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Uma rápida análise da relevância dos Projetos na Atualidade

Publicado em 02/01/2017

Resumo: O termo “projeto” vem sendo bastante utilizado. Está presente no meio literário, artístico, político, religioso e virtual. Todo mundo quer ser um gerente de projeto. Tudo é projeto. Será que corremos o risco de ver o gerenciamento de projetos como mais uma moda gerencial? Veremos este modelo de gestão posto em plano secundário?

Para mitigar essa celeuma é preciso entender o que é um projeto. Segundo Ricardo Vargas, autoridade reconhecida mundialmente na área, projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade. Em linhas gerais os projetos são todo o trabalho que faremos de uma vez, para produzir um resultado específico, com um começo e um fim. Seja projetar uma aeronave, construir uma casa, desenvolver um software, criar a logo marca de uma empresa ou enviar o homem a lua. A redação de um livro é um projeto, mas a produção de milhares de livros não. Note que há uma sutil distinção entre os projetos e as operações permanentes.

Não é tarefa fácil compreender as descrições supracitadas. No dia-a-dia das empresas, por exemplo, é comum o desentendimento sobre o que é de fato um projeto. Esses conceitos nem sempre estão bem definidos nas mentes dos profissionais. Saindo da esfera organizacional, corriqueiramente a palavra “projeto” está empregada de forma equivocada, referindo-se a um programa contínuo, um plano de ação ou sendo utilizado como jogada de marketing, apenas para citarmos algumas possibilidades.

E por que os projetos estão em voga? Simples: o conhecimento e aplicação das técnicas de gestão de projetos têm relação direta com a garantia de obtenção das metas das organizações. Independentemente do tamanho do empreendimento, todos se beneficiam do gerenciamento de projetos, seja evitando imprevistos durante a execução dos trabalhos, antecipando situações desfavoráveis, agilizando as decisões e/ou aumentando o controle gerencial. Essas vantagens podem proporcionar ainda: redução de custos, aumento de vendas, aumento de receita, satisfação de clientes, entre outros benefícios.

Portanto, quando você se deparar com a palavra “projeto” não se renda à primeira impressão. Analise se ela está relacionada com esforços integrados na busca de um objetivo bem definido; se existe uma sequência clara e lógica de eventos vinculados; Se este “projeto” será conduzido por pessoas, utilizando recursos para produzir um produto, serviço ou resultado único.

Referências:

  • Gerenciamento de Projetos – Estabelecendo diferenciais competitivos – Ricardo Vargas – 7ª Ediçao – 2009; e
  • MBA Compacto – Gestão de Projetos – Eric Verzuh – 8ª Edição – 2000.

Sobre o Colunista: 

Heitor Zamboni, Bacharel em Economia, MBA em Gerenciamento de Projetos e MBA em Logística Empresarial. Profissional executivo com sólida experiência nos processos de planejamento estratégico e gestão de projetos no mercado de saúde suplementar. Atuação como consultor empresarial e professor em cursos de pós-graduação. Associado ao Project Management Institute (PMI).

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