Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Viabilidade Financeira e Riscos em Projetos

Publicado em 29/09/2016

Os Projetos de investimento podem relacionar-se a Expansão, Substituição e Modernização das Organizações. Adicionalmente, os gastos também podem ser intangíveis (gastos com pesquisa e desenvolvimento, etc.). O planejamento financeiro dos projetos pode contemplar a utilização de Capital próprio, Capital de terceiros e/ou Financiamentos. Trata-se da aplicação de recursos nos projetos em que se devem discutir os cenários e realizar também simulações analisando também os riscos. Para o acompanhamento dos financiamentos permite-se utilizar as fontes de informação contábeis, financeiras e do próprio projeto.

Viabilidade Financeira

A análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimentos é efetuada frequentemente pelo método do valor presente líquido (VPL). Quando o investimento é realizado somente com a utilização de capital próprio, o cálculo do VPL é realizado descontando os fluxos de caixa esperados. A TIR também pode ser utilizada para efeitos de comparação.

Cada um desses métodos resulta em informações diferentes, que podem ser utilizados de maneira complementar. O VPL é um método que fornece uma boa noção do montante que será obtido com o projeto, isto é, o valor que será captado, porém, ele não permite uma comparação fácil com outros investimentos. Esse aspecto é a grande vantagem da informação obtida na TIR, que fornece um valor comparável.

A análise financeira pode e deve ser repetida ao longo do projeto. Um eventual atraso no ciclo provocado por um risco não previsto pode levar a problemas no caixa e também no lucro acumulado, exemplo: vendas perdidas para os concorrentes.

Os riscos podem ser específicos ou de mercado. Os riscos também podem ser estar associados a um ativo específico. No caso do risco De Mercado, o risco é associado a fatores que afetam todos os ativos no mercado. Geralmente, quanto maior o risco maior é retorno esperado.

O risco é parte integrante do processo de investimento e é difícil de prever. É comum as pessoas esperarem um retorno maior em uma atividade mais arriscada. Segundo o PMBOK, ao analisar os riscos é necessário determinar: a probabilidade de que ele ocorrerá (o que), o intervalo de resultados possíveis (impacto ou valor em jogo), o momento esperado (quando) no ciclo de vida do projeto e a Frequência prevista de eventos de risco da mesma origem (quão frequente).

Os processos do PMBOK para Gerenciamento de Risco envolvem  Planejar o gerenciamento de riscos, Identificar os riscos, Realizar a análise qualitativa de riscos, Realizar a análise quantitativa de riscos, Planejar a resposta aos riscos e Controlar os riscos. Adicionalmente, utiliza-se o valor monetário esperado, diagrama de decisão, simulação de Monte Carlo e os planos auxiliares.

O Método de Monte Carlo, segundo Moore & Weatherford (2006), pode ser utilizado largamente na avaliação de projetos, onde os riscos envolvidos podem ser expressos de forma simples e de fácil leitura, e as simulações auxiliam a decisão.  A Análise de cenários é um método de análise de risco isolado de um projeto que leva em consideração a sensibilidade do VPL, a mudança em suas principais variáveis de decisão.

Referências

leonardo_grandinetti

Sobre o Colunista: Leonardo Grandinetti Chaves, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais no convênio com a Universidade Federal de Viçosa, na área de Bancos de Dados. Pós-graduado em Gerência da Tecnologia da Informação pela Universidade Fumec, na área de Integração de Aplicações. Graduado em informática pela Universidade Fumec. Gerente de Projetos – PMP, Analista, auditor e consultor de sistemas de informação, tendo atuado e desenvolvido trabalhos em diversas empresas. Articulista de revistas e publicações eletrônicas com trabalhos publicados em congressos internacionais e revisor de artigos. Professor de pós-graduação em MBA Gestão de Projetos em diversas instituições. Instrutor voluntário do curso preparatório para certificação PMI-PMP.

E-mail de contato: leonardo.grandinetti@gmail.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×