Publicado em 12/01/2015
Nos dias de hoje, a tecnologia se faz presente em todas as áreas e mercados. Smartphones, Smart TV’s, softwares e aplicativos representam ferramentas já utilizadas para diversas atividades diárias, sejam elas educativas, voltadas para o lazer ou para a socialização. Observando esta invasão da tecnologia nos diversos mercados destacamos sua utilização no mercado imobiliário. Um dos nichos onde o uso destas ferramentas e sistemas digitais cresce de maneira notável é a administração de condomínios e prédios.
A relação entre as empresas administradoras com os síndicos e condôminos tornou-se mais transparente. Os síndicos podem encontrar hoje no mercado uma ampla variedade de softwares para gestão e monitoramento das mais variadas operações, que agilizam a comunicação entre os moradores e o síndico, até a execução dos trâmites financeiros. Segundo Osvaldo Saraiva, Supervisor da Filial Group Software em São Paulo, empresa especializada em sistemas para a gestão de propriedades, ferramentas digitais podem acelerar os serviços de rotina e evitar eventuais erros. “O pagamento dos encargos do condomínio é um ‘vai e vem’ de malotes e documentos e cada etapa do processo estava sujeita a um deslize humano, tanto dos clientes como do síndico. Hoje, basta lançar os dados no sistema digital financeiro que a aprovação de pagamento poderá ser realizada diretamente no banco. Aos que preferirem, existe também a possibilidade da concomitante visualização da Nota Fiscal Digitalizada dentro do site do Condomínio” explica.
Para o síndico Alonso Fávero Júnior, usuário do Condomínio21, um dos programas desenvolvidos pela Group Software, estas plataformas eliminam uma barreira nas tarefas do dia dos síndicos ao assumir a parte de armazenamento e controle dos dados e informações. “Para muita gente, a grande dificuldade em ser síndico é o medo de não conseguir lidar com o volume de trabalho ou de saber como criar e monitorar os relatórios e informações, as temidas planilhas. O Condomínio21 constrói esta ponte, uma vez que faz toda a parte operacional mais rotineira da administração” afirma. Além de facilitar o trabalho do síndico, os relatórios gerados pelo Condomínio21 também mantém os moradores informados de todas as transações, com valor gasto mensalmente e a média dos últimos 12 meses, além de atas, reclamações e respostas. Todo este banco de dados compõe um histórico de cada unidade sob a administração do síndico. Apesar das vantagens que a tecnologia apresenta hoje para a profissão, o trabalho de síndico ainda exige atividades que dependem também da sua capacidade de negociação, de estabelecer uma política da boa vizinhança, promovendo o diálogo entre os condôminos. “Além de realizar as atividades administrativas e fazer a manutenção do espaço físico do condomínio, ser síndico também é ter a postura necessária para manter a harmonia entre os moradores, estar presente em momentos de conflito e saber se colocar em cada situação” conclui Alonso Fávero.
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