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Uma abordagem sobre Plano Executivo do Projeto (PEP) na Construção e Montagem

Publicado em 27/07/2015

Resumo:

Utilizado como roteiro por equipe responsável pela entrega de resultados acordados em projetos de Construção e Montagem, o Plano Executivo do Projeto (PEP) descreve as responsabilidades da equipe do projeto e das principais partes interessadas.

Este trabalho visa apresentar uma abordagem sobre Plano Executivo do Projeto desde a sua conceituação assim como a forma de aplicação na Construção e Montagem.

Dentro desse contexto de projeto na implantação da Construção e Montagem, abordaremos os planos necessários para um planejamento integral das atividades com definição de como essa será executada, monitorada e controlada sobre a ótica da gestão de um Projeto. Será abordado, também, quais as estratégias e documentos a ser produzidos afim de proporcionar melhor interação entre as áreas do projeto.

 

Plano Executivo do Projeto: O Que é

Uma das principais ferramentas utilizada por gestores afim de orientar decisões a serem difundidas pela equipe do projeto é conhecida como PEP (PLANO EXECUTIVO DO PROJETO). Esta ferramenta sempre deve estar atualizada devido ao dinamismo do projeto na construção e montagem, lembrando ainda que sempre será alimentado e revisto na vida útil do projeto, com aprovação de níveis superiores.

O Plano Executivo do Projeto tem como principal finalidade reunir todas as informações necessárias à execução do projeto, sendo utilizado pelo Gerente de projeto para, entre outras funções, planejar a alocação de recursos e para acompanhar o progresso da execução apresentado no planejamento inicial. Também é utilizado pelos membros da equipe do projeto para compreenderem quais são suas funções, quando elas devem ser executadas e de que outras atividades eles dependem.

 

Figura 1- Forma que geralmente os projetos são entendidos e documentados .

Fonte: http://www.italonaweb.com.br/wp-content/uploads/2013/09/workshop_ pep_custos_2013.pdf

De acordo com Ítalo Coutinho, “PEP é um documento conciso, vivo, dinâmico, contendo somente informações precisas e selecionadas. Traz ferramentas e uso de gráficos e infográficos, tabelas e apresentação visual diferenciada que organiza os dados de forma amigável. Precisa ser de fácil consulta, interpretação e revisão, evitando modelo unicamente textual, que acaba se tornando entrave para os seus usuários” e o mesmo deixa claro que o PEP também traz diretrizes que deverão ser desdobradas em procedimentos pelas contratadas.”

De forma sucinta pode-se considerar o PEP como detalhamento do escopo do projeto, onde se considera seus limites e outros itens que não compõem o escopo, mas que futuramente poderiam ser reclamados.

É imprescindível na implantação de qualquer empreendimento a elaboração de uma estratégia ou plano capaz de integrar e coordenar a execução das atividades, podendo, assim, resumir-se essa estratégia em um Plano Executivo do Projeto.

 

Plano Executivo do Projeto: Como se aplica

 O desenvolvimento do Plano Executivo do Projeto utiliza de saídas através de processos, onde é incluído planejamento estratégico para criar um documento consistente e coerente que possa ser usado para guiar tanto a execução quanto o controle do projeto. Este processo é iniciado com um esboço inicial podendo incluir recursos genéricos e uma sequência de atividades sem datas, com o tempo, versões subsequentes do plano, incluirão recursos específicos e datas específicas.

Para a confecção e o desenvolvimento de um projeto a utilização do Plano Executivo do Projeto deve ser entendido como um conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar o processo de projeto.

Na formação da Equipe, onde a principal função é gerir o projeto em FEL 1, deve se preocupar com o Plano Executivo do Projeto, pois com base nele gerar-se-á documentos que darão suporte e subsídios ao Planejamento, Controle, Orçamentação, Engenharia, Operação e Manutenção desde o início  até FEL 2. Considerar-se-á também participação ativa das equipes de Suprimentos, Meio Ambiente, Saúde e Segurança ou qualquer outra área que possa introduzir mudanças no projeto. No início de FEL 3 a equipe deve ser reforçada com o Gerente de Construção, onde o mesmo terá todas as informações do projeto desde início já que as documentações sempre deverão estar atualizadas e consolidadas.

A metodologia a ser implantada no empreendimento de construção e montagem é definida através do Plano Executivo do Projeto, onde haverá a apresentação do conjunto de grupos de processos a serem considerados no gerenciamento de projetos, seus processos relacionados e as funções de controle que são consolidados e combinadas, auxiliando a equipe no desenvolvimento eficaz de termo de abertura do projeto, no controle das mudanças, da declaração do escopo preliminar do projeto, no desenvolvimento e controle das mudanças do plano de gerenciamento do projeto, no processo que auxilia uma equipe de projetos na execução, no monitoramento e controle do trabalho do projeto que está sendo realizado e na realização dos procedimentos de encerramento administrativo e de encerramento de contratos do projeto.

O Plano Executivo do Projeto é um documento criado pelo Gerente do projeto, com a colaboração da equipe e de stakeholders (interessados) chave.

 Uma possível estrutura para elaboração de um Plano Executivo do Projeto, pode ser considerada da seguinte maneira:

  • Ações corretivas recomendadas
  • Acordos contratuais relacionados a riscos
  • Lista de marcos
  • Mudanças solicitadas
  • Plano de gerenciamento da qualidade
  • Plano de gerenciamento das comunicações
  • Plano de gerenciamento de aquisições
  • Plano de gerenciamento do projeto
  • Processo: Administração de contrato
  • Processo: Análise quantitativa de riscos
  • Processo: Controle de custos
  • Processo: Controle do cronograma
  • Processo: Controle do escopo
  • Processo: Controle integrado de mudanças
  • Processo: Criar EAP
  • Processo: Definição da atividade
  • Processo: Definição do escopo
  • Processo: Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto
  • Processo: Desenvolvimento do cronograma
  • Processo: Encerrar o projeto
  • Processo: Estimativa de custos
  • Processo: Estimativa de duração da atividade
  • Processo: Estimativa de recursos da atividade
  • Processo: Gerenciar a equipe do projeto
  • Processo: Gerenciar as partes interessadas
  • Processo: Identificação de riscos
  • Processo: Monitoramento e controle de riscos
  • Processo: Monitorar e controlar o trabalho do projeto
  • Processo: Orientar e gerenciar a execução do projeto
  • Processo: Planejamento da qualidade
  • Processo: Planejamento das comunicações
  • Processo: Planejamento de recursos humanos
  • Processo: Planejamento do escopo
  • Processo: Planejamento do gerenciamento de riscos
  • Processo: Planejar contratações
  • Processo: Realizar a garantia da qualidade
  • Processo: Realizar o controle da qualidade
  • Processo: Relatório de desempenho
  • Processo: Selecionar fornecedores

 

FAÇA DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO DO ARTIGO:  Plano Executivo do Projeto (PEP)

 

Referências:

OUTROS SITES:

 

Autores:

Fábio Eduardo Resende de Freitas, Pós-graduando no Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Projeto em Construção e Montagem pelo IETEC/MG. Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Experiência como Engenheiro Civil na empresa Abril Construções atuando áreas de planejamento e execução de estradas e saneamento. Atualmente desempenho a função de Coordenador de Infra-estrutura na Anglo American, onde é responsável pela execução Barragem de Rejeito, Terraplanagem Adutora, obra de saneamento e interfase com a Engenharia.

Vinicius Chamone Cardoso, Pós-graduando em Gestão de Projetos em Construção e Montagem pelo IETEC/MG. Engenheiro de Controle e Automação graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Experiência como Analista de Programação e Controle na Logos Engenharia S/A e Anglo American. Atualmente desempenho a função de Analista Financeiro na Vale S/A, projeto Itabiritos Conceição. Atuo no controle e detalhamento de Capex, desenvolvimento de cronogramas econômicos/financeiros, análise e controle de aderência orçamentária e elaboração de relatórios gerenciais. E-mail: viniciuschamone@gmail.com

Pedro Henrique Gladstone V. de Oliveira, Graduado em Engenharia Civil pela Fundação de Ensino Superior de Passos – FESP/UEMG no ano de 2014. Atuou em obras civis públicas e privadas, participando em diversos níveis dos processos de orçamento, controle de produção, medições e regularização em Prefeituras. Atualmente trabalha como engenheiro civil na Luma Service, sendo responsável pelo planejamento e gestão de reformas prediais para empresas como a Vale, BRF, AmBev e Samarco.

Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos da 5a Turma de Gestão de Projetos em Construção e Montagem com coordenador Ítalo Coutinho do IETEC.

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