. Possui nove anos de experiência na construção civil, onde atuou em obras de infraestrutura, industrial, predial e ferroviária. Atualmente engenheiro de planejamento da PHV Engenharia, onde é responsável pelo planejamento e controle de obras comerciais e residenciais de alto padrão.
E-mail de contato: duilio.paiva@outlook.com
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