Publicado em 20/11/2015
Você é daquelas pessoas que têm sempre um projeto movendo a vida? Parabéns! Como os projetos acontecem em um determinado espaço de tempo, é essencialmente necessário traçá-los, mesmo que para atividades corriqueiras e cotidianas como planejar uma viagem, fazer uma festa, reformar um imóvel ou fazer um curso.
E quem domina as práticas de gestão de projetos pode passar a adotá-las em vários momentos de sua vida. Se você, conhecedor da estrutura PMBOK, parar e refletir sobre as nove áreas de conhecimentos, poderá rapidamente entender como elas podem se aplicar aos seus projetos na vida pessoal, certo? Então, acompanhe o raciocínio.
Entenda como tudo na vida pode ser encarado como uma gestão de projetos:
Defina o escopo
Você há de convir: qualquer projeto precisa de um escopo bem definido. É necessário delimitar o que será necessário para que trabalho seja concluído com sucesso. Isso inclui definir e controlar o que deve estar incluído no projeto e o que não estará. Mas não se esqueça de se beneficiar da elaboração progressiva, em que detalhes vão sendo adicionados à ideia inicial, tornando mais explícito o objetivo.
Estabeleça prazos: o tempo é essencial
O tempo é outro fator indispensável em qualquer projeto. Todos os eventos precisam de uma previsão temporal: quando será a viagem e quanto tempo irá durar, ou em quanto tempo teremos a casa reformada, pronta para morar, por exemplo.
Quanto que vai custar? Aprenda a gerenciar os gastos
Para fazer essa roda girar, não tem jeito: vai precisar de dinheiro. Então, os custos devem ser analisados de forma bem cautelosa. Se você parar para pensar, muitos projetos pessoais não saem do papel por questões exclusivamente financeiras… Então, estimar o custo e saber controlá-lo fará toda a diferença para que o projeto termine dentro do orçamento previsto.
Qualidade acima de tudo
Passemos para a qualidade. De acordo com o PMBOK ela é definida pelo cliente. No caso dos projetos pessoais, o cliente somos nós mesmos! Acha que ficou mais fácil? Então pare para pensar sobre que grau de qualidade você quer aplicar naquele projeto: se quer uma tinta durável para pintar a casa, se deseja lanchinhos ou jantar para a festa ou que instituição será melhor para o curso que deseja fazer.
Mensure os riscos
Em nossos projetos, jamais podemos ignorar os riscos. Precisamos ter a capacidade de identificá-los e gerenciá-los da melhor forma possível. Passar por cima desta área de conhecimento é um erro tanto para quem gerencia projetos para os outros como para quem está com as rédeas do próprio projeto.
Desenvolva o trabalho em equipe
Ninguém faz nada sozinho. Mesmo que os projetos sejam nossos, vamos precisar de pessoas para ajudar a desenvolvê-los. Dessa forma, você vai precisar se preocupar com os recursos humanos que estarão envolvidos nessa empreitada. Será que o pintor está motivado e trabalhando bem? Os funcionários do HOTEL sabem dar informações sobre a cidade que quero visitar?
Encare a comunicação como algo essencial
A comunicação com as pessoas que estão envolvidas no projeto é muito importante. As ideias precisam estar alinhadas e devem ser transmitidas de forma clara. Nada de meias palavras. O ideal é, como dizem por aí, “colocar o preto no branco”.
Selecione muito bem seus fornecedores
Saber o que e como comprar, qual é o melhor fornecedor e de que forma posso gerenciar as aquisições para que elas não impactem no meu projeto principal é uma grande missão. E deve ser cumprida. É importante fazer o dever de casa direitinho.
Integre as etapas e chegue ao resultado final
Essa é a cereja a ser colocada no bolo, quando tudo já estiver pronto. É a etapa onde tudo o que foi pensado antes se junta e dá forma ao objeto de desejo do projeto.
Aplicando as áreas de conhecimento do PMBOK podemos ter guias de primeira grandeza para nos ajudar em qualquer projeto de vida. Pensando dessa forma, eu começo a ver projetos sempre! E você?
Sobre o Colunista: Hayala Curto, CEO da Seed e idealizador do software NetProject. Principal acionista da empresa, Hayala é mestrando em Informática pela PUC Minas, graduado em Ciência da Computação e tem MBA em Gerência de Projetos e Gestão Empresarial pela FGV. Tem mais de 15 anos de experiência coordenando projetos de TI. Especialista em plataforma WEB e Business Inteligence. Participou da criação e do desenvolvimento de diversos DataWarehouses e aplicações WEB corporativas para clientes como a Telemig Celular, Vale, Prefeitura de Betim, CEMIG, entre outros. É membro do PMI, Project Management Institute, atuante no capítulo de Minas Gerais, desde 2004.
E-mail de contato: contato@seedintelligence.com / http://www.seedintelligence.com
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