Publicado em 24/10/2016
RESUMO
Melhorar continuamente seus processos, reduzir custos, aumentar a produtividade, criando-se a cultura da melhoria continua, são abordagens diárias difundidas nas grandes corporações, que buscam a competitividade de seus produtos e processos, em um cenário cada vez mais acirrado; porém, importante é conseguir sustentar as melhorias implantadas e assim fazer com que a organização possa se beneficiar dos ganhos obtidos. A finalidade deste intento é demonstrar como a metodologia do Kamishibai garante a manutenção e sustentação de todas as melhorias desenvolvidas dentro de uma organização, e os benefícios que resultam, dentro de um sistema de gestão da qualidade, quando utilizado assertivamente.
INTRODUÇÃO
Vivenciamos constantes mudanças no cenário econômico mundial, que tem afetado a economia capitalista juntamente nas grandes corporações. Mudanças estas, que resultam na queda do consumo da sociedade, provocando uma redução da produtividade nas corporações, bem como a alteração de padrão de consumo das classes sociais, que buscam por novas concepções de produtos, qualidade, preço e bom atendimento.
Estas mudanças de comportamento na sociedade moderna, tem provocado um choque cultural nas organizações, que por sua vez, tem reagido internamente na busca por mudanças de cultura, redução de despesas, eliminação de desperdícios, formação de grupos de melhorias, que possam proporcionar projetos de redução, minimizando os impactos da redução de caixa oriunda dessa mudança no cenário.
Porém, sustentar as melhorias implementadas por longos períodos, é um desafio que as grandes corporações têm de buscar, mas, Como garantir por longos períodos a melhoria implantada?
Tal abordagem se justifica a exigência de se implantar novas metodologias, que garantam a efetividade e manutentabilidade de sistemas de gestão, melhorias Lean implantadas.
Das inúmeras metodologias disponíveis no cenário industrial, abordaremos neste intento a metodologia do kamishibai e seus benefícios.
“Kamishibai é muito mais gestão à vista e divertido do que a auditoria escalonada, que nada mais é do que um simples check list em forma de cartão”.
Esta auditoria é conduzida por níveis hierárquicos dentro da organização, que contempla desde o operador de chão de fábrica, lideres supervisores, gerentes, até o nível de diretoria (Plant Manager).
Esta metodologia no ocidente foi difundida por algumas montadoras tais como FCA e GMB, batizando-se de “auditoria escalonada”.
Figura 1: Pilares da Auditoria Escalonada
DESENVOLVIMENTO
Segundo Dietmar Von Gilsa diz:
“Kamishibai é a maneira criativa e lúdica para incentivar os gestores a irem ao Gemba (local onde as coisas acontecem) para auditar os processos produtivos se estão operando de maneira Conforme, mas com a nobre tarefa de “Eu estou aqui checando, pois Eu quero te ajudar a atingir as metas estabelecidas” e não para “achar culpados.”
O kamishibai tem como premissa “garantir que os processos sejam conduzidos de maneira conforme, seguindo os padrões estabelecidos para a produção, o controle, e liberação de seus produtos ao cliente final, por meio de auditorias programadas conforme pré-estabelecido em cronogramas, escalando-se os níveis hierárquicos da organização”.
É uma ferramenta que utiliza de forma simples a gestão visual, por meio de quadros e cartões disponíveis no Gemba para assegurar que os controles necessários estão sendo realizado[1].
O termo kamishibai tem como significado de “teatro de papel”, origem no séc XII, era utilizado para educação das crianças a partir de figuras desenhadas em papeis coloridos, objetivando o ensinamento de forma simples de alguma história[2]. A metodologia é simples e tem como principal objetivo em gerenciar de forma informativa, através de quadros e cartões as atividades de auditorias na área industrial.
Figura 2: Quadro de Auditoria Kamishibai
Fonte: Exemplar de uma indústria automotiva
O Kamishibai É um simples cartão de auditoria disponível em gestão à vista, utilizado para checar de forma sistêmica, itens dentro da área de trabalho; Estes itens podem estar relacionados com segurança, qualidade, produção, dispositivos a prova de erro, logística, manutenção, rh entre outros, de acordo à necessidade de cada organização que se faça necessário, à garantir seus controles com base em seu histórico de problemas e oportunidades de melhorias, detectados internamente em seus processos ou mesmo no cliente final.
Mas como implantar o Kamishibai e quais são os benefícios tragos para a organização?
Como toda metodologia a ser implantada, requer a formação de uma cultura interna e disciplina, somente terá sua efetivação, se houver o interesse, o comprometimento dos níveis estratégicos da organização, que estão compostas de supervisores, gerentes, diretores e gerente de planta.
Para implantação desta metodologia em qualquer organização é simples, porém requer que sejam cumpridos alguns passos listados abaixo:
- Promover e divulgar os conceitos do Kamishibai ou como conhecido “Auditoria escalonada” por toda organização;
- Definir a sistemática de gestão à vista, adquirido quadros de gestão;
- Elaborar um check list que abranja os postos de trabalho, os controles necessários para estes processos, monitoramento dos dispositivos à prova de erros, entre outros itens, necessários a garantir o início de produção,sequencia diária de produção e troca de turno;
- Definir quem são as pessoas que realizarão estas auditorias e sua respectiva freqüência;
- Definir a sistemática de monitoramentos destas auditorias tais como gráficos de ”planejado vs. Realizado” e gráficos de não conformidades detectadas nos processos;
- Definir ações para as não conformidades encontradas, bem como o follow up destas ações.
- Reportar à Alta direção mensalmente à aplicabilidade desta metodologia, bem como as ações fechadas e abertas e seus respectivos indicadores.
Implantar a metodologia do Kamishibai não é complexa, mas requer um grande envolvimento das áreas chaves, principalmente a nível estratégico, pois, a falta de envolvimento destes níveis em realizar as auditorias e dar suporte às áreas de apoio, tais como qualidade, engenharia de processo, o resultado será factível ao fracasso, desmotivando a todos que estão envolvidos e comprometidos em realizar estas auditorias, bem como a falta de efetividade na implementação das ações.
Figura 3: Quadro Kamishibai
Fonte: Exemplar de uma indústria automotiva
CONCLUSÃO
É oportuno ressaltar que a metodologia Kamishibai, também conhecida como “Auditoria Escalonada”, ajuda no direcionamento dos processos, com o propósito de assegurar que estes processos produtivos e de controle, estejam em plena atividade de maneira conforme, garantindo a produtividade e qualidade nos produtos que são manufaturados e entregues ao cliente. São tantos os benefícios que o Kamishibai traz para a organização que, sendo bem aplicada internamente pelos níveis operacionais, táticos e estratégicos, assegura a padronização de Sistema de gestão, a atualização dos processos, o envolvimento de todos os níveis “operacional, tático e estratégico” na organização, bem como assegura a efetividade das melhorias implantadas nestes processos, garantindo a sua efetividade por longos períodos e com resultados fantásticos tanto para o cliente quanto para a organização.
BIBLIOGRAFIA
- Disponível em: http://www.proindconsultoria.com.br/publicacoes/kamishibai. Acesso em 06/10/2016
- Disponível em: http://engenhariadeproducaoindustrial.blogspot.com.br/2010/12/metodologia-kamishibai.html. Acesso 06/10/2016.
[1] Texto disponível site http://www.proindconsultoria.com.br/publicacoes/kamishibai
[2] Texto disponível site http://engenhariadeproducaoindustrial.blogspot.com.br/2010/12/metodologia-kamishibai.html
Sobre o Colunista:
Junio Carvalho Reis, cursou até o 4º ano de Administração de empresa, é graduado em Gestão Industrial, pós-graduado em Engenharia da Qualidade, MBA em Gestão Ambienta, formação em Green Belt pela EDTI e formação em Green Belt e Black Belt pela Voitto Consultoria. Atualmente atua como gestor de Sistema de Gestão da Qualidade Automotiva. Possui 12 anos de experiência na indústria, dentre eles nos set ores automotivo, indústria gráfica, indústria de informática. Possui experiências com implantação de sistemas de Gestão e auditorias de SGQ ISO 9001, ISO TS 16949, ISO 14001, QSB FIAT,QSB GM, e OCP. Possui experiência com certificação de produtos Inmetro (OCP) nas normas de fabricação de botijões, válvulas, cilindros industriais, extintores de incêndio e tanques GNV.Atua como líder de grupos de melhoria, promovendo projetos de kaizen e projetos de seis sigma como Green Belt. E-mail de contato: juniocarvalhoreis@
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