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Ser rígido o tempo todo não traz bons resultados

Publicado em 24/09/2014

Descontração é a habilidade de aliviar a tensão em situações difíceis. A atenuação de uma situação tensa é importante na manutenção da cooperação frutífera entre as partes interessadas. A Descontração pode tirar a tensão de uma situação ou reestimular um grupo de pessoas quando for necessário.

Outro fator importante num bom gerenciamento do projeto é que o gerente seja capaz de descontrair, recuperar-se, e reagrupar-se, depois de um evento especialmente estressante e garantir que a equipe faça o mesmo.

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Figura: Momento de descontração
Fonte: carreiranet.com.br, 2012

Em qualquer projeto, situações estressantes inevitavelmente ocorrerão. Isto pode fazer com que repentinamente venham à tona diferenças ou irritações entre os indivíduos de uma forma tal que a situação talvez fique hostil e ameace os resultados do projeto. O gerente do projeto deveria adotar uma postura proativa para prevenir situações deste tipo e minimizar o seu impacto.

Eventos sociais e de desenvolvimento de equipe podem ajudar na descontração.

O gerente do projeto precisa assegurar que ele e os membros da equipe mantenham um equilíbrio apropriado entre o trabalho, a família, e o lazer.

Ações sugeridas

Algumas ações podem ser realizadas objetivando uma descontração maior e mais efetiva. Por exemplo, detectar tensões ou cansaço dentro da equipe do projeto. Outra opção seria ser proativo ao descobrir as razões para as tensões ou cansaço, e remover a(s) causa(s); tomar medidas imediatas para se minimizar o problema.

Também é possível desenvolver, quando uma intervenção for possível, um plano de ação apropriado, tomando cuidado ao escolher o local e os métodos de intervenção (como, por exemplo, moderação de debates ou entrevistas).

Outras opções são onde possível, escolher locais de eventos afastados do local de trabalho e/ou um cenário não convencional que permita a combinação da intervenção com atividades sociais ou de lazer (como, por exemplo, um churrasco, boliche, corrida de kart) para obter um efeito máximo; fazer regularmente um acompanhamento das situações deste tipo com a equipe e envolvê-la em qualquer plano de ação.

Por fim, documentar as lições aprendidas e implementar o aprendizado quando surgirem situações semelhantes no projeto ou nas fases futuras do projeto.

Tópicos relacionados

Importante salientar que a descontração possui forte relação com outros tópicos como Conscientização, Atenuação, Humor, Imaginação, Perceptividade, Contatos pessoais e Reanimação.

Padrões Comportamentais

A seguir são apresentados exemplos e contraexemplos de comportamentos adequados em relação à descontração.

Comportamentos adequados

Comportamentos que requerem aperfeiçoamento

Age ou reage de uma maneira descontraída Fica tenso demais para controlar a situação
Aplica o humor e a arte de contar histórias para o benefício do projeto Não aplica o humor e a arte de contar histórias ou o faz inapropriadamente
É capaz de remover a exacerbação de uma situação no momento certo Acaba exacerbando a situação, não usando intervenções da maneira correta ou no momento certo.
Mantém uma constante conscientização do surgimento de situações potencialmente difíceis; faz intervenções inesperadas e não convencionais para a obtenção de resultados otimizados. Não percebe nada “saindo dos trilhos”; não é criativo na intervenção ou somente aplica métodos convencionais.
Presta atenção a situações de estresse e alivia a tensão onde for possível É responsável por um estresse desnecessário e não faz nenhuma tentativa de aliviar situações estressantes
É capaz de monitorar o seu bem-estar e de empregar técnicas de auto descontração antes que o estresse se estabeleça Não avalia as suas condições e não é capaz de tomar as medidas necessárias
Faz orçamentos e planeja atividades para desenvolvimento de equipe, e para eventos sociais e de lazer, juntamente com os esforços de trabalho. Faz orçamentos e planeja somente para o trabalho

Tabela 1: Exemplos e contraexemplos de comportamentos adequados em relação à descontração.

 

Referências Bibliográficas:

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  •  http://noticias.universia.pt/destaque/noticia/2013/03/04/1007188/os-6-segredos-ter-mais-disciplina.html

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Sobre o Colunista: Eng. Alysson Ribeiro das Neves, Gestor, consultor, professor, palestrante. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Eng. Eletrônico e Telecom. pela PUC/MG. Certificados PMP, PMI-ACP, CAPM, CSPO e CSM. Experiência de 16 anos, obtida em atividades como desenvolvimento para TI e TA, gerenciamento de projetos, programas e portfólio.

E-mail de contato: alysson.r.n@hotmail.com

Contexto: este artigo e outros fazem parte do material sobre Gerenciamento de Projetos: Desenvolvendo Competências Técnicas e Comportamentais da Saletto Engenharia de Serviços.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

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  1. Vinícius disse:

    Podemos observar claramente pelo artigo do Professor Alysson Neves que rigidez no gerenciamento de projeto possuí limites e tem um horizonte além do profissional, tendo que se considerar fatos e situações externas que possam prejudicar ou beneficiar as fases futuras do projeto e, sendo assim, deve-se sempre elaborar estratégias que insiram o ‘projeto’ na vida dos profissionais envolvidos, ou seja, o planejamento de interação e descontração da equipe extraprofissional, incluindo lazer e família. Com base nos exemplos e contraexemplos podemos perceber que é necessário abstrai toda tensão externa para desenvolver o projeto, e com este planejamento de eventos sociais e profissionais há um maior equilíbrio e os membros da equipe se ajudam e se entendem melhor, com isso dificultando que tensões externas prejudiquem o devido desenvolvimento do projeto e por outro lado poderá haver maior sinergia e colaboração dos membros com os resultados desejados. A interação deve ser direcionada pelo Gestor, para que haja uma conscientização e percepção dentre outros aspectos, e que isso sirva de lições futuras e aperfeiçoamento das estratégias e técnicas aplicadas.

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