Publicado em 20/01/2017
Manutenção é a ação de manter, sustentar, consertar ou conservar algo. A manutenção é formada por um conjunto de ações que ajudam no bom e correto funcionamento de algo, sendo, portanto, de extrema necessidade para garantir a operabilidade, funcionalidade e confiabilidades de equipamentos.
O termo manutenção também pode estar relacionado com a conservação periódica, ou seja, com os cuidados e consertos que são feitos entre determinados períodos de tempo com o intuito de preservar e evitar paradas, consequentemente evitar prejuízos.
Tem também o intuito de reparar ou substituir algo que está estragado ou que não funciona corretamente, consertando para que este volte a desenvolver a função a qual foi requerida. Existem vários tipos de manutenções, dentre as quais três se destacam, sendo elas: a corretiva, a preventiva e a preditiva, além da corretiva programada. A escolha do método dependerá de um estudo avançado de qual a melhor a ser utilizada dentro do seu processo produtivo.
Leia o artigo completo, clique aqui
Sobre os Autores:
Felipe Santana, Graduando em Engenharia Mecânica. Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH. Belo Horizonte, MG – E-mail de contato: felipepro105@gmail.com.
Guilherme Miranda Pinto, Graduando em Engenharia Mecânica. Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH. Belo Horizonte, MG – E-mail de contato: guilherme_mirandap@hotmail.com.
Harley Alexandre Reiter Langbehn, Graduando em Engenharia Mecânica. Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH. Belo Horizonte, MG – E-mail de contato: harley_alexandre@yahoo.com.br.
Hewrison Silveira de Almeida, Graduando em Engenharia Mecânica. Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH. Belo Horizonte, MG – E-mail de contato: hewrison91@hotmail.com.
Rubens Henrique Ferreira de Sousa, Graduando em Engenharia Mecânica. Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH. Belo Horizonte, MG – E-mail de contato: rubens-desousa@hotmail.com.
Contexto: Artigo apresentado como trabalho na graduação de manutenção ministrada pelo Prof. Ms. Ítalo Coutinho do Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Olá, alguém pode me dizer sobre a corretiva programada e a não programada.
Sobre o comentário do Thulio Alvarenga concordo com o que ele relatou, pois em muitas das vezes de acordo com a demanda do serviço as empresas não realizam as lubrificações e manutenções preventivas nos equipamentos e acabam tendo que optar pela manutenção corretiva, aquela que é realizada somente quando o equipamento quebra, gerando gastos inesperados, interrompendo o processo de fabricação e atraso na entrega de produtos ou serviços.
Um ponto citado pelo Thulio sobre a decisão de empresas trabalharem com o equipamento até quebrar ainda hoje é encontrado, onde seus gestores acreditam que estão economizando em não realizar investimentos em manutenção.
Muito interessante o artigo tratado ” Manutenção Corretiva Programada ” .
A manutenção deve ser encarada como uma função estratégica na obtenção dos resultados e deve estar direcionada ao suporte de gerenciamento e à solução de problemas apresentados na produção. Ela pode e deve ser usada na redução dos custos totais do processo de produção como investimento, e não como gasto adicional .
Muito das empresas hoje deixa de desejar a manutenção preventiva, onde o custo indesejável concentra-se naqueles decorrentes da perda de produção e na qualidade dos produtos .
Para prossegui com uma boa manutenção deve ressaltar que a empresa tenha uma boa disponibilidade – Razão de ser da manutenção, deve ser alta; confiabilidade – os equipamentos devem ter alta confiabilidade os custos – devem ser adequados .
O artigo alucida a importância da manutenção corretiva visa corrigir, restaurar, recuperar a capacidade produtiva de um equipamento ou instalação, que tenha cessado ou diminuído sua capacidade de exercer as funções às quais foi projetado. Tendo em vista que uma máquina parada compromete toda a produção, a manutenção corretiva é a primeira atitude tomada para que esta produção volte à normalidade. Ou seja, a manutenção corretiva é uma técnica de gerência reativa que espera pela falha da máquina ou equipamento, antes que seja tomada qualquer ação de manutenção. Manutenção preventiva visa à correção de falhas em máquinas e equipamentos antes mesmo que elas aconteçam. Isso evita prejuízos e riscos de interrupção da produção. A manutenção preditiva tem finalidade é predizer falhas e detectar mudanças no estado físico que exijam serviços de manutenção, com a antecedência necessária para evitar quebras ou estragos maiores.
Para o entendimento os objetivos de uma manutenção são o aumento da confiabilidade, disponibilidade e otimização de custos dos clientes, garantindo a disponibilidade de equipamentos e instalações de modo a atender às necessidades do cliente com segurança e custos adequados.
Gostei muito do artigo em anexo, uma leitura de fácil entendimento mostrando os tópicos de uma boa manutenção. Tenho conhecimento em manutenção industrial a dois anos e nesse artigo aprendi coisas que vou guardar para aplicar num futuro bem próximo. Uma boa manutenção preventiva é ideal para uma empresa sempre trabalhe no tempo correto, já a manutenção preditiva a manutenção do futuro. Porque ela sim garante que a máquina sempre vai nos dizer a hora exata da substituição da peça.
Rodrigo Rocha
Muito interessante o artigo, gostaria de parabenizar os autores pelo trabalho e principalmente pela linguagem que nos proporcionou fácil entendimento do que estava sendo proposto. A manutenção corretiva programada se trata de um método muito interessante, não apenas, mas para empresas que seus lucros ainda são relativamente baixos e necessitam fazer o dinheiro “girar”, ou seja, não podem se dar o luxo de manterem estoque para reposição de pecas na manutenção. Assim a equipe de manutenção juntamente com as equipes de segurança e produção, podem entrar em acordo, sempre comunicando quando serão realizadas as manutenções ou trocas dos equipamentos ou instalações, sempre próximas do fim, equipamentos e pecas já desgastados, para não ter desequilíbrio significativo na produção. Desta maneira serão três equipes em uma, trabalhando em conjunto visando maior lucro e menores perdas durante o tempo em que equipamentos ou instalações estão parados para trocas e manutenções.
Bom artigo, realmente esclarece as diferenças entre os tipos de manutenção, por exemplo, eu não tinha conhecimento da subdivisão da manutenção corretiva, entre programada e não-programada, mesmo sendo algo feito após a falha no equipamento, ainda assim há espaço para ponderar sobre o melhor curso a seguir, visando eventuais prejuízos a produção. Reconheci na manutenção corretiva programada a mesma metodologia utilizada na última empresa que trabalhei, pois dependendo da falha, ela não poderia ser corrigida no momento da detecção, mas sim deveria ser agenda para evitar parada de produção. Também excelente demonstração de como funciona a rotina de uma empresa terceirizada de manutenção. Algo que sinto que poderia ter sido feito para melhor fixar o significado de cada manutenção seria usar exemplos mais tangíveis, ou com algum contexto, por exemplo, manutenção corretiva: Troca de correia dentada após esta ter arrebentado, manutenção preventiva: Troca do disco de freio após este ter mostrado alguns sinais de desgaste e manutenção preditiva: Monitoramento constante da temperatura de estufa industrial através de sistema que utiliza leitura por termopares.
A manutenção corretiva tem como objetivo a resolução de falhas no equipamentos.
Mesmo que estejamos no século 21, e o que não falte são programas para auxiliar no planejamento da manutenção, em muitas empresas a manutenção ainda vive apenas apagando os “incêndios”, sendo que a manutenção corretiva deveria ser cada vez menos corriqueira.
A área de manutenção é vital e de suma importância em qualquer empresa, então temos sempre que tomar o maior cuidado e escolher de maneira correta qual tipo de manutenção será usado em cada equipamento e máquina. Essa escolhe que vai determinar quais serão nossos custos de manutenção, nossos prejuízos e nossos ganhos. Então temos que analisar com muito cuidado todos os equipamentos e as necessidades de nossa organização ao optar qual tipo de manutenção será usada, a corretiva, a preventiva, a preditiva e/ou a detectiva. A manutenção corretiva planejada pode gerar uma grande economia para a empresa, pois ela não espera a quebra do equipamento para fazer uma intervenção, com isso não se tem perdas de produção inesperadas. Antes de fazer a manutenção do equipamento já se faz a programação da parada no processo de produção, planeja melhor o serviço que será executado, os recursos humanos para executar esse serviço e as peças necessárias para a troca durante esse processo. O tipo de manutenção escolhido por cada empresa, pode determinar se seu lucro será maior ou menor.
A manutenção corretiva consiste em substituir componentes, após a identificação de falhas em seu funcionamento. A alta demanda de produção e o pouco tempo para que seja feita as manutenções adequadas nos maquinários industriais gera muitos problemas para empresas e microempresas em termos financeiros, componentes desgastados, falta de lubrificação são algumas causas de problemas. Quando algumas dessas causas acontece é necessário fazer a manutenção corretiva para realizar a troca desse material e consequentemente o maquinário está pronto para o seu funcionamento, entretanto temos os métodos de manutenção corretiva planejada e não planejada que pode ser aplicado, para evitar problemas maiores. A planejada é a correção da falha por decisão gerencial, pelo acompanhamento preditivo ou por decisão de trabalhar até a quebra, a não planejada é a falha de maneira aleatória, onde implica altos custos,pois quando ocorre uma quebra inesperada,perdas de produção e alto custos na manutenção.
Thulio
O que me chamou mais atenção neste tipo de manutenção é que a equipe tem de ser muito proativa pois quando acontece algum problema inesperado e que não estava nos planos a equipe não tem tempo para se preparar, apenas identificar o problema o mais rápido que puder para que seja solucionado e assim a empresa, que a equipe esta prestando o trabalho, não perca mais do que já está perdendo por conta desta falha que não estava prevista como na manutenção corretiva planejada que já se sabe que um problema irá acontecer em tal ocasião e desse modo decide se troca ou se vai operando até causar a quebra, pois em alguns casos é somente a troca de alguma peça ou manutenção mais simples.
Sei que proatividade é muito importante neste ramo mas em especial na manutenção corretiva não planejada.
O que me chamou mais atenção neste tipo de manutenção é que a equipe tem de ser muito proativa pois quando acontece algum problema inesperado e que não estava nos planos a equipe não tem tempo para se preparar, apenas identificar o problema o mais rápido que puder para que seja solucionado e assim a empresa, que a equipe esta prestando o trabalho, não perca mais do que já está perdendo por conta desta falha que não estava prevista como na manutenção corretiva planejada que já se sabe que um problema vai acontecer em tal ocasião e desse modo decide se troca ou se vai operando até causar a quebra, pois em alguns casos é somente a troca de alguma peça ou manutenção mais simples.
Sei que proatividade é muito importante neste ramo mas em especial na manutenção corretiva não planejada.
Não conhecia essa modalidade da manutenção, considerava que a manutenção corretiva atuava apenas depois da quebra de um equipamento, precisando ser executada imediatamente e como podemos imaginar está é o tipo de manutenção mais cara que existe na indústria, pois a quebra inesperada pode gerar perdas de produção e de qualidade do produto sendo muito ruim para a empresa que estará perdendo dinheiro e deixando de lucrar. Com a manutenção corretiva planejada pode-se evitar essas perdas, já que as atividades de correção são realizadas para eliminar a fonte de falha e isso sem interromper a continuidade do processo de produção. Para terem resultados efetivos deve-se lembrar que as empresas precisam de planejamento e utilizar as manutenções (Corretiva, preditiva, preventiva) como aliadas no seu processo de produção. Muito relevante o estudo.
A Manutenção Corretiva Programada, realmente é um excelente método, Pois sabemos que para uma manutenção corretiva,preventiva ou preditiva requer um grande conhecimento teórico e prático, sabemos que é importante um profissional de manutenção depois de resolver um problema, ir ate arquivos e registrar como foi feito todo o processo para que quando um outro profissional da área for fazer o mesmo trabalho já tem como base como proceder naquele caso, ou seja nenhuma maquina estraga como a outra mesmo sendo fabricadas juntas, acontece falhas,descontinuidades diferentes em cada local,devido forças externas ou ate as peças a serem produzidas naquele local. e neste trabalho vemos mais uma ferramenta que vai auxiliar com relatórios e gráficos, sendo assim temos dados visuais que poderão dar informações significativas para solução, e assim podendo voltar com a linha de produção. pois não podemos esquecer das despesas BDI que é um dado muito importante a ser analisado.obrigado muito bom trabalho.
Para que as empresas possam mantar uma boa produtividade e assim obter um bom lucro, é necessário que seja feita a manutenção de máquinas e equipamentos. O tipo de manutenção a ser realizada deve ser feito de acordo com a especificação do equipamento, seguindo o manual de instruções do fabricante para que não haja gastos desnecessário com mão de obra, parada da produção ou troca desnecessária de peças. Realizando uma analise correta as empresas sabem qual é o tipo de manutenção correta e o que é necessário para a realização da manutenção, como a terceirização do serviço. Para algumas empresas a melhor manutenção a ser aplicada é a manutenção corretiva programa, pois é realizada em função do acompanhamento preditivo, permitindo um melhor planejamento dos serviços e recursos a serem utilizados mediante ao conhecimento de quando a falha irá ocorrer.
Parabéns aos colegas estudantes de engenharia mecânica, muito bom o artigo. Encontrei no artigo uma leitura de fácil entendimento, tópicos objetivos, com palavras usuais do nosso cotidiano. Essas características melhorou o entendimento a cada tipo de manutenção, e suas aplicações. Já havia lido outros artigos sobre temas parecidos mas costumava fazer algumas confusões, o que acredito ter melhorado após a leitura deste. Visto Manutenção é uma atividade de importância estratégica nas empresas, e que ela deve garantir a disponibilidade dos equipamentos e instalações com confiabilidade, segurança e custos adequados. A dias atrás entendia intendia que a manutenção corretiva seria utilizada apenas para corrigir falhas advindas de outros tipos de manutenção ou até mesmo por não adotar nenhum tipo de manutenção, sendo a manutenção corretiva impossível de ser planejada, este artigo me proporcionou este conhecimento com clareza.
Lidinalva
Para uma boa integração e funcionamento em grandes e pequenas empresas, a manutenção tem como o principal valor a correção de falhas podendo ocorrer de varias maneiras, sendo elas a manutenção corretiva, preventiva, preditiva e detectiva. O entendimento ideal do equipamento e de seu funcionamento ocasiona uma manutenção correta, evitando a quebra, paradas indesejadas e perda de tempo que, consequentemente, é perda de dinheiro. A manutenção corretiva programada é importante para manter o equipamento em pleno funcionamento, fazendo assim a troca de equipamentos em tempos pré estabelecidos evitando a manutenção corretiva não planejada, essa que por sua vez pode gerar altos gastos indesejados por quebras de equipamentos que ocorreram com desgastes ao longo do tempo. Logo, percebe-se a importância da análise dos equipamentos e de sua ficha técnica, do local de trabalho, além da maneira que será realizada a manutenção.