Publicado em 17/11/2020
O planejamento da sprint é um evento no scrum que inicia o Sprint cujo objetivo é definir o que pode ser entregue no Sprint e como esse trabalho será alcançado sendo realizado em colaboração com toda o Time do Scrum, principalmente o Time de Desenvolvimento Scrum.
Planejamento da Sprint
No Scrum, o Sprint é um período definido em que todo o trabalho é realizado. No entanto, antes que você possa entrar em ação, é necessário configurar o Sprint. Você precisa decidir de quanto tempo será o timebox, o objetivo da Sprint e por onde começar, a agenda e o foco
Se feito corretamente, também cria um ambiente em que a equipe é motivada, desafiada e pode ter sucesso. Planos ruins de Sprint podem atrapalhar a equipe, estabelecendo expectativas irreais.
O quê
O PO – Dono do Produto descreve o objetivo (ou objetivo) da Sprint e quais itens da lista de pendências contribuem para esse objetivo. A equipe do Scrum decide o que pode ser feito no próximo Sprint e o que eles farão durante o Sprint para que isso aconteça.
Como
A equipe de desenvolvimento planeja o trabalho necessário para atingir a meta do sprint. Por fim, o plano de Sprint resultante é uma negociação entre a equipe de desenvolvimento e o dono do produto com base em valor e esforço.
Quem
Você não pode fazer o planejamento da Sprint sem o dono do produto ou a equipe de desenvolvimento pois o dono do produto define a meta com base no valor que eles buscam.
A equipe de desenvolvimento precisa entender como eles podem ou não alcançar esse objetivo. Se um desses eventos estiver ausente, o Planejamento da Sprint é praticamente impossível.
As entradas
Um excelente ponto de partida para o plano de Sprint é o Backlog do Produto, pois fornece uma lista de “coisas” que poderiam fazer parte do sprint atual. A equipe também deve analisar o trabalho existente realizado no incremento e ter uma visão da capacidade.
As saídas
O resultado mais importante para a reunião de planejamento da Sprint é que a equipe pode descrever o objetivo do Sprint e como eles começarão a trabalhar em direção a esse objetivo.
Isso é visível no Backlog da Sprint.
Preparação para o Planejamento da Sprint
A realização de um grande evento como o Planejamento da Sprint requer um pouco de disciplina. O dono do produto deve estar preparado, combinando as lições da revisão anterior do Sprint, o feedback das partes interessadas e sua visão para o produto, para definir o cenário para o sprint.
Para transparência, o Backlog do Produto deve estar atualizado e refinado para fornecer clareza. O refinamento da lista de pendências é um evento opcional no Scrum, porque algumas listas de pendências não precisam disso.
No entanto, para a maioria das equipes, é melhor reunir a equipe para revisar e refinar a lista de pendências antes do planejamento da sprint.
Tempo limite para o Planejamento da Sprint
O planejamento da Sprint não deve ser limitado a mais de duas horas para cada semana da Sprint. Assim, por exemplo, a reunião para um Sprint de duas semanas não passaria de duas horas.
Isso é chamado de “timeboxing” ou configuração de um período máximo de tempo para a equipe realizar uma tarefa, nesse caso, planejar a Sprint.
O Scrum master é responsável por garantir que a reunião aconteça e que a caixa de tempo seja entendida. Se a equipe estiver satisfeita antes que o timebox termine, o evento terminará. Uma caixa de tempo é o tempo máximo permitido; não há tempo mínimo permitido.
Quer saber mais sobre os papeis e responsabilidades do Scrum Master? Então acesse:
Scrum Master: Definitivamente, qual seu papel e suas responsabilidades?
Concentre-se nos resultados, não no trabalho
Durante o Planejamento da Sprint, é fácil ficar “atolado” no trabalho, focando em qual tarefa deve ocorrer primeiro, quem deve executá-lo e quanto tempo levará. Para um trabalho complexo, o nível de informação que você conhece no início pode ser baixo e grande parte é baseado em suposições.
Processo Empírico
O Scrum é um processo empírico, o que significa que você não pode planejar antecipadamente, mas sim aprender fazendo e, em seguida, alimentar essas informações de volta ao processo.
Objetivo da Sprint
O Objetivo da Sprint descreve o objetivo do sprint em um nível alto, mas os itens do Backlog também podem ser gravados com um resultado em mente.
Estórias de Usuários
As estórias de usuários são uma ótima maneira de descrever o trabalho do ponto de vista do cliente. As histórias de usuários, escritas como a abaixo, reorientam os defeitos, os problemas e as melhorias no resultado que o cliente está buscando, em vez do problema observado.
Ao adicionar resultados claros e mensuráveis à história do usuário, os resultados podem ser medidos com clareza, e você sabe quando está pronto. Ao obter o máximo de clareza inicial possível no trabalho em que a equipe está focada, todos obtêm a transparência necessária para iniciar o trabalho.
Por exemplo, deixar as coisas vagas é muito pior do que descrever algo como uma pergunta a ser respondida durante o sprint.
Estimativas
São necessárias estimativas, mas não finja que você sabe mais do que sabe
O planejamento da Sprint requer algum nível de estimativa onde a equipe precisa definir o que pode ou não ser feito na Sprint: esforço estimado versus capacidade.
A estimativa é frequentemente confundida com compromissos. Mas são, por natureza, previsões baseadas no conhecimento disponível. Técnicas como pontos da história ou tamanho da camiseta agregam valor ao processo, dando à equipe uma maneira diferente de encarar o problema.
No entanto, elas não são ferramentas mágicas que podem descobrir a verdade quando não há nenhuma. Quanto mais incógnitas, menor a probabilidade de a estimativa estar correta.
Uma boa estimativa requer um ambiente baseado em confiança, onde as informações são fornecidas livremente e as premissas são discutidas na busca pelo aprendizado e aprimoramento.
Se as estimativas forem usadas de maneira negativa e conflituosa após a conclusão do trabalho, é provável que as estimativas futuras sejam muito maiores para garantir que nunca mais estejam erradas ou o tempo necessário para criá-las será muito mais longo, conforme a equipe adivinha-se preocupado com as implicações de errar.
Melhores práticas no Planejamento da Sprint
É fácil ficar tão atolado nos detalhes do Planejamento da Sprint que você esquece que o foco do planejamento é criar um plano “apenas o suficiente” para o próximo Sprint.
Esse plano não deve se tornar um macaco para as costas da equipe; em vez disso, deve focar a equipe em resultados valiosos e permitir trilhos de proteção para a auto-organização.
Um bom plano de sprint motiva todos, definindo um resultado e um plano claro para o sucesso. Mas tenha cuidado ao planejar antecipadamente. Em vez de criar o mais completo, “cada minuto do sprint é contabilizado”, concentre-se no objetivo e crie um backlog do sprint suficiente para começar.
Em seguida, verifique se a lista de pendências do produto está ordenada para permitir que a equipe retome o trabalho se eles entregaram a Meta da Sprint mais cedo.
Scrum é uma estrutura de processo que visa solucionar problemas complexos. Problemas complexos requerem um processo empírico (aprender fazendo). Os processos empíricos são muito difíceis de planejar, portanto, não se engane – você não pode criar o plano perfeito.
Quer saber mais detalhes sobre o Framework Scrum? Então acesso nosso artigo:
Framework Scrum – Simplicidade e eficiência na condução de projetos
Em vez disso, concentre-se nos resultados e prossiga. Não precisa ser difícil, mesmo que o problema que você está resolvendo seja.,,
Referência
- https://www.atlassian.com/
Sobre o autor:
Jefferson Duarte – Gerente de Programas e Projetos na empresa Claro Brasil. Certificaçação PMP®, ITIL® e MCTS® em Microsoft Project. MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV e Gestão de Projetos de T.I. pelo IBTA. Pós-Graduado em Tecnologia WEB para Sistemas de Gestão Empresarial. Graduado em Ciências da Computação. Atuação profissional na área de T.I. com Processos e Projetos por mais de 15 anos. E-mail: contato@gp4us.com.br e site: https://www.gp4us.com.br
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